quinta-feira, 27 de setembro de 2007

HOJE

197 ANOS SOBRE A BATALHA DO BUÇACO

O Exército assinalou hoje o 197º Aniversário da Batalha do Buçaco, centralizando as actividades no Museu Militar do Buçaco e no Terreiro do Monumento, incluindo a recriação de Forças com uniformes e armamento da época.
Participaram nas cerimónias Forças do Regimento de Infantaria nº14, do Regimento de Artilharia nº 5 e da Brigada nº 5 da GNR.
Recorde-se que a Batalha do Buçaco assumiu especial relevância no contexto das Guerras Peninsulares, durante a 3ª Invasão Francesa, no Séc. XIX, por ter demonstrado as capacidades do Exército Português para combater o invasor.
Decorria o ano de 1810, quando as tropas francesas, comandadas pelo General Massena e constituídas por três Corpos de Exército e um Corpo de Cavalaria de Reserva, invadiram Portugal. Depois de conquistarem Cidade Rodrigo (Espanha) e Almeida, dirigiram-se para Viseu, prosseguindo ao longo da margem direita do Rio Mondego. Na manhã de 27 de Setembro de 1810, teve lugar o ataque, na região do Buçaco, que custou às tropas francesas inúmeras baixas que se vieram a reflectir no resultado final da 3ª Invasão.
O Museu Militar do Buçaco foi criado em 27 de Setembro de 1910 pelo Rei D. Manuel II e dispõe de uma valiosa colecção de armas, uniformes e equipamentos utilizados na Batalha, de que se destaca uma peça de artilharia.

Sem comentários: