quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CP leva longe nome da Pampilhosa


O brasão da Freguesia de Pampilhosa foi colocado na manhã da passada segunda-feira numa locomotiva eléctrica da CP de longo curso. A máquina já há muito baptizada como o nome desta freguesia da Mealhada foi agora ornada com o símbolo da vila ferroviária

O brasão da Freguesia de Pampilhosa, agora estampado na locomotiva eléctrica 5602, vai percorrer todo o país, uma vez que a máquina em causa está apta para efectuar serviços na totalidade das linhas (Guimarães, Norte, Beira Alta, Beira Baixa, Sul, Sines e Algarve).
A cerimónia de colocação do brasão aconteceu na Estação de Santa Apolónia (Lisboa), na passada segunda-feira, e foi presenciada pelos responsáveis dos caminhos-de-ferro e por dezenas de entusiastas desta matéria, entre os quais o pampilhosense Ângelo Campos.
A decisão para a colocação do símbolo da freguesia numa locomotiva, que já se arrastava há alguns anos, culminou o processo de baptismo da mesma, com o nome de “Pampilhosa”, juntando-se assim ao Entroncamento e a Santarém, que já deram “paternidade” a outras duas locomotivas, que já circulam ostentando o brasão das respectivas localidades.
Para o presidente da Junta de Pampilhosa, Vítor Matos, “é mais um momento importante para a freguesia”, não escondendo “a vaidade” pelo facto de se “passar agora a ver a máquina com o símbolo da freguesia”. “Um justo reconhecimento pelo trabalho dos ferroviários na Pampilhosa ao longo dos últimos anos”.
Satisfeito também com a decisão, o pampilhosense presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, destacou este gesto da CP como um “marco importante para a freguesia e para o concelho”, através de “um real reconhecimento por aquilo que a Pampilhosa deu e dá aos caminhos-de-ferro do país”.
Presente naquela cerimónia, Ângelo Campos, ex-funcionário da CP e entusiasta do assunto, frisou que no mesmo dia “a locomotiva eléctrica, já ostentando o brasão e o nome de Pampilhosa, passou por aquela localidade às 17:43 a caminho do Porto”.

2 comentários:

Anónimo disse...

E a máquina a carvão que esteve exposta no jardim da CP onde pára ?
Perdemo-la?!!!
Fazia parte do nosso património histórico.

Daniel Vieira disse...

Grande homenagem aos ferroviários pampilhosenses e aos que que vieram para cá em busca de melhor vida, ingressando na CP, como aconteceu ao meu avô, natural de Góis! Bem-haja aos mentores desta e de outras ideias que elevam o nome desta grande VILA bem alto!

Daniel Vieira