terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mata do Buçaco na corrida ao título 7 Maravilhas


A Mata Nacional do Buçaco está entre os lugares nomeados para o concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal. A candidatura, apresentada pela nova entidade gestora desta mata nacional, situada no concelho da Mealhada, a Fundação Mata do Buçaco, passou a primeira fase de selecção, e tem o apoio da Câmara da Mealhada e do Governo Civil de Aveiro, que se associaram à candidatura, como parceiros

O concurso 7 Maravilhas Naturais de Portugal é uma iniciativa da New 7 Wonders Portugal e antecede, no nosso país, o concurso internacional destinado a eleger as 7 Maravilhas da Natureza, em 2011.
O concurso, que conhecerá o seu desfecho em Setembro deste ano, durante uma cerimónia a realizar nos Açores, contempla sete categorias: Zonas Marinhas, Zonas Aquáticas Não Marinhas, Grutas e Cavernas, Praias e Falésias, Florestas e Matas, Grandes Relevos e Áreas Protegidas.
Na categoria Florestas e Matas, a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), concorre com o Pinhal do Rei/Mata Nacional de Leiria (Marinha Grande) e os Montados de Sobro e Azinho (Avis, Portalegre), entre outras.
As candidaturas admitidas vão ser, agora, analisadas por um painel de 77 especialistas que elegerá 77 candidatos (11 por categoria) - cuja revelação está marcada para 07 de Fevereiro.
Mais tarde, a 07 de Março, serão anunciados os 21 locais finalistas (três por categoria), que serão, então, submetidos a votação pública até 07 de Setembro, mês da divulgação das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Sem comentários: