quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fundação Luso distinguiu LusoClássicos e Tricanas


A Fundação Luso atribuiu o primeiro lugar exequo à candidatura do Clube “LusoClássicos” e do Grupo Folclórico “As Tricanas da Vila de Luso” no âmbito da primeira edição do Prémio de Empreendedorismo 2009, num montante de 5.000 euros para cada um dos projectos

O Prémio de Empreendedorismo, destinado a reconhecer os projectos empreendedores e inovadores já desenvolvidos no concelho da Mealhada, com implementação no Luso, potenciadores do desenvolvimento económico da região, premiou duas de três colectividades candidatas, em exequo, ou seja o Clube “LusoClássicos” e o Grupo Folclórico “As Tricanas da Vila de Luso”, que receberam 5.000 euros cada uma, como incentivo para o desenvolvimento das suas acções em prol da região.
A entrega do prémio às duas associações decorreu na passada segunda-feira na Vila do Luso, numa cerimónia realizada no Casino da Sociedade Água do Luso e contou com a participação do júri do prémio, constituído por Nuno Pinto Magalhães, Administrador da Fundação Luso, Carlos Cabral, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Homero Serra, Presidente da Junta de Freguesia do Luso, e Carlos Pinheiro, Presidente da Associação Comercial e Industrial da Mealhada.
O Prémio de Empreendedorismo da Fundação Luso foi lançado em Março deste ano, ao qual concorreu também o projecto “Aventura 21”, preterido pelo júri. Sobre a fraca adesão de candidaturas, Nuno Pinto Magalhães sustentou ao Mealhada Moderna que “não esperava nada em concreto desta primeira edição”, lamentando que “é uma pena não termos hipótese de reconhecer a actividade comercial do Luso”, daí que a Fundação Luso aguarda que “para o próximo ano os comerciantes e outros empresários possam concorrer à nova edição do prémio”.
Na entrega dos prémios, Diogo Ribeiro, presidente do Clube “LusoClássicos”, fez questão de salientar a actividade dos últimos três ou quatro anos, que “foi conseguida de uma forma complicada”, agradecendo o “empurrão da Fundação Luso”, através deste “prémio muito útil”.
Do lado do Grupo Folclórico “As Tricanas da Vila de Luso”, Alcides Rego destacou igualmente a actividade do grupo, com destaque para a semana cultura que já vai na sétima edição, e que “para o próximo ano poder ser muito melhor tendo em conta este apoio hoje recebido”, pois “5.000 euros é uma quantia substancial”.
As inscrições para o Prémio de Empreendorismo 2010 vão abrir em Março do próximo ano, sendo subordinado às áreas de agricultura, comércio, indústria, serviços e turismo. Mais uma vez incidirá sobre os projectos já desenvolvidos no concelho da Mealhada, e terá um prémio no valor total de 10.000 euros.
Recentemente criada, a Fundação Luso tem como objectivo “contribuir para o progresso do conhecimento e da informação relacionados com a água e a saúde humana, para a preservação do património hídrico e natural do Luso, bem como para o desenvolvimento sustentável da comunidade desta região. A sua actividade pretende servir os portugueses e especialmente as gerações futuras”.

1 comentário:

LUIS FERNANDES disse...

UM JUSTO MERECIMENTO
Este prémio atribuído “ex-aequo”, pela Fundação Luso, ao grupo folclórico “As Tricanas da Vila de Luso”, é, quanto a mim, o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelo meu amigo Alcides Rego. Sei do que falo, já por lá andei vários anos pelo folclore, e não é fácil.
Felizmente que em cada sítio, em cada lugar, haverá sempre uma pessoa que, em prol do desenvolvimento social, sacrificando tantas vezes a sua vida financeira e pessoal, dá à sua terra o melhor que pode. O Alcides é um desses. Tantas vezes incompreendidos –porque não entendem o desprendimento-, seguir em frente, como Mahatma Gandhi, só é possível pelo espírito de missão que cada um comporta e assume no dia-a-dia.
Fiquei contente. Muitos parabéns ao Alcides. Muitos parabéns ao grupo das “Tricanas da Vila de Luso”.

P.S- Como não conheço o trabalho desenvolvido do Clube “Luso Clássicos”, não falo dele, no entanto, merecidamente, também para eles uma grande salva de palmas.

Luís Fernandes
(www.questoesnacionais.blogspot.com)