quarta-feira, 19 de maio de 2010

Feira da Vinha e do Vinho em Junho

Promover a gastronomia e vinhos locais e animar a cidade de 12 a 20 de Junho é a aposta da Câmara de Anadia para aquela que será a sétima edição da Feira da Vinha e do Vinho, que reunirá cerca de 130 stands e uma vasto programa de animação com EZ Special, João Pedro Pais, Táxi e Led On (banda de tributo a Led Zeppelin), entre outros.


Com um orçamento semelhante ao do ano passado, na ordem dos 215 mil euros, a Câmara de Anadia vai avançar com mais uma edição da Feira da Vinha e do Vinho, custeada pela autarquia e que será um certame “com fins promocionais e não lucrativos”, disse o presidente da Câmara, Litério Marques, na apresentação do evento, na passada segunda-feira.
Reconhecendo o esforço financeiro da autarquia, na esperança de conseguir alguns apoios locais, uma vez que “da entidades oficiais não há direito a nada para esta feiras”, o edil anadiense justificou a realização da feira uma vez que “não há festas da cidade e os munícipes devem ter algo da sua Câmara em termos de festa anual”.
Na esperança de receber o mesmo número de visitantes do ano passado (cerca de 100 mil) a Câmara de Anadia volta a apresentar 130 stands e um argumento forte que é o custo “simbólico” de 1.50 euros por dia para o visitante, que poderá adquirir por 10 euros um bilhete geral para todos os dias de feira.
A organização volta a apostar em cinco espaços para restaurantes com a gastronomia local em evidência, depois os produtores vitivinícolas locais, com especial destaque para os espumantes, stands diversos e zonas de lazer e diversão.
Os dois palcos para espectáculos, este ano chamados de Palco Anadia (espectáculos nacionais) e Palco Bairrada (associações locais), vão acolher um sem número de momentos culturais, o que vai sendo também a imagem de marca do evento.
Táxi, João Pedro Pais, Quim Barreiros, entre outros, são alguns dos atractivos da sétima edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, que para o presidente da Câmara é “um bom programa” que “à partida, vai trazer novidades” e cujo preço dos bilhetes “é realmente pouco significativo em relação àquilo que é cobrado em espectáculos na região”.
Na apresentação do certame, Litério Marques fez questão de vincar que “os grandes objectivos são manter uma feira que já teve seis edições de êxito acrescido”, admitindo que caso não se realizasse “seria uma grande lacuna em termos da festa do concelho, que mobiliza milhares de pessoas”.
Agradecendo o papel das freguesias e das associações locais no sucesso do evento, o edil anadiense rejeita que o período da feira seja exagerado, sustentando que “os dias de feira são os suficientes para a divulgação do concelho e das suas 15 freguesias”.
Na apresentação do evento, o vereador Jorge Sampaio deixou ainda a referência aos objectivos do certame enquanto agente de divulgação da gastronomia regional (com destaque para o Leitão à Bairrada) e da vitivinicultura da Bairrada, com principal incidência sobre o espumante.
“Mostrar o concelho de Anadia, as suas gentes e cultura, através das várias freguesias e associações”, é outro dos grandes objectivos da feira, que pretende também “criar animação cultural no concelho de Anadia e na região da Bairrada”.

Sem comentários: