sexta-feira, 30 de junho de 2006

Em recepcionar os Resíduos Industriais Banais (RIB)
ACIB e AEA contra a recusa da ERSUC


A tomada de posição da ERSUC, que se traduziu na cessação da recepção de RIB no Aterro Sanitário de Aveiro é uma realidade que muito transtorno está a causar às empresas da Região. A posição é manifestada pela ACIB e AEA, que decidiram escrever uma carta ao governante que tutela a área.
É verdade que a ERSUC, foi criada para responder aos problemas dos resíduos urbanos mistos, mas não existindo qualquer solução disponível para a gestão dos resíduos das empresas, por falta de alternativas tornou-se também uma solução para os RIB. Cedo se previu que a ERSUC - Aterro de Aveiro, não tinha capacidade de armazenamento até 2010, tal como inicialmente previsto.
«Em todo este processo, é de lamentar que para o distrito de Aveiro não fossem estudadas, e concretizadas antecipadamente, outras soluções alternativas, mais ainda, que o processo de cessação de recepção dos RIB não tivesse sido claro, e fossem dadas às empresas alternativas», referem as associações.
Neste sentido, e no seguimento de outras acções já desenvolvidas, a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e a AEA – Associação Empresarial de Águeda, enviaram no passado dia 26 do corrente mês, um documento ao Ministro do Ambiente, onde transmitem a sua tomada de posição em relação a esta matéria.
Neste documento são explanadas as dificuldades e constrangimentos que esta decisão veio trazer às empresas da Região e que se traduzem numa perda de competitividade para as mesmas.
É ainda sugerido ao Ministério do Ambiente que adopte uma medida extraordinária no sentido de permitir que o Aterro Sanitário de Aveiro receba os RIB das empresas, medida esta que deveria ser de carácter temporário e vigoraria até existirem outros Aterros localizados no distrito de Aveiro.