quarta-feira, 17 de março de 2010

Via-sacra nocturna na Mata do Buçaco


Uma recriação da via-sacra e uma conferência, com especialistas, sobre a importância da Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), são algumas das propostas da fundação que gere este espaço emblemático, para celebrar a Semana Santa.
O programa organizado pela Fundação Mata do Buçaco para o período pascal compreende uma via-sacra nocturna, que se realiza em dois momentos: no dia 31 de Março, serão representados os “Passos da Prisão” de Cristo; e, a 2 de Abril, recriam-se os “Passos da Paixão”, com a participação da Associação de Jovens Cristãos do Luso – explicou à Agência Lusa o presidente do conselho de administração da instituição, António Jorge Franco.
Prolongando-se até 5 de Abril, dia em que terá lugar uma visita pascal, no Convento de Santa Cruz do Buçaco, o programa da Semana Santa na Mata do Buçaco arranca dia 21 de Março, com uma campanha que convida as pessoas a visitar a mata centenária, a plantar e apadrinhar uma árvore.
Depois de uma eucaristia no convento, segue-se, nesse mesmo dia (21 de Março), uma via-sacra tradicional, acompanhada por grupos de escuteiros de Mealhada, Pampilhosa, Luso e Barcouço.
Outro ponto alto do programa da Semana Santa na Mata do Buçaco, que o presidente da Fundação destaca, é a conferência prevista para 31 de Março sobre a importância da mata, com a participação do padre Carlos Godinho, que fará uma abordagem teológica, do docente universitário de História Joaquim Carvalhão Santos, que abordará a via-sacra, e de Nazaré Tojal (do Instituto de Conservação e Restauro da Fundação Espírito Santo), que se debruçará sobre as perspectivas de recuperação e soluções para a via-sacra existente no espaço.
A importância da marca “Bussaco” na estratégia regional de turismo é a matéria a tratar pelo presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.
No dia 3 de Abril, sábado de Aleluia, o convento estará aberto e decorado para a ocasião e também poderá ser visitada a ermida de S. José. A ideia é dar a conhecer o quotidiano dos monges Carmelitas Descalços, que há 400 anos escolheram a mata para a sua vida de recolhimento, ali construindo o convento e várias capelas e ermidas.
A 27 de Março pode realizar-se uma visita guiada à mata, seguindo o percurso religioso dos monges. Estão igualmente anunciadas várias celebrações litúrgicas relacionadas com a Semana Santa, um concerto no convento e uma vigília pascal, entre várias iniciativas.
A Mata do Buçaco construída pelos Carmelitas ocupa uma área de 105 hectares na Serra do Buçaco. Com várias dezenas de espécies raras, e albergando o Palace Hotel Bussaco, tido como «um dos mais belos e sumptuosos hotéis de charme do mundo», a mata “esconde” também uma réplica da via-sacra de Jerusalém, «com imagens em terracota, de tamanho natural».
Trata-se de «um exemplar único e réplica fiel da Via-Sacra de Jerusalém, construída à escala da original», refere uma nota da Fundação.
De acordo com António Jorge Franco, presidente da Fundação, a Mata Nacional do Buçaco é uma das mais importantes matas a nível nacional e europeu e um património muito valioso, que é imperioso preservar e requalificar.

Sem comentários: