quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Legislativas: Mealhada rosa em distrito laranja


Num acto eleitoral marcado pela perda da maioria absoluta do PS e pelos resultados expressivos quer do CDS-PP quer do Bloco de Esquerda, o panorama local foi pouco diferente, com o concelho da Mealhada quase todo “pintado” de rosa, à excepção de Ventosa do Bairro onde o PSD foi mais forte que o PS

Num distrito onde o PSD levou de vencida as eleições do passado domingo, elegendo mais um deputado que o PS, o concelho da Mealhada foi igual a si próprio em termos de resultados eleitorais, confirmando a tendência das legislativas de 2005, apesar do decréscimo de votos registados este ano no PS e no PSD, com os socialistas a passarem de 52,95 por cento para os 43.53 por cento. Comparativamente, o PSD também baixou, embora escassas milésimas, de 26,96 por cento, para 26.23 por cento.
Perante estas descidas, os outros partidos que elegeram deputados destacaram-se na Mealhada da mesma forma que o fizeram a nível nacional, com o Bloco de Esquerda (quem em 2005 teve 6.53 %) a atingir os 10.95 por cento este ano, assim como o CDS, que em 2005 chegou aos 4.46 por cento e este ano atingiu os 7.61 por cento. Finalmente, a CDU também subiu alcançando 5.65 por cento contra os 4.45 por cento de há quatro anos atrás.
No espectro eleitoral do distrito, podemos dizer Paula Cardoso (PSD Águeda) foi a única eleita da Bairrada, num acto que quase fez voltar José Manuel Ribeiro (PSD Anadia) ao Parlamento, mas para isso os social-democratas teriam que eleger mais um deputado para além dos sete eleitos.
O mesmo poderia acontecer para eleição de um outro deputado de Águeda (Manuel São Bento, PS), mas para esse objectivo os socialistas teriam que eleger mais dois deputados.
Deixamos-lhe os resultados nacionais, do distrito, concelho e freguesia para análise, para além dos comentários das estruturas locais dos partidos intervenientes.

Sem comentários: