quarta-feira, 22 de agosto de 2007


Dinossáurios "invadem" Cantanhede


Durante milhões e milhões de anos, os restos de animais e plantas que ficaram soterrados foram sendo lentamente substituídos por substâncias minerais comuns nas rochas. Ficaram assim petrificados, juntamente com os sedimentos, que lhes serviram de túmulo. São os fósseis, também eles transformados em rocha, por compactação e endurecimento.
A partir dos seus restos ósseos chegamos às imagens que hoje temos dos Dinossáurios, seres que assistiram à expansão dos Oceanos, à erupção de enormes vulcões, à criação de cordilheiras de montanhas, ao aparecimento de flores e de novas espécies da fauna terrestre. Enfim espectadores privilegiados de uma diversidade de transformações que o planeta Terra foi sofrendo e que tornou possível, passados milhões de anos, o aparecimento do Homem.
Para conhecer um pouco melhor o mundo fascinante dos Dinossáurios e a era do Jurássico, convidamo-lo a visitar a exposição Os Dinossáurios Regressam a Cantanhede, que estará patente ao público no Museu da Pedra do Município de Cantanhede já a partir do próximo mês de Setembro, sob a coordenação científica do Professor Doutor Galopim de Carvalho.
Organizada pelo Município de Cantanhede em parceria com o Museu Nacional de História Natural, esta exposição é composta por várias réplicas, à escala, de esqueletos, corpos e partes fossilizadas de corpos de Dinossáurios. Para além do elevado valor pedagógico, esta mostra apresenta também uma série de objectos associados ao mundo da Dinomania.
Esta exposição estará patente ao público no Museu da Pedra do Município de Cantanhede entre os dias 22 de Setembro e 25 de Novembro de 2007, e a entrada é livre.

Sem comentários: