terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mudança "real" no Carnaval da Bairrada



Em menos de uma semana o Carnaval da Mealhada apresentou um rei, perdeu-o e conseguiu um substituto para a cadeira real. Pelo meio ficou o prejuízo da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) obrigada a mandar para o lixo o material promocional do evento com a cara de Eriberto Leão, já que o rei agora é Alexandre Nero.
O rei do Carnaval da Mealhada afinal será Alexandre Nero (Terêncio da novela Paraíso, que a SIC está a exibir), depois de um processo que obrigou a ACB a procurar um substituto de Eriberto Leão (Zeca, na mesma novela), que, recorde-se, foi apresentado oficialmente na última segunda-feira como o “embaixador” brasileiro na festa bairradina.
Na passada quinta-feira, conforme avançou o Mealhada Moderna, caía por terra a presença de "Zeca" nos corsos carnavalescos do próximo mês de Fevereiro, já que a Rede Globo parece não ter dado a devida autorização para que o actor abandonasse o país e participasse no Carnaval da Mealhada.
O presidente da ACB, Fernando Saldanha, acabou por confirmar a substituição do rei, avançando com o novo nome, exactamente uma semana depois de ter apresentado o primeiro rei em conferência de imprensa, tendo, de imediato, avançado com a campanha de divulgação completa (folhetos, cartazes e outdoors), que foi obrigada a retirar logo no dia seguinte.
Sem avançar números relativos aos prejuízos contabilizados por esta mudança “real” e sem adiantar sobre o que fazer em relação ao assunto, Fernando Saldanha disse ao Mealhada Modera que “as prioridades foram encontrar uma solução para o Carnaval da Mealhada, que de um momento para o outro se viu sem Rei”. “Depois vamos ver o que fazer em relação ao resto, mas agora tínhamos que resolver isto de imediato”.
Apostando numa figura da mesma novela que a SIC exibe à tarde (Paraíso), a ACB foi obrigada a substituir o Zeca pelo Terêncio (ou o Leão pelo Nero) de forma a continuar a tradição de trazer um rei brasileiro à folia do carnaval bairradino.




Rede Globo não abriu mão de Leão


A Drummond Comunicacão, empresa brasileira de assessoria de imprensa, marketing e comunicação contratada para trazer o actor Eriberto Leão à cidade de Mealhada, oficializou a ACB no passado dia 14, para explicar as razões da decisão do “rei” convidado, exactamente no dia em que o Mealhada Moderna avançava com a informação.
A empresa brasileira, em carta endereçada à ACB e à qual tivemos acesso, cita um comunicado oficial de 13 de Janeiro, da parte da assessoria do actor, de que ele não tinha condições para ser rei do Carnaval da Mealhada “em função de um novo trabalho com a Rede Globo de televisão, onde Eriberto foi reservado para actuar na próxima novela da emissora, possivelmente de autoria do escritor Gilberto Braga”.
Da parte do actor, aquela empresa de comunicação brasileira recebeu a informação de que aquele trabalho da Globo “é muito importante para a carreira de Eriberto e o mesmo, não pode sequer cogitar a hipótese de afastamento com a diretoria da Rede Globo, sob o risco de perder esta oportunidade e o substituírem por outro actor”.
“Vale ressaltar que a Associação do Carnaval da Mealhada, não tem culpa alguma neste episódio e tal decisão de cancelamento coube somente ao actor Eriberto Leão”, pode ler-se naquele comunicado que cita ainda os assessores do actor que referiram que “o convite como o Rei da Mealhada foi recebido de uma maneira muito carinhosa e o aceitou com muito prazer e orgulho” e por isso “o actor pede profundas desculpas e agradece de coração a oportunidade e o reconhecimento pelo seu trabalho”.
No entanto, a ACB tentou diligenciar junto desta empresa de comunicação para encontrar um substituto, tendo equacionado nomes como Guilherme Berenguer e Dado Dolabella, optando por firmar acordo com Alexandre Nero, como avançou Fernando Saldanha ao Mealhada Moderna na noite desta segunda-feira.


Uma saída “à Leão”


Eriberto Leão depois de cancelar a sua presença na Mealhada enviou um registo áudio à ACB e aos mealhadenses, em geral, desculpando-se pela ausência no Carnaval deste ano. O Mealhada Moderna teve acesso a esta gravação, que transcreve de seguida:


“Olá amigos de Portugal, da Associação do Carnaval da Bairrada e da cidade da Mealhada. Aqui quem fala é o actor Eriberto Leão da novela Paraíso. Recebi um convite muito carinhoso para que fosse o rei do Carnaval da Mealhada deste ano de 2010. Com muito prazer e orgulho aceitei. Mas infelizmente, por razões profissionais que me prendem ao Brasil não poderei mais viajar. Nos dias das festividades de vocês, para desfilarem um evento tão brilhante e especial, infelizmente não poderei estar presente. Agradeço de coração a oportunidade e o reconhecimento pelo meu trabalho e espero que possamos estar juntos em outras ocasiões. Desejo que este tão tradicional carnaval continue lindo, cheio de alegrias e cores como tem sido nos últimos anos. Um forte abraço e todo o meu carinho para todos.”

Sem comentários: