quinta-feira, 27 de julho de 2006


Câmara fala num aumento na ordem dos 10%

Vaga de calor fez aumentar consumo de água

Tendo em conta a vaga de calor que se fez sentir nas últimas semanas, a Câmara Municipal da Mealhada parece estar a fazer tudo para prevenir eventuais problemas relacionados com o abastecimento de águas às populações do concelho. Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia, garantiu não haver motivo para alarme, e reafirmou que “tudo está a ser feito para fazer face às necessidades”

Renato Paulo Duarte

Desde há três anos que, por esta altura, a Câmara Municipal da Mealhada move acções de sensibilização junto da população para reduzir ao mínimo o consumo de água. Este ano, face à recente vaga de calor, a preocupação por parte da autarquia também aumentou.
Luso, Vacariça e Casal Comba são as freguesias que fornecem o abastecimento de água para toda a população do concelho. Apesar da vaga de calor, estes aquíferos continuam em condições de continuar a abastecer o concelho. No entanto, se não chover até ao fim do Verão, o cenário poderá ser bem mais preocupante.
É através da distribuição de desdobráveis, entre outras acções, que vêm sendo movidos esforços para reduzir o consumo de água no concelho. Os piquetes estão hoje, mais do que nunca, alerta para evitar que surjam imprevistos.
Filomena Pinheiro, garante que não existem razões para alarme, mas refere que tudo está a ser feito para prevenir.
De resto, na opinião da autarca, esse tipo de acções têm dado frutos. “Nota-se que as pessoas tentam poupar mais do que acontecia há alguns anos. Desde que, há três anos, começámos a apostar neste tipo de politicas, a população está mais sensível”, considera.
Ainda assim, segundo admite, essa moderação no consumo de água pode não ser apenas fruto da sensibilização. Para Filomena Pinheiro, “a própria crise que hoje se abate sobre a população faz com que se olhe a todos os custos”.
(LER NOTÍCIA NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO IMPRESSA Nº150)

1 comentário:

Anónimo disse...

a maior acção de sensibilização da camara municipal para reduzir o consumo de água foi a construção de uma fonte de água inútil ao lado da camara municipal...
Aí se vê o esforço e o empenho da autarquia em reduzir o consumo de água...