quarta-feira, 14 de março de 2007



Anadia


Câmara Municipal já tem página na internet

O objectivo é facilitar a vida dos munícipes e dos cidadãos, que queiram recolher informações sobre o concelho. Bem como “ divulgar o que de bom temos e fazemos” afirmou Litério Marques, na apresentação oficial do serviço.
Teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Anadia, a apresentação oficial da página da autarquia na Internet. O evento contou com a presença de todo o executivo camarário, bem como os presidentes de junta das freguesias pertencentes ao concelho. Na apresentação Litério Marques, edil local, salientou que a criação do serviço vem suprimir “uma lacuna” tinha, nomeadamente ao nível de disponibilizar a informação ao munícipe. Segundo o responsável camarário, o objectivo do serviço passa por “ divulgar que de bom temos e fazemos”, colocando “ a câmara ao alcance de todos os munícipes e cidadãos”, afirmou.
“ É nossa obrigação facultar os documentos necessários, a quem é responsável pela página, para que possibilite haver uma renovação permanente da informação”, acrescentou Litério Marques, adiantando que as maiores vantagens do serviço prendem-se com o facto “ dos munícipes deixarem de ter necessidade de se deslocar à câmara”, em determinadas situações, bastando simplesmente fazer “ uma consulta ao site”.
Já João Vasco Ribeiro, presidente da WRC, empresa responsável pela construção da página, esclareceu os presentes relativamente aos três aspectos em que o serviço se divide. Segundo o responsável, a página divide-se em “três camadas”: a primeira “ é a imagem que assume um papel de porta de entrada para todo o serviço”, funcionando como imagem de marca sendo “ agradável e identitária”. A segunda “camada” diz respeito à parte tecnológica “ sendo a menos importante em todo o processo” e por ultimo a “ mais importante camada” que diz respeito aos conteúdos e que “ é toda a informação que o serviço contém, tendo obrigatoriamente que ser correcta e actualizada”, salientou João Vasco Ribeiro. Acrescentando ainda que toda a informação que o serviço contém corresponde a “ 700 livros com 200 paginas cada”.
Relativamente aos objectivos, o responsável sublinhou que o serviço pretende “ tornar a câmara mais transparente relativamente ao que existe em termos de informação”, sendo também importante “ a possibilidade de interactividade entre a câmara e o munícipe”. Entre todas as funcionalidades que o serviço possibilita, destacam-se a possibilidade de imprimir formulários e requerimentos, sendo unicamente necessário “ deslocar-se à câmara para os entregar preenchidos”. A página da autarquia vai também funcionar como projecto-piloto de um serviço de facturação electrónica. a construção da página levou “cerca de dois meses a ser construída”, num serviço que se pretende que seja “ de proximidade, no sentido de promover as melhores coisas de Anadia”, terminou o presidente da WRC.

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