quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

EM CANTANHEDE
FORMAÇÃO PARA AVALIADORES DE PLAY GYM

A Federação de Ginástica de Portugal, em parceria com o Município de Cantanhede, realiza nos próximos dias 24 e 25 de Fevereiro e 3 e 4 de Março, uma acção de formação de Monitores Avaliadores de Play GYM (Categoria III). A iniciativa contempla duas vertentes, uma prática, no Pavilhão da Escola E.B. 2,3 de Cantanhede, e outra teórica, no Auditório do Museu da Pedra.
O Play GYM é um programa da Federação de Ginástica de Portugal e destina-se a promover o interesse pela ginástica, através de uma abordagem de fácil apreensão, com recurso a métodos que valorizam a componente lúdica.
O objectivo é formar monitores e criar condições que concorram para o incremento da modalidade no Concelho, sendo o programa dividido em três fases, cada uma das quais habilita os formandos a dar aulas de ginástica nos níveis técnicos correspondentes: a categoria III diz respeito à fase de iniciação, a categoria II à fase iniciação/progresso e a categoria I à fase elite/super classe.
Para dar aulas Play GYM é necessário a frequência de formação dividida em 3 fases consoante o nível de intervenção nas fases do programa técnico: Categoria III (fase iniciação), Categoria II (fase iniciação/progresso), Categoria I (fase elite/super classe).
Dirigida a alunos, professores de educação física, monitores e treinadores de ginástica a acção de formação a realizar no âmbito do programa Play GYM surge na sequência da criação da Escola Municipal de Ginástica, já em funcionamento. O projecto é promovido pelo Município de Cantanhede para generalizar este tipo de prática desportiva junto de crianças e jovens do Concelho, estando previsto no futuro o seu alargamento a aulas para adultos e população sénior.
O objectivo da Escola Municipal de Ginástica é, nesta primeira fase, facultar ao público alvo a possibilidade de iniciarem uma actividade desportiva de reconhecida importância para o desenvolvimento de capacidades físicas básicas, como equilíbrio, força dinâmica e força estática, velocidade, agilidade, coordenação, resistência, mobilidade articular e domínio corporal, criando condições para a formação de ginastas numa perspectiva de médio prazo.
Além de proporcionar uma preparação física multifacetada e completa, com recurso a métodos de ensino adequados, a escola funciona em moldes que favorecem a aprendizagem de competências essenciais a um percurso desportivo na modalidade, através de actividades e exercícios com aparelhos de ginástica artística.
Nesta altura estão a funcionar duas classes, os Minhocas, dos 4 aos 5 anos (um treino semanal), e os Cambalhotas, dos 6 aos 12 anos (dois treinos semanais), estando previstas mais três logo que esteja concluída esta primeira fase, designadamente Iniciação A, dos 10 aos 14 anos (dois treinos semanais), Iniciação B, dos 15 aos 24 anos (dois treinos semanais) e Iniciação – Sénior, para mais de 25 anos (um treino semanal
).

Sem comentários: