domingo, 1 de abril de 2007

Sedes das Filarmónicas
Câmara de Cantanhede subsidia construção e beneficiação

A Phylarmonica de Ançã, a Filarmónica de Covões a e a Associação Musical da Pocariça vão receber da Câmara Municipal apoio financeiro para obras de construção ou beneficiação das suas sedes sociais, incluindo a instalação de equipamentos e mobiliário.
Nos termos da deliberação camarária, o montante dos subsídios concedidos foi calculado em função dos investimentos entretanto realizados ou a realizar por aquelas entidades culturais na construção, adaptação ou valorização das instalações que dispõem para a sua actividade.
Neste âmbito, a Filarmónica de Covões vai receber a verba de 50.000 euros, em duas tranches de 25.000 euros. Essa verba destina-se a comparticipar a edificação da nova sede, cuja conclusão está prevista para final do primeiro semestre deste ano. Localizado no limite Sul do Largo lateral à Igreja Paroquial de Covões, junto ao gimnodesportivo, o edifício é constituído por um auditório com capacidade para 250 lugares e equipado com sistema de projecção audiovisual, gabinetes para a direcção e para o maestro, sala de formação musical, sala para ensaios e bar, além de áreas de apoio e sanitários.
O mesmo montante de 50.000 Euros é o que vai receber também a Associação Musical da Pocariça, em duas tranches iguais. O subsídio constitui uma comparticipação da Câmara Municipal para financiar obras de beneficiação da sede, parte delas já executadas, designadamente a substituição do telhado e a reedificação da sala de espectáculos. Esta intervenção envolveu a reestruturação do palco, camarins e sanitários, a criação de um gabinete para a direcção e uma sala para exposição do espólio da colectividade, bem como um espaço de lazer e convívio que dispõe de um pequeno bar. Para a segunda fase está prevista uma intervenção de fundo na ala Norte do edifício, cuja cobertura vai também ser substituída, e na qual vão ser criadas novas salas de aula para a Escola de Música e outro bloco de sanitários.
Relativamente à Phylarmonica de Ançã, esta associação vai beneficiar de um subsídio camarário de 25.000 euros para a execução de obras de beneficiação na sede social, tendo em vista a valorização das condições em que desenvolve a sua actividade. Apesar de o imóvel estar ainda suficientemente dimensionado para corresponder às necessidades, carece de requalificação em alguns dos espaços que o constituem.
Na proposta que fundamenta a atribuição dos referidos subsídios, a autarquia invoca o facto a Phylarmonica Ançanense, a Filarmónica de Covões e a Associação Musical da Pocariça desenvolverem uma intervenção cultural de reconhecido mérito e manifesto interesse municipal, o que justifica a comparticipação financeira destinada à valorização das infra-estruturas adequadas à prossecução das suas actividades.
O texto refere a importante função social das filarmónicas como agentes culturais particularmente influentes na dinamização das comunidades onde estão inseridas, sublinhando o papel insubstituível das suas escolas de música enquanto autênticas academias de ensino artístico que têm formado sucessivas gerações de jovens instrumentistas, muitos dos quais despertam aí o talento e a vocação que os leva a prosseguir depois estudos superiores nos conservatórios.
zO Município de Cantanhede salienta ainda que, para além da dimensão pedagógica inerente à função que as filarmónicas desempenham na divulgação musical e na criação de públicos, a sua actividade centenária, com actuações em todo o País, lhes confere, muito legitimamente, o estatuto de embaixadores culturais do Concelho de Cantanhede.

Sem comentários: