terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Tampinhas deram cadeira ao João Pedro

Uma onda de solidariedade desenvolvida pelas crianças da Escola EB 1 da Mealhada culminou com a atribuição de uma cadeira de rodas evolutiva ao pequeno João Pedro Cruz, um aluno com paralisia cerebral, que recebeu aquele “presente” da Associação Bairrada Solidária (ABS)

João Pedro Cruz, com 8 anos, viu recompensado o esforço dos seus colegas da escola em recolher tampinhas de plástico, o esforço do pedido de auxílio da mãe e a disponibilidade da Associação Bairrada Solidária e dos professores da escola para conseguir aquele objectivo, traduzido materialmente na atribuição de uma cadeira de rodas evolutiva para substituir a velhinha e degradada cadeira que João vinha usando no acesso à escola onde vai desenvolvendo, no segundo ano de escolaridade, a socialização com os restantes colegas.
Com a Câmara e a Segurança Social inteirada do processo, acabou por ser a ABS a antecipar o melhor desfecho, dotando o pequeno João de uma nova cadeira, para a qual foi determinante a disponibilidade da associação, a que se juntou a onda de solidariedade dos colegas na recolha de tampas de plástico.
“A comunidade escolar foi sensível à recolha de tampinhas e foi muito mais quando soube qual era o objectivo”, confirmou a professora Rosa Gameiro.
Adepta confessa da reciclagem, a professora Graça Ferreira afiançou que “isto é uma forma de levar também as crianças a sensibilizarem os pais para a importância das reciclagem e da solidariedade”.
Depois do João ter recebido a cadeira, os professores decidiram mostrar o resultado da campanha de sala em sala aos outros alunos, para verificarem o resultado da campanha onde participaram.
Feliz pela nova cadeira estava também a mãe daquele aluno, Maria de Fátima Cruz, que recordou o processo moroso que se ia mantendo com a Segurança Social. “Estavam sempre a dizer que não havia verbas para uma cadeira nova”, assim como umas talas para as pernas do filho. “Fiz umas talas para ele para não ficar sem nada”, comentou a mãe, justificando o facto de ter optado por uma solução artesanal para evitar maiores mazelas para a doença do filho.
Contactado pelo Mealhada Moderna sobre o assunto, o presidente da ABS, Vítor Moniz, frisou que a associação tomou conhecimento das necessidades do João e “de imediato foram accionados os mecanismos para obter uma cadeira”, situação para a qual “foi determinante a acção de dois mecenas, que tornaram possível disponibilizar uma cadeira de rodas num curto espaço de tempo”.
Recorde-se que a Associação Bairrada Solidária, ao abrigo da “Operação Tampinhas” já distribuiu três cadeiras de rodas no concelho de Oliveira do Bairro, quatro no concelho da Mealhada e uma no concelho de Anadia.

Sem comentários: