terça-feira, 6 de novembro de 2007

Ano Lectivo arranca na Universidade Sénior


A Universidade Sénior da Curia, localizada no Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, é já uma realidade. Em dia de Abertura Solene, o Auditório da WRC Agência de Desenvolvimento Regional, recebeu mais de cinco dezenas de convidados, entre alunos, professores e parceiros da instituição.
João Vasco Ribeiro, Presidente da WRC, começou por justificar a criação e a localização desta nova valência dirigida a “jovens” com mais de 50 anos no Curia Tecnoparque, referindo que este “não se trata apenas de um centro de desenvolvimento tecnológico, de inovação e empreendedorismo, mas também um espaço de adequadas respostas sociais”. Assim, a Universidade Sénior surge como uma nova oferta que se vem juntar ao Centro de Dia e ao Espaço de Actividades de Tempos Livres que já ali existem. Para João Vasco Ribeiro é fundamental que se promova “o envelhecimento activo e saudável” da população sénior, criando soluções para que os séniores continuem activos sob o aspecto cognitivo e social. No seu discurso, o Presidente da WRC agradeceu ainda aos parceiros da nova instituição, nomeadamente à Câmara Municipal de Anadia, ao Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, à Escola Superior de Educação de Coimbra, ao Rotary Club Curia Bairrada, ao Lions Club da Bairrada e ao Hospital de Anadia todo o apoio prestado, quer na divulgação desta nova valência, quer na angariação de docentes.
Litério Marques, Presidente da Câmara de Anadia, mostrou-se satisfeito com a criação da Universidade Sénior da Curia, não poupando elogios à Agência de Desenvolvimento Regional pela criação e execução de um projecto tão ambicioso. O edil de Anadia salientou no seu discurso que se trata de “um dia importante para Anadia e para toda a Região da Bairrada”, acrescentando ainda que Anadia já ganhou uma Universidade, mas que vai continuar “a lutar pela outra”.
A Universidade Sénior da Curia disponibiliza um conjunto de disciplinas na área das Humanidades, Línguas, Saúde, Economia e Sociedade, Psicologia, Novas Tecnologias, Desporto e Artes, sendo que os únicos requisitos de entrada são possuir uma idade superior a 50 anos, gostar de conviver e querer continuar a aprender.

Sem comentários: