terça-feira, 15 de junho de 2010

CADES promove registo de dadores de medula em Águeda

O Núcleo de Saúde da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social vai realizar no próximo sábado, dia 19 de Junho, no Ginásio Clube de Águeda (GICA), uma segunda sessão de recolha de registo de dadores de medula óssea, que vai decorrer entre as 9h00 e as 13h00, da parte da manhã, e das 14h00 às 17h00, à tarde.


A iniciativa acontece no seguimento do registo efectuado na Mealhada, em Janeiro último e desta vez conta com a parceria da Câmara Municipal de Águeda, da Bela Vista – Centro de Educação Integrada, do GICA e com o apoio, no que diz respeito à divulgação, do Grupo de Dadores de Sangue de Águeda.
Uma brigada do Centro de Histocompatibilidade do Centro (CHCCentro) – composta por um médico, um técnico de análises clínicas e uma assistente social – vai estar presente durante todo o dia em Águeda, para recolher amostras de sangue de voluntários que se queiram inscrever no “Registo Português de Dadores de Medula Óssea” e para esclarecer sobre todos os procedimentos.
São algumas as condições de participação, para quem deseje inscrever-se: é necessário que cada voluntário tenha entre 18 e 45 anos; que apresente um peso mínimo de 50 quilogramas; tem de ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue.
Os participantes nesta campanha para o registo de dadores de medula óssea não devem ir em jejum e têm de fazer-se acompanhar do respectivo Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.
“Recolher o maior número de pessoas para se registarem como potenciais dadores de medula óssea e sensibilizar a população para as leucemias, assim como cativar a atenção das pessoas para estes simples, mas tão importantes actos de solidariedade” são os objectivos desta actividade do Núcleo de Saúde da CADES.
Recorde-se que este é já o segundo registo de dadores de medula óssea. A primeira iniciativa teve lugar em 30 de Janeiro passado, na Escola Secundária da Mealhada – onde está a sede da CADES – e contabilizou cerca de 250 pessoas, do concelho e não só, que participaram na recolha de registo de medula óssea.

Sem comentários: