quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Santa casa fala de equilíbrio operacional do hospital


O Orçamento e Plano Actividades da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada para 2010 ronda os 7,6 milhões de euros, num ano que se prevê o “equilíbrio operacional” e o crescimento consolidado” do hospital

Os documentos que foram aprovados em reunião no passado domingo dão conta de um exercício previsional positivo na ordem dos 12 mil euros, com a valência de idosos a puder dar um resultado líquido positivo no montante de 52,286 euros.
Quanto às valências na área da infância, a instituição espera um resultado positivo no montante de 23,277 euros.
Na área da Saúde, a Santa Casa fala de “equilíbrio operacional do Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM) e um crescimento consolidado”. Apontando as convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas áreas da Imagiologia e Fisioterapia, que arrancaram no início de 2009 “com sucesso e adesão da nossa população”, a instituição diz que tais acordos, “para além da utilidade social inequívoca, representarão a rentabilização da capacidade instalada que dispomos desde o primeiro dia e para a qual dimensionámos a nosso hospital”.
Nesta área, a instituição espera um ano de resultados líquidos negativos no valor de 107,095 euros “embora esteja previsto o equilíbrio operacional do HMM”. “As amortizações ascenderão a 572,681 euros e os encargos financeiros a 237,970 euros pelo que o EBITDA ascenderá a 632,563 euros positivos”, apontam os documentos.
No que se refere ao Mercado, a instituição prevê que o resultado desta resposta social seja positivo no montante de 43,524 euros. “Não obstante, entendemos que a sua remodelação e adequação às exigências legais actuais (higiene e segurança) e demais comodidades (acessos, estacionamento), não faz parte da nossa missão nem teríamos capacidade financeira para tal. Continuaremos abertos à negociação com a Câmara Municipal da Mealhada visando a manutenção deste serviço à comunidade”, aponta a Santa Casa.
Nos investimentos a desenvolver em 2010, destaca-se a remodelação e ampliação do lar e centro de dia, através de uma candidatura em fase de apreciação, com o valor total estimado do investimento a preços de 2009 de 1.5 milhões de euros.
Para a infância, a instituição aponta os projectos de construção da Escola de 1.º Ciclo aprofundando em 2010 o projecto de viabilidade económica e social e respectiva orçamentação.
Quanto ao hospital, a Santa Casa diz querer manter um relacionamento de proximidade com a ARS Centro, com “transparência nas acções e competência nos actos”, procurando a implementação dos acordos para gastrenterologia, cardiologia e pneumologia bem como a referenciação do HMM no âmbito do INEM, procurando também parceria com esta instituição na formação e actualização dos profissionais do HMM dessa área de trabalho.
A instituição fala também no estudo da criação de uma Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e/ou Unidade de Convalescença.

Sem comentários: