terça-feira, 3 de abril de 2007




Com a participação de quatro equipas europeias

Luso recebe Europeu Feminino de Hóquei em Patins




Foi hoje apresentando o 1º Campeonato Europeu Feminino de Hóquei em Patins Sub 19, que vai decorrer no Pavilhão Municipal do Luso, de 19 a 21 de Abril, vai contar com a participação de quatro das melhores selecções europeias da modalidade: a selecção da Alemanha, da Espanha, da França e de Portugal. Um evento, organizado pela Federação de Patinagem de Portugal (FPP), a Câmara Municipal da Mealhada e a Associação de Patinagem de Aveiro, que desde sempre esteve pensado para o Luso.
“É uma opção natural. Não escolhemos o Luso como centro das actividades de Hóquei em Patins por acaso”, sublinhou o vice-presidente da FPP, Fernando Graça, realçando a qualidade dos equipamentos desportivos existentes, as condições de alojamento e a hospitalidade que “desde o início” encontraram na Mealhada. “A Câmara apoiou-nos desde o primeiro minuto. Nós ficámos encantados, os jogadores também, todos sentem que temos aqui condições excepcionais”, prosseguiu Fernando Claro, rematando: “Esta é a primeira casa para o Hóquei em Patins”.
Uma afirmação que vai ao encontro das ambições do vereador do Desporto da autarquia mealhadense. “Queremos que a Mealhada se possa chamar a capital do Hóquei em Patins em Portugal”, referiu António Jorge Franco, realçando o “orgulho” que sente em estabelecer parcerias com instituições que procurem dinamizar o Desporto, nomeadamente no concelho da Mealhada. “É preciso dar vida ao Desporto. Não é só fazer equipamentos desportivos e depois fechá-los. É preciso conseguir parcerias para dinamizá-los”, defendeu o vereador.
Por sua vez, o Presidente da Câmara da Mealhada realçou a importância de se promoverem eventos desportivos direccionados a outras modalidades que não o futebol, congratulando-se pela organização de um campeonato europeu de Hóquei em Patins, uma modalidade que tem um “peso” enorme para os portugueses – pelos títulos mundiais que já foram conquistados – e que tem tido um fantástico desenvolvimento no concelho da Mealhada. Elogiando a equipa de trabalho do vereador do Desporto e as entidades parceiras na organização deste evento, Carlos Cabral terminou o seu discurso com uma palavra às selecções participantes. “Que ganhe a melhor e que seja a equipa portuguesa”, afirmou, com um sorriso.

“Lusinha” é a mascote do evento



A conferência de imprensa serviu ainda para a apresentação do calendário dos jogos e da mascote do campeonato, a “Lusinha”.
A “Lusinha” surge pelo facto do evento se realizar no Luso, uma vila que ganha projecção no país e no Mundo, sobretudo, pela sua água, seja esta a água minero-medicinal das suas termas ou a água engarrafada da marca Luso. A água é, sem dúvida, a riqueza por excelência da Vila do Luso e, como tal, nada melhor do que uma gota para simbolizar o evento desportivo, relacionando as suas características – destinado a jovens femininas, com menos de 19 anos – com o local onde irá decorrer a acção.

Sem comentários: