quinta-feira, 4 de março de 2010

“Vamos devolver o Carnaval à Bairrada”

O Carnaval Luso-Brasileiro da Mealhada é motivo de uma petição na Internet, que para já reúne mais de 170 assinaturas, desde o passado dia 19 de Fevereiro. Os signatários defendem um género de regresso ao passado, com o corso a voltar ao centro da cidade. Confrontado com a petição, o presidente da Associação do Carnaval desafia os peticionários a candidatarem-se ao órgão que dirige, enquanto que os líderes das escolas de samba consideram que a evolução do Carnaval não permite que o mesmo regresse ao centro da cidade


A petição, que apareceu na Internet a 19 de Fevereiro (http://www.peticao.com.pt/carnaval-bairrada) já reunia 173 signatários ao princípio da noite da passada segunda-feira, baseada no facto de trazer de volta “aquele Carnaval realizado no centro da cidade, com a verdadeira pipa de vinho da Bairrada, aquele Carnaval em que existia uma perfeita interacção e harmonia entre o público e os participantes, aquele Carnaval dos Bailes ou seja o verdadeiro Carnaval da Bairrada”.
A petição, que pede ao internauta para assinar se for favor da mudança do local de realização do Carnaval da Bairrada para o seu local de origem, ou seja o centro da cidade da Mealhada, foi dinamizada por Rui Silva, que diz estar disposto a enviar a petição à Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) e à Câmara Municipal da Mealhada.
“Antes de fazer isto consultei vários amigos que partilham da mesma opinião, por isso acabaram por me dar mais força para avançar”, começou por destacar Rui Silva, que diz ser participante no Carnaval da Mealhada desde criança, tendo deixado de participar “curiosamente no ano a seguir ao da mudança de local para o outro lado da linha do caminho-de-ferro”.
De acordo com este entusiasta de um novo figurino de Carnaval, “não é só a mudança de local que se pede, mas sim um sem número de melhoramentos, a começar pela própria marca “Carnaval da Mealhada” que não têm sabido promover”, frisou.
Rui Silva, que diz ter participado no grupo Cacique, que mais tarde se fundiu com o Batuque, recorda que fez parte integrante dos desfiles até que os mesmos passassem para o que é agora o chamado Sambódromo Luís Marques. “Coincidência ou não, a partir desse momento perdi a vontade de participar activamente no carnaval”, disse.
Explicando a tomada de posição que tomou em relação ao actual figurino do Carnaval, o jovem mealhadense impulsionador daquela petição frisou que “não devem ser só os motivos meramente económicos e/ou de logística, embora esses também sejam discutíveis, que devem contribuir para que a grande festa da Bairrada perca a sua identidade e comprometa anos de tradição de Carnaval realizado no centro da Mealhada” e “não na zona desportiva, que é um local frio, sombrio, ventoso e sem mística”.
Segundo Rui Silva, o Carnaval realizado no centro da cidade tem um impacto diferente nos participantes e no público, pois “estar dentro do recinto de Carnaval era como estar numa feira popular com muitos outros motivos de interesse”, diz, assegurando que em relação aos participantes, a principal diferença era “o calor humano e a interacção com pessoas que nas ruas era bastante diferente”.
“Neste parque de diversões que é o Carnaval no centro da Mealhada poderiam ser incluídas ainda actividades promocionais (…) a promoção da marca Carnaval da Bairrada”, sustenta Rui Silva, concluindo que “existe um défice de qualidade e criatividade na defesa e promoção da marca Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada”.

8 comentários:

Real Imperatriz disse...

Será que também vai haver uma petição para que seja eleita uma direcção da A.C.B. dentro do prazo normal, afim de realizar um Grande Carnaval de 2011 e com tempo para os preparativos. Será que para o ano os desfiles vão ter mais pessoas do concelho da Mealhada, do que dos arredores (Coisa que nos últimos anos não acontece). Pois é, eles falam, falam, mas...

Anónimo disse...

Devem ser discutidos os prós e os contras de se fazer o Carnaval no centro ou fora dele, com serenidade e sensibilidade. Para mim e para muitas pessoas, quer tenham internet ou quer não tenham telefone, é clarinho como a água que o Carnaval realizado na zona desportiva nos moldes como é feito actualmente, está a perder a mistica e público, e sem público não há Carnaval. As escolas de samba são o "motor" do carnaval e precisam de público para o "lubrificar". Devemos fazer com que as pessoas se sintam bem quando vem ver esta festa. Só tenho pena de não lhes ter perguntado directamente do Domingo e na Terça feira, mas mais pena tenho de não poder perguntar qual é o motivo da não vinda daquelas pessoas que vinham e já não vêm, que concerteza serão bem mais do que aquelas que não vinham e agora vêm. Pensem no PÚBLICO

Anónimo disse...

Alerto que o tema está a ser discutido fortemente no facebook

http://www.facebook.com/photo.php?pid=128709&id=100000451786620&comments=&alert=

Anónimo disse...

É tão bom quando são os outros a pensar e a fazer.

Anónimo disse...

Há um ditado que diz: "Com as calças do meu pai, também pareço um homem"... Pois bom meus caros, se resposta há a dar aos peticionários, salvo erro, ela já foi dada pelos "líderes das escolas"... No entanto, há muita gente que nem sonha o trabalho técnico e logístico que é necessário para pôr um Corso na rua. Mas se há quem queira trabalhar, apareçam que são sempre bem vindos...

Anónimo disse...

Ditados há muitos, para todas as ocasiões e situações, mas factos é que há poucos amigo, e 280 pessoas activas estarem de comum acordo sobre um mesmo assunto num concelho como o da Mealhada, isso sim é RELEVANTE.

Anónimo disse...

E mais relevante ainda são os petecionários que desfilaram no Carnaval da Bairrada deste ano. Contam-se por uma mão.Mas isso não devem ser FACTOS.Pois...

Anónimo disse...

Pois... Desses peticionários, qtos é q já fizeram o q quer que seja pla própria terra ou plo carnaval?!...