quinta-feira, 22 de junho de 2006



Pampilhosa
«Novo» Cine-Teatro em 2008
O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, garantiu hoje (22 de Junho) que o financiamento para a recuperação do Cine-Teatro da Pampilhosa é um “processo fechado”, e que a “Pampilhosa e o seu Cine-Teatro estão de parabéns” já que aquele equipamento cultural “foi dos poucos que apresentou um projecto que teve condições para ser aprovado”.
“O momento difícil foi o da selecção e da avaliação das candidaturas, mas tendo a candidatura sido aprovada, a questão é agora meramente burocrática”, afirmou o governante, durante a visita que efectuou hoje ao Cine-Teatro da Pampilhosa. Recorde-se que a candidatura para financiamento da recuperação do Cine-Teatro da Pampilhosa foi aprovada pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, através de despacho de 25/7/05, atribuindo um financiamento de 455.802 euros à recuperação do Cine-Teatro, propriedade do Grémio de Instrução e Recreio da Pampilhosa, a mais antiga Associação do Concelho, fundada em 1906. Agora, será lançado o respectivo concurso, estimando-se que as obras arranquem no início de 2007. Com um prazo de execução de 14 meses, a recuperação daquele equipamento cultural estará concluída no primeiro trimestre de 2008.
“Pretendemos dar vida àquilo que foi, durante muitos anos, o coração da Pampilhosa”, disse o governante, para quem esta recuperação significa um “novo fôlego” para o Cine-Teatro da Pampilhosa, que “tem um passado e uma memória de 100 anos”. “O êxito deste equipamento passará pela programação, que terá de ser feita em rede, através da circulação e mobilidade de espectáculos”, afirmou João Ferrão, que classificou estes equipamentos culturais como “um coração importante para as povoações”.
Na visita, o Secretário de Estado de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades foi acompanhado pelo Chefe de Gabinete do Governador Civil de Aveiro, Custódio Ramos, pelo Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral e restante vereação, além dos representantes do Grémio de Instrução e Recreio da Pampilhosa e do Presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa.
O Cine-Teatro da Pampilhosa foi construído para Teatro em 1906, por ele tendo passado as mais importantes companhias de teatro nacionais que, aproveitando os caminhos-de-ferro, se deslocavam de Lisboa para o norte do país, aproveitando a passagem e a estadia na Pampilhosa para aí exibirem os mais variados espectáculos. Mais tarde, foi das primeiras salas do distrito de Aveiro a exibir, assim que este se vulgarizou, o cinema (mudo).
A recuperação deste importante património cultural, localizado no centro da Vila da Pampilhosa, junto à estação de caminhos de ferro, quer no sentido da preservação de um edifício cujo simbolismo histórico urge salvaguardar na memória colectiva, quer com o objectivo de dotar a Vila da Pampilhosa com uma infraestrutura cultural que vá ao encontro das necessidades dos seus cerca de 5 mil habitantes, tem merecido uma especial atenção da Câmara Municipal da Mealhada, que, desde há mais de uma década, tem desenvolvido todas as diligências com vista à recuperação desta sala de espectáculos
.

Sem comentários: