terça-feira, 15 de setembro de 2009

“Obesidade Zero” ensinou os mais novos a comer e a cozinhar

Perto de uma centena de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os12 anos, aprenderam a comer de forma mais saudável e a cozinhar e a conhecer o valor nutritivo dos alimentos, ao mesmo tempo que se divertiram.
A iniciativa, promovida pelo projecto Obesidade Zero, fruto de uma parceria da Câmara Municipal com o Centro de Saúde da Mealhada e com a Plataforma Contra a Obesidade, destinado a prevenir e combater a obesidade infantil, teve lugar no sábado (12 Set.) e no domingo (13 Set.).
Tratou-se de dois “workshop” de culinária, orientados pelo chefe Paulo Anastácio, que decorreram nas instalações da Escola Profissional da Mealhada.
Os workshop eram especialmente dirigidos às crianças que frequentam a consulta de Nutrição e Obesidade, vocacionada para a educação alimentar, mas também participaram outras crianças (12) não abrangidas pelo programa Obesidade Zero.
As crianças, divididas por grupos, apreenderam a confeccionar uma sopa do mar, frango assado com espetadas de legumes, empadão de salmão com legumes e lanches à base de sandes coloridas salada de frutas com iogurte e batidos de frutas. No fim, cada grupo tinha de transmitir aos elementos dos outros aquilo que aprendeu.
O objectivo principal destas acções, é dar a conhecer o valor nutricional dos alimentos e ensinar os mais novos a comer de forma equilibrada, através da manipulação dos produtos, de forma divertida, e da sua confecção.
No final, todos os participantes receberam um certificado de presença e uma farda de cozinha.
O projecto Obesidade Zero prossegue, agora, com as consultas de nutrição e obesidade. Em Novembro, haverá sessões de aconselhamento alimentar em grupo.

Sem comentários: