sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

EXPOFACIC 2012: Começou período de inscrições para o certame

Até ao próximo dia 24 de Fevereiro, decorre o período de pré-inscrições para as empresas ou pessoas singulares que pretendem participar pela primeira vez na EXPOFACIC - Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede, que se vai realizar de 25 de Julho a 5 de Agosto, no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, as candidaturas dos novos proponentes devem ser formalizadas nos serviços administrativos da INOVA-EEM, durante o horário de expediente, através de um formulário que pode ser solicitado pelo e-mail admin@inova-em.pt ou retirado dos sites www.inova-em.pt e www.cantanhedeonline.pt (no sítio da Expofacic).

Universidade da Europa do PSD realiza-se na Curia

A 5ª edição da Universidade da Europa do PSD irá ser realizada na Curia (Anadia), este fim-de-semana (de 27 a 29 de Janeiro), no Hotel das Termas da Curia, reunindo um vasto grupo de jovens que participarão numa acção de formação política sobre assuntos europeus, que trará à região alguns elementos partido, em especial os seus eurodeputados.

Para o PSD/Anadia, esta iniciativa a ter lugar no concelho “é uma enorme honra e uma distinção”, que foi conseguida graças “ao empenho” daquela estrutura, que deixou “pelo caminho concorrentes muito fortes”.

A Universidade da Europa do PSD é uma iniciativa organizada em conjunto pelo Grupo Europeu do PSD (GEPSD), PSD Nacional e JSD Nacional, que se direcciona exclusivamente a jovens social-democratas e que se destina a aprofundar o estudo sobre as questões europeias, sendo o seu “reitor” (e grande mentor) o Deputado Europeu Carlos Coelho.

Num fim-de-semana intenso de aulas, a Universidade da Europa terá como “professores” o actual secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, e responsável pelo acompanhamento da aplicação do Memorando da Troika - Carlos Moedas, bem como os deputados europeus Paulo Rangel, Maria da Graça Carvalho, Nuno Teixeira, Regina Bastos, Mário David, José Manuel Fernandes e Maria do Céu Patrão Neves.

O evento contará ainda com a presença do Presidente da JSD - Duarte Marques, bem como de outros dirigentes nacionais e regionais do PSD e da JSD.

Os temas em debate são: “Relevância do Euro para Portugal”; “Porque é que a PAC é tão importante?”; “Promover o Crescimento e o Emprego”; “Como funciona e quem paga a UE?”; e “Liderando no Ambiente”.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bombeiros: Equipas de Intervenção Permanente vão continuar

O Mealhada Moderna avança, em primeira mão, que as Equipas de Intervenção Permanente (EIP) dos bombeiros da Mealhada e Pampilhosa vão continuar em funções depois de ter sido assinado o acordo, esta terça-feira, que vai permitir a continuidade do serviço, apurou o Mealhada Moderna junto de fonte ligada ao processo
Leia mais na edição em papel desta semana, já nas bancas



Assaltos no concelho marcaram a semana

O Café Snack-Bar Tino, na Rua Fialho de Almeida, na Pampilhosa, foi assaltado na madrugada da passada sexta-feira, supostamente por quatro indivíduos encapuzados, segundo informações recolhidas no local.

A semana ficou marcada por outros assaltos no concelho. Leia mais na edição em papel do Mealhada Moderna. 

Capa da edição 426, de 25 de Janeiro de 2012, do Mealhada Moderna

Nomeados para a 6ª Gala Desportiva da Mealhada

O Cine-Teatro Municipal Messias vai acolher, no dia 30 de Janeiro, pelas 21h00, mais uma Gala Desportiva do Município da Mealhada. Um evento que visa premiar aqueles que, ao longo da sua vida e/ou durante o ano 2011, se destacaram pela sua contribuição para o desenvolvimento do desporto no concelho. No total, são 10 as categorias de prémios que serão entregues no decorrer de um evento recheado de animação e emoção.

Leia mais na edição em papel (já nas bancas), onde poderá ver também as fotos dos nomeados, que são os seguintes: 

Nomeados

EQUIPA DO ANO 2011
- Equipa de iniciados masculinos do Hóquei Clube da Mealhada 2010/11
- Equipa de juniores masculinos do Futebol Clube da Pampilhosa 2011/12
- Equipa de iniciados masculinos do Grupo Desportivo da Mealhada 2011/12

DIRIGENTE DO ANO 2011
- Alcides Silva Pereira – Sport Clube Carqueijo
- Luís Oliveira – Grupo Desportivo da Mealhada
- Luís Correia - Hóquei Clube da Mealhada

TREINADOR DO ANO 2011
- José Mota – Treinador da equipa de Escola de Kenpo Karaté Mealhada
- João Mário Magalhães – Treinador do Luso Ténis Clube
- José Carlos Rocha – Treinador da equipa de juniores do Futebol Clube da Pampilhosa 2011/12

ATLETA DO ANO 2011
- Tiago Sousa – Hoquista do Hockey Club Liceo (Corunha)
- Maria Malaguerra Costa – Nadadora da Sociedade Columbófila Cantanhedense
- Miguel Costa – Atleta da ADREP (Palhaça)

REVELAÇÃO DO ANO 2011
- Manuel Coimbra – Hoquista iniciado do Hóquei Clube da Mealhada
- Paulo Castela – Tenista sub12 do Clube Cluny
- Vasco Góis Bica – Ciclista DHI e DHU cadete da Quadra/Avalanche/Vitória Janes

MÉRITO DESPORTIVO
André Simões (Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça);
António Neves (Karaté Shukokai - Dojo de Karaté Shukokai dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa);
“Barroca” – João Gabriel Silva Ferreira (Futebol - Servette Football Club);
Carla Ruela (Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça);
Dinis Abreu (Hóquei em patins - Hóquei Clube da Mealhada);
Eduardo Fernandes (Natação - Grupo Desportivo da Mealhada);
Elson Agante (Kickboxing - Dojo Curigym);
Gil Ferreira (Atletismo);
João Mário Magalhães (Ténis - Escola de Ténis de Cluny e Luso Ténis Clube);
João Nogueira (Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça);
Jorge Martins (Karaté Shukokai - Dojo de Karaté Shukokai dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa);
José Mota (Kenpo Karaté - Escola de Kenpo da Mealhada);
Luís Toscano (Motociclismo);
Maria Malaguerra (Natação - Sociedade Columbófila Cantanhedense);
Miguel Pais Costa (Atletismo - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça);
Paulo Castela (Ténis - Escola de Ténis de Cluny);
Pedro Castanheira (Motociclismo);
Pedro Felício (Kickboxing - Dojo Curigym);
Ricardo Ferreira (Andebol - Casa do Povo da Vacariça);
Sérgio Santos (Kickboxing - Dojo Curigym);
Tiago Sousa (Hóquei em Patins - Hockey Liceo da Corunha);
Vasco Góis Bica (Down Hill - Equipa Quadra /Avalanche / V. Janes);

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Assembleia de Antes aprova “moção de rejeição”

A Assembleia de Freguesia de Antes, reunida extraordinariamente na passada sexta-feira, aprovou uma moção para rejeitar qualquer agregação ou reorganização da freguesia no âmbito do Documento Verde para a Reforma da Administração Local.

Mais pormenores na edição em papel do Mealhada Moderna desta semana.

“7 Maravilhas – Praias de Portugal”: Cantanhede candidatou três praias

A Praia da Tocha, a Praia do Palheirão e a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença disputam a eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, concurso que, segundo os promotores, pretende destacar a qualidade ambiental do país, nomeadamente, a beleza da costa, rios e albufeiras, como um dos factores decisivos da escolha de Portugal enquanto destino turístico.

Leia mais na edição impressa do Mealhada Moderna, nas bancas

RTP na EB 1 de Barcouço

A Escola Básica nº 1 de Barcouço recebeu uma equipa da RTP para registar as boas práticas da escola em termos de promoção da leitura. Veja na edição impressa 426 do Mealhada Moderna.

Luso avança com peditório para combate da lepra

Vai decorrer no próximo domingo, 29 de Janeiro, o 59º Dia Mundial dos Leprosos. Assim, mais uma vez a Associação Jovens Cristãos de Luso organiza o peditório para angariar fundos destinados a combater as condições de pobreza e de fome ocasionadoras desta doença.

Os jovens e alguns adultos daquela associação estarão nos locais habituais prontos a recolher as ofertas de todos aquele que queiram contribuir para esta causa. Também os alunos de várias escolas concelhias participarão, continuando a demonstrar que estão imbuídos dos mais sãos princípios da solidariedade.

Recorde-se que a AJCL enviou para a Associação Portuguesa Amigos R. Follereau, no ano passado, a quantia de 1.400 euros. Por sua vez, a APARF apoiou projectos de índole social em vários países no valor de 650.000 euros. ”Se é certo que há duas produtoras de farmacêuticas que já fornecem gratuitamente os medicamentos para a lepra, fica toda uma vasta área de necessidade por cobrir, o que a APARF e as suas congéneres estrangeiros vão conseguindo resolver em muitas partes do globo”, lembra a AJCL.  

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Carnaval da Mealhada já tem Rei e Rainha

O Rei do Carnaval da Bairrada é Anderson di Rizzi, sargento Xavier da telenovela Morde e Assopra, conforme avançou o Mealhada Moderna na ultima edição. A raínha é a cantora Micaela.

Na próxima edição em papel conheça o rei e o programa do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. Como sempre, nas bancas ou na sua caixa do correio.  

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Assalto nos Correios da Mealhada

A estação dos Correios da Mealhada foi assaltada à hora do almoço desta sexta-feira. A Polícia Judiciária está a investigar o assalto.Os serviços estão encerrados esta tarde e reabrirão na próxima segunda-feira, disse, no local, fonte ligada àqueles serviços.

Acompanhe na próxima edição em papel do Mealhada Moderna todos os desenvolvimentos do assunto.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

“Chakall & Pulga” no Luso exibido esta sexta-feira na SIC Mulher

O canal televisivo SIC Mulher vai transmitir na próxima sexta-feira, dia 13, às 20h30, o episódio da nova temporada do programa “Chakall & Pulga” realizado na Vila do Luso. Um ‘road cooking’ onde o conceituado chef argentino Chakall cozinhou um dos pratos típicos da região, a Chanfana. Com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada e da Sociedade Águas de Luso, o programa foi gravado nos jardins do Luso, junto ao lago, e contou com a animação do grupo de gaiteiros “Os Carriços”.

Luso: Lepra é motivo de colóquio

Vai efetuar-se no Centro Paroquial Monsenhor Raul Mira, Luso, no próximo sábado, dia 14, pelas 21 horas, uma sessão pública com a presença da direção da Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau.

Esta Associação promove em Portugal, semelhantemente às suas congéneres em países estrangeiros, o trabalho de divulgação e angariação de apoios para a luta contra a lepra, através de projetos financiados e acompanhados por missionários e voluntários portugueses em diversos pontos do globo. Na nossa região, a APARF é representada pela Associação Jovens Cristãos de Luso, que organiza este peditório em diversos locais.

"A estranheza de muitos, consubstanciada na pergunta frequente «Ainda há leprosos?», além dos olhares pouco amigáveis e colaboradores de outros daqueles que são abordados para darem esta colaboração, durante os peditórios, pode encontrar nessa sessão motivos de bastante esclarecimento e interesse, em ordem a criar atitudes mais fraternas em relação a largas camadas da sociedade atingidas por essa doença milenar, dizem os promotores.

Rui Marqueiro demite-se do CEFA

O presidente da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (CEFA), o mealhadense Rui Marqueiro, apresentou a sua demissão do cargo, alegando não ter condições financeiras mínimas para continuar naquele lugar.

Esta será uma das notícias em destaque na próxima edição do Mealhada Moderna.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Alice Godinho imortaliza em livro Escola Tomaz da Cruz

O livro “A Fundação da Escola Tomaz da Cruz da Pampilhosa e o Centenário da República”, da autoria de Alice Godinho, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 29, numa sessão que fez recordar episódios da emblemática escola pampilhosense. A obra, considerada como “um pequeno tratado sobre o ensino em Portugal” na altura dos factos narrados recebeu muitos outros elogios numa sessão que fez encher o salão da Junta de Pampilhosa.

Notícia desenvolvida na edição em papel nº 423 do Mealhada Moderna, já nas bancas

Ramal Pampilhosa: Governo desactivou linha e CP cessa transporte alternativo

O Governo encerrou no primeiro dia do ano cerca de metade dos 622 quilómetros de linha ferroviária que pretende suprimir este ano, ao abrigo do Plano Estratégico dos Transportes (PET). Entre os troços em questão está o Ramal da Figueira da Foz, “desactivado” juntamente com as linhas do Corgo e Tâmega.

Leia mais na edição impressa do Mealhada Moderna desta semana, já nas bancas

Aposentados da Bairrada foram a votos

Depois de não ter aparecido qualquer lista candidata na assembleia-geral de 7 de Dezembro, a Associação de Aposentados da Bairrada (AAB) encontrou uma solução com a continuidade da maioria dos actuais corpos dirigentes. A assembleia decorreu no passado dia 28 de Dezembro, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, elegendo os corpos sociais para o próximo mandato correspondente ao biénio de 2012/2013.

Conheça a lista completa dos órgãos sociais na edição em papel nº 223 do Mealhada Moderna, já nas bancas.


Operação Ano Novo com menos sinistralidade

A Operação Ano Novo da GNR deste ano, em toda a área do Destacamento Territorial de Anadia (Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro) registou metade dos acidentes em relação ao ano passado e menos de metade dos feridos ligeiros resultantes destas ocorrências.

Confira os números na edição impressa do Mealhada Moderna desta semana, já nas bancas.

Falso comercial da PT burlou mealhadense em 841 euros

Um suposto contrato da PT com condições aliciantes foi o mote para uma nova burla na Mealhada. De acordo com as autoridades, um falso comercial fazendo-se passar por representante da empresa de telecomunicações terá aliciado um (a) mealhadense para celebrar o “vantajoso contrato” com a PT.

Mais desenvolvimentos na edição em papel desta semana, já nas bancas. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

EB do Luso passa a funcionar no Pavilhão Municipal

A partir desta terça-feira, dia 3 de Janeiro, os alunos da EB do Luso,vão passar a ter aulas no Pavilhão Municipal Gimnodesportivo de Luso, devido à construção do novo Centro Escolar da freguesia.