terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Zeca da novela “Paraíso” é Rei do Carnaval


Eriberto Leão, o Zeca da novela Paraíso (SIC), é o rei do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, num ano em que a organização aposta na redução do orçamento sem comprometer a qualidade da festa. Esta edição, que ficará marcada pela ausência de uma das habituais seis escolas de samba, vai ter a mão dos carnavalescos da casa nos carros alegóricos e não custará mais que cinco euros aos visitantes


A edição de 2010 do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada foi apresentada esta segunda-feira pelos dirigentes da Associação do Carnaval da Bairrada (ACB), que juntamente com o presidente da Câmara da Mealhada (maior patrocinador do evento), anunciaram os dados da presente edição com destaque para a continuidade da presença de uma figura brasileira no trono das festividades carnavalescas bairradinas, que custará à organização a quantia de 12 mil euros, acrescida de viagens e alojamento desta estrela brasileira.
Eriberto Leão será acompanhado no trono pela rainha Melany Susana (Miss Finalista 2009 - Anadia) e pelas damas de honor Ana Filipa Fernandes (Modelo - Mealhada) e Luciana Rocha (Miss Ria 2009 - Anadia)
Num ano em que a ACB quer reduzir os gastos de 200 mil para 180 mil euros, os dois grandes corsos de domingo e terça-feira de Carnaval vão ter seis carros alegóricos, este ano construídos pelos carnavalescos da associação, com projectos provenientes do Brasil. “Eles aprenderam e aprenderam bem e vão fazer carros muito bons”, prometeu Fernando Saldanha, na apresentação do evento, explicando que “o objectivo este ano é reduzir o orçamento e fazer um Carnaval com mais qualidade”.
Qualidade aquela que no entender dos dirigentes passa também por “ajustes” no percurso previsto para este ano, que terá partida exactamente no mesmo ponto do ano passado, nos armazéns da Câmara, onde serão feitos os carros, mas que terminará em frente à entrada da Piscina Municipal.
Conservando o mesmo preço de ingresso dos últimos anos (5 euros) a ACB promete vários motivos de festa para os visitantes, destacando os habituais grupos de crítica, Gigantones e a estreia de Caretos no desfile, saltimbancos e outras atracções.
Outra das novidades anunciadas passa pela colocação de som nas ruas da Mealhada para divulgação publicitária, para o qual a organização está a contar angariar alguns fundos de suporte para custear o evento.
Por outro lado, a ACB diz ter convidado caves, produtores e adegas da Bairrada para expor os seus produtos por forma a continuar a cunhar o evento como a “Festa do Vinho da Bairrada, assim como a desenvolver os esforços para levar à tenda gigante outros atractivos já habituais no decorrer do evento, que começa no dia 5 e termina no dia 16 de Fevereiro.


Cinco escolas preparam desfile


Depois da intenção da Juventude de Paquetá de não avançar com o desfile este ano, e com o regresso da Real Imperatriz que não desfilou no ano passado, a ACB tem ao seu dispor cinco escolas de samba para animar os festejos deste ano, subsidiando-as com uma verba de 80 euros por participante, menos 10 euros que no ano passado, com Fernando Saldanha a justificar esta redução pelo facto de em 2009 o valor ter sido maior pela decisão fora de horas de levar a feito o evento, tendo sido necessário cada escola contratar mais serviços de costura extraordinários.
Para 2010, em termos de escolas, os Sócios da Mangueira apostam no tema “Carnaval de Veneza”, o GRES Batuque avança com “Amor”, Samba no Pé vai apresentar “Clássicos da Disney”, os Amigos da Tijuca vão trazer “Um olhar mágico da Tijuca sobre a Índia” e a Real Imperatriz terá como tema “O Mundo Mágico da Disney”.
Na apresentação do evento, o presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, na qualidade de representante do maior patrocinador do evento (100 mil euros de patrocínio mais a disponibilização de várias condições logísticas para a realização do evento) deixou uma nota de esperança de que “os visitantes possam gostar do Carnaval”, destacando que este auxílio “é o resultado do empenho da Câmara em apoiar a associação”. “Apoio este que foi defendido por todos os partidos nos seus programas eleitorais nas últimas autárquicas e que agora a Câmara da Mealhada aprovou por unanimidade”, através de um protocolo rubricado para o efeito.

Sem comentários: