segunda-feira, 16 de abril de 2007


ESCOLÍADAS/2007 ARRANCA A 20 ABRIL



Dentro de poucos dias, tem início na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, aquela que será a 18ª edição das ESCOLÍADAS. Projecto recreativo-cultural iniciado no ano de 1990 que, desde a primeira hora persegue objectivos culturais e sociais que têm sido alcançados: Fomentar, junto das populações estudantis, o gosto passivo e activo pela arte em geral, sobretudo no que se relaciona com as modalidades artísticas englobadas no projecto (teatro, dança, música, pintura e poesia); bem como a promoção da relação aluno/professor para além do formalismo da sala de aula e da Área-Escola, fomentando o companheirismo, a inter-ajuda e a amizade.
Este ano, foram 18 as Escolas Secundárias da Região Centro que se inscreveram no projecto, o que significa que a iniciativa atingiu o número máximo permitido para a sua realização, que terá início no próximo dia 20 de Abril, com a primeira das seis sessões de apuramento, para grande final, que envolverá as três escolas mais pontuadas ao longo da maratona de apuramento.
A acção levada a cabo desenrola-se com a participação das escolas secundárias aderentes, distribuídas, pelos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu que, a exemplo das edições anteriores, apresentarão provas de TEATRO, DANÇA, MÚSICA, PINTURA e CLAQUE. Para além destas provas essenciais, a participação das várias escolas desenrola-se, ainda, ao nível de Provas de Cultura Geral.
Ao todo, participarão nesta edição das ESCOLÍADAS 2.000 alunos e professores, que irão submeter as suas prestações artísticas a um júri, cuja constituição, como habitualmente, está a cargo da Direcção Regional de Educação do Centro.
Tal como tem acontecido em anos anteriores, todas as escolas participantes, independentemente de chegarem ou não à final, são subsidiadas com um valor monetário (600 euros), como forma de lhes garantir um ajustado suporte financeiro, para a preparação das suas representações que, em muitos casos, se iniciam logo após o terminus de cada edição. As escolas finalistas (3) receberão como prémio 1.250 euros.
Como em anos anteriores, a organização conta com o apoio do IPJ, da DREC (Direcção Regional de Educação do Centro) e da Câmara Municipal de Mealhada e da Delegação regional da Cultura.


Sem comentários: