sexta-feira, 20 de abril de 2007



EUROPEU DE HÓQUEI FEMININO


PORTUGAL estreia-se A GANHAR


Portugal estreou-se no 1º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Feminino Sub-19, a ganhar à França por 5-3. A equipa portuguesa esteve mais forte, tendo saído para o intervalo já a ganhar 2-0, com dois golos de Cátia Gomes.
No início da segunda parte, a França igualou o resultado, com dois golos de Cindy Laurent, acabando, no entanto, por vir a perder 5-3. Os três últimos golos de Portugal foram apontados por Inês Raimundo (1) e Sofia Vicente (2). O terceiro golo da França foi de Solene Voltzenlugel.
Na conferência de imprensa, o Seleccionador Nacional, Paulo Lopes, deu os seus parabéns à equipa francesa, admitindo que, apesar da vitória, o jogo “teve um grau de dificuldade acrescido”. “Como nós as trabalhamos a elas, elas também nos trabalham a nós, e sabem as nossas falhas. Nos primeiros minutos de jogo, anularam a Gisela, a nossa capitã e tivemos que dar a volta”, frisou Paulo Lopes, lembrando que neste campeonato “estão as quatro melhores equipas europeias”. Dessas, Paulo Lopes admite que a França “é considerada favorita” e daí a importância desta primeira vitória.
“Começar a ganhar é sempre melhor”, afirmou, por sua vez, a capitã de equipa portuguesa, Gisela Honório, lembrando o favoritismo de Portugal, pelo facto de estar “a jogar em casa”.
O treinador da equipa francesa, Dan Mortreux, explicou a derrota: “Temos uma equipa muito jovem, que não tem grande experiência profissional. Portanto, até fiquei muito satisfeito com as jogadoras. Sabia à partida que não iria ganhar este jogo e se isso acontecesse ficaria surpreendido”. Em relação às instalações o treinador disse: “Não temos estas condições na França. Jogar aqui é jogar no paraíso!”
A Capitã da equipa francesa, Solene Voltzenlugel, revelou as expectativas para o próximo desafio: “Jogamos outra vez amanhã e vamos tentar fazer melhor”.
O Presidente do Comité Européen de Rink-Hockey (CERH), Carlos Graça, também prestou declarações na conferência de imprensa. Carlos Graça falou, sobretudo, sobre a organização deste evento: “Fazer um campeonato com quatro equipas é mais fácil do que com sete ou oito. Quando falámos com a Federação de Patinagem de Portugal e com a Câmara Municipal da Mealhada para organizar este campeonato, sabíamos à partida que iria correr bem. Até ao momento, estamos extremamente satisfeitos”. O presidente comentou ainda a importância de se ter levado a cabo o 1º Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Feminino Sub-19: “Era fundamental que este campeonato, finalmente, arrancasse. O hóquei precisa de desenvolver este escalão. Tenho a certeza que daqui a uns quatro anos, serão sete ou oito equipas europeias a jogar aqui”.

Sem comentários: