terça-feira, 15 de junho de 2010

Feira de Artesanato e Gastronomia regista 18 mil vistantes


A Câmara da Mealhada aponta que desfilaram pela cidade na XII Feira de Artesanato e Gastronomia cerca de 18 mil pessoas. “Correu muito bem, reforçou-se o espírito de coesão social e cultural e viveu-se a tradição, as raízes do nosso povo”, afirmou a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro, na sessão de encerramento do certame. Artesanato, feito ao vivo pelos artesãos, as cores e os sabores da gastronomia regional e um programa cultural rico e diversificado preencheram mais de uma semana de festa, onde não faltou artesanato, nem os sabores regionais e ainda muita animação. A autarquia fala de êxito de mais uma feira. “Este ano tivemos muito mais visitantes do que o ano passado. De ano para ano o público tem aumentado”, garantiu Filomena Pinheiro, estimando, assim, que mais de 18 mil pessoas tenham passado, este ano, pelo recinto do certame.
O balanço é, por isso, “muito positivo”. “Correu muito bem. Realço as tasquinhas, que são um local de encontro das nossas freguesias, e o envolvimento da população na sua organização. Todos se empenharam em bem servir, em bem atender. E é esse envolvimento que conta.
Quanto à animação, Filomena Pinheiro realça ainda que se tem notado “um melhor acolhimento da população ao programa cultural apresentado”. “A música tradicional já não é só para um público mais velho, já é também para os jovens. E isso notou-se nesta edição. Os jovens começam a agarrar as suas raízes. Por exemplo, no despique de gaiteiros, eram todos muito jovens, só havia um idoso. E quem assistiu também”, acrescenta a vice-presidente da Câmara, reiterando que a XII Feira de Artesanato e Gastronomia “foi um sucesso”. “Estão todos de parabéns”, concluiu.


Tasquinha de Ventosa do Bairro foi a grande vencedora

A Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro foi a grande vencedora do Concurso de Tasquinhas de Gastronomia. O segundo lugar foi entregue ao Luso e o terceiro à Mealhada. A novidade é que a votação, este ano, foi aberta ao público. Todos os que passaram pelas tasquinhas representadas no certame e pararam para almoçar ou jantar puderem votar na sua preferida, apresentando o comprovativo de refeição junto do stand da Câmara Municipal da Mealhada e preenchendo o questionário de voto. Uma alteração ao concurso que, até à última edição, só possibilitava o voto dos artesãos e dos responsáveis de cada tasquinha, sendo que estes não podiam votar na sua.

Sem comentários: