quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

HISTÓRIAS DE CANTANHEDE EM LIVRO

O Olor da Flor, o mais recente livro de João da Encarnação Reis, vai ser apresentado no próximo sábado, dia 27 de Janeiro, às 16.30 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede. A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, docente de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
João da Encarnação Reis nasceu em Arrancada, freguesia de Febres, e é professor aposentado. Tem colaboração dispersa em jornais e revistas, e publicou as seguintes obras: Panorâmica Vicentina dos Alvores do Quinhentismo (1992); A Face Latina da História de Portugal (1993); A Educação na Literatura Portuguesa (2000); Crónicas com Évora em Fundo (2000); Ebora Liberalitas Iulia ou Um Amor Antigo (2001); O Luminoso Voo da Requinta. Episódios de Vida na Figueira da Foz (2003); Terras do Sol (2003); Novas Crónicas com Évora em Fundo (2003).
Pelas duas últimas obras referidas, foi nomeado para o prémio Mais Literatura, integrado nos Prémios Mais Alentejo 2004. Publicou ainda O Canto da Rabila. Trechos de Vida no Concelho de Cantanhede (2004) e A Menina e outras Histórias de Infância (2005).
O título da obra que vai ser apresentada no próximo sábado, O Olor da Flor, é retirado de uma das oito histórias que a integram. As notas da edição referem que são histórias que se relacionam com o concelho de Cantanhede, identificado no texto por Pedra Branca, as quais são “tecidas com fios reais e imaginários (lembrando) lances de vida muito antigos, mas também os outros a que a nossa memória chega, e ainda alguns que não é preciso lembrar porque são dos dias de hoje”.

Sem comentários: