terça-feira, 15 de junho de 2010

Inscrições abertas para “Guardião da Floresta 2010” em Cantanhede

Está a decorrer até ao próximo dia 18 de Junho o período de inscrições para o projecto de vigilância e prevenção florestal designado “Guardião da Floresta”. Esta iniciativa de voluntariado é promovida pelo Município de Cantanhede, através da sua Divisão de Protecção Civil e Recursos Naturais, com o apoio, pelo segundo ano consecutivo, do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira e Banco de Voluntariado de Cantanhede. Podem inscrever-se nesta iniciativa pessoas com idades compreendidas entre os 16 e 50 anos de idade, que para o efeito devem formalizar a sua inscrição na Casa Municipal da Protecção Civil – Rua dos Bombeiros Voluntários, junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede ou através do endereço electrónico gtf@cm-cantanhede.pt.
Cada voluntário terá direito a seguro de acidentes pessoais, equipamento de vigilância, cartão de identificação de voluntário e formação específica direccionada para aspectos relacionados com vigilância e detecção de incêndios florestais e outras situações de emergência no âmbito da Protecção Civil.
A autarquia cantanhedense pretende assim alargar e melhorar a rede de voluntariado da Protecção Civil, contando para o efeito com o apoio do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, que ao abrigo da sua política de responsabilidade social irá oferecer 10 capacetes e 50 T-shirts identificativas para utilização dos voluntários na vigilância de zonas florestais do concelho.
O projecto “Guardião da Floresta 2010” decorrerá de 1 de Julho a 30 de Setembro nas principais áreas florestais do concelho
Para além da vigilância, e no sentido de fomentar uma cultura de responsabilidade relativamente à salvaguarda dos recursos florestais, os voluntários irão proceder à distribuição de folhetos informativos sobre cuidados de segurança e conselhos práticos sobre regras de comportamento a observar na floresta durante a época de Verão, e onde constam também números de telefone úteis em caso de emergência.

Sem comentários: