quarta-feira, 29 de julho de 2009

Capa edição impressa de 29/07/2009

Bombeiros celebraram 82º aniversário

Foram muitos os momentos marcantes dos 82 anos da Associação dos Bombeiros Voluntários da Mealhada (ABVM), que no passado domingo celebraram a data, empossando o adjunto de comando, Joaquim Luis Oliveira, como símbolo da “estabilidade e a paz social da casa”, referiu o presidente Abílio Semedo.

Fundação Mata do Buçaco empossada

Os órgãos da Fundação Mata do Buçaco foram empossados na passada quinta-feira, em cerimónia presidida por pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Simões, que anunciou a existência de sete milhões de euros em candidaturas para a mata até 2015. Numa parceria que coloca, pela primeira vez a autarquia na gestão desta mata nacional, o presidente da Câmara, Carlos Cabral, regozija-se pela solução encontrada para um espaço “onde todos mandavam mas ninguém mandava de facto”.

Fundação Luso sensibiliza para a importância da água

A Fundação Luso levou a cabo, na passada quinta-feira uma jornada de sensibilização e de explicação com os cuidados a ter com a hidratação nesta altura do ano. A mensagem foi levada a um universo de 30 idosos do Centro Social Melo Pimenta, que ficaram esclarecidos quanto à importância do consumo da água, quantos litros devem beber e que cuidados especiais devem ter nesta altura do ano.
Esta iniciativa pretende, com a chegada do Verão e do calor, alertar os principais grupos de risco, crianças e idosos, para a importância da hidratação, explicando porque é importante beber água e ajudando a reconhecer os principais sinais de desidratação.

GNR continua a apanhar alcoolizados ao volante

O Destacamento da GNR veio para a rua entre a meia-noite e as 5h00 do passado domingo, com 25 militares, para operações de fiscalização rodoviária, e prevenção rodoviária, tendo fiscalizado 150 condutores nos três concelhos, dos quais foram detidos 11, sendo que nove foram por condução sob influência de álcool, com taxas entre 1,24 e 2,41 g/l, um por condução ilegal (sem carta) e outro por desobediência, assegurou fonte policial.
Para além das detenções, a GNR instaurou 26 autos de contra-ordenação, oito dos quais para condutores sob o efeito de álcool, num total de 17 condutores “apanhados” com álcool em toda a operação.
Nas histórias desta noite agitada – segundo a mesma fonte – está um acidente, pouco depois das 5h00 no centro da Mealhada, que obrigou a GNR a fazer o teste aos condutores dos dois veículos envolvidos no acidente, registando um deles a taxa de 2,41 e o outro, apesar de uma taxa mais baixa, a ser sujeito a uma contra ordenação.
Também na Mealhada, no âmbito da operação, pouco depois da meia-noite foi visto um automóvel ziguezagueando no IC 2, na saída Sul da Mealhada. A GNR seguia o veículo em direcção a Coimbra dando sinal de paragem ao condutor depois deste ter passado o semáforo vermelho no cruzamento para Mala. O condutor, de Coimbra e de 51 anos, acusava uma taxa de 1,84.
Outras das histórias da noite aconteceu no concelho de Oliveira do Bairro, concretamente na Freguesia da Palhaça, com um condutor a ser detido duas vezes na mesma operação, uma delas com uma taxa de 2,16, com inibição de conduzir, tendo sido apanhado mais tarde, na mesma noite, com uma taxa de 1,90, incorrendo também num crime de desobediência para além dos dois de condução sob influência de álcool.

PS “fecha” escolha dos cabeças de lista nas freguesias

Júlio Nunes é o cabeça de lista do PS à Junta de Freguesia da Mealhada e António Simões – que chegou a ser dado como certo nas listas pelo PSD – é o cabeça de lista à Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro. Com estes dois nomes – que se juntam aos cinco já conhecidos - o PS conclui assim a escolha dos cabeças de lista nas freguesias.

Arminda Martins na lista de deputados dp PS por Aveiro

A mealhadense Arminda Martins integra a lista de deputados do PS pelo círculo de Aveiro como suplente. A lista inclui ainda os nomes de Rui Marinha, de Anadia e de José Salvisa, de Oliveira do Bairro, também como suplentes e ainda Manuel S. Bento, de Águeda, como efectivo.

Três dias a mexer no Luso

O Grande Hotel do Luso é palco, no último fim-de-semana de Agosto, para o “Equilibra-te”. Trata-se de três dias preenchidos de aulas de dança, localizada, defesa pessoal, bodycombat, squash, musicoterapia, entre muitas outras modalidades.
O Equilibra-te, promovido por Janine Oliveira, contempla aulas para adultos, bem como para crianças, nomeadamente dança criativa (3-7anos); DF Kids (4-12 anos) e dança moderna (8-12 anos). Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição através do site www.hoteluso.com. As inscrições são limitadas.

Taxas urbanísticas vão sofrer arredondamentos

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, na passada quarta-feira, em reunião de Câmara, o projecto de novo regulamento e tabela de taxas não urbanísticas.
De acordo com o presidente da Câmara, o novo regulamento e a nova tabela de taxas é uma imposição legal.
Segundo Carlos Cabral, “não haverá aumentos, apenas alguns arredondamentos nalgumas taxas”. O projecto de Regulamento e Tabela de Taxas do Concelho da Mealhada, aprovado por unanimidade na reunião do executivo municipal, segue, agora, para publicação em Diário da República. A seguir, será sujeito a discussão pública (para recolha de críticas, sugestões e/ou reclamações) antes de voltar ao executivo municipal, para a aprovação final.

Testemunhas de Jeová em congresso

As Testemunhas de Jeová reúnem-se em congresso, de 31 de Julho a 2 de Agosto, no Europarque de Santa Maria da Feira. O tema do encontro é “Mantenha-se vigilante!” e o público está convidado a assistir a qualquer sessão do programa. A sessão da manhã tem início às 9h20 todos os dias. Na sexta-feira e no sábado, a sessão da tarde terá início às 13h50. No domingo, a sessão da tarde iniciará às 13h30.
O congresso é organizado pela Associação das Testemunhas de Jeová, sendo esperados um total de seis mil congressistas das regiões de Coimbra, Figueira da Foz, Águeda, Aveiro e Porto.
Refira-se que A Sentinela – revista oficial das Testemunhas de Jeová – tem uma tiragem de mais de 37 milhões de exemplares, em 174 idiomas.

“4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” presentes nos Açores

A água, o pão, o vinho e o leitão, “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, vão estar presentes, na próxima semana, nos Açores, para mais uma acção de promoção/divulgação.
O Restaurante “O Típico” carrega o peso da responsabilidade de representar a marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, nas Festas da Praia da Vitória deste ano.
O vereador António Jorge Franco, da Câmara da Mealhada, participará, no dia 5 (dedicado à Região Centro), numa conferência, no âmbito de mais uma edição, a 10ª, da Feira da Gastronomia do Atlântico, onde fará a apresentar do projecto e da marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada águapãovinholeitão”
As Festas da Praia 2009 decorrem de 31 de Julho a 9 de Agosto, na cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Região Autónoma dos Açores.

Comemorações do centenário do Colégio da Mealhada

2009 é o ano do centenário da fundação do Colégio da Mealhada. Integrado no programa das comemorações, vai ter lugar no dia 24 de Outubro, o 25º. encontro de alunos, professores e funcionários do colégio.

Cruz Vermelha

Delegação agradece apoio para ambulância

A Delegação da Cruz Vermelha do Concelho de Mealhada vai mostrar esta terça-feira, a partir das 20h30, a ambulância de transportes de doentes e de socorro, que acabou de recuperar.
Para este objectivo, a Cruz Vermelha contou com o apoio de algumas autarquias do concelho, as quais convidou para mostrar o resultado final do trabalho. A apresentação deste novo veículo que estará ao serviço da instituição terá lugar no Largo do Garoto, na Pampilhosa.

Cursos de Socorrismo

“Aprenda a salvar uma vida” é o desafio que a Delegação da Cruz Vermelha do Concelho da Mealhada lança aos interessados nos cursos de socorrismo. Por vocação própria, a Escola da Cruz Vermelha mantém como meta principal a formação em massa da sociedade civil e empresarial “com um elevado nível de satisfação dos seus formandos e com uma orientação técnica a par das mais recentes evoluções na área”. O curso tem como objectivo assegurar o bom treino e a actualização teórico-prática das técnicas de socorrismo, com reciclagens periódicas. Os cursos disponíveis são os de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE), Curso Básico de Formação de Socorristas (FOR) e Curso de Tripulantes de Ambulância de Transporte (TAT).

Feira Social em Ventosa do Bairro

A Feira Social da Cruz Vermelha vai chegar esta semana à Freguesia de Ventosa do Bairro. A iniciativa, destinada a apoiar as famílias mais carentes com oferta de roupa calçado e outros, terá lugar na sede da Junta entre as 14h00 e as 17h00.

Curso intensivo de música na Pampilhosa

Arrancou esta segunda-feira, dia 27, e decorre até dia 31, na Escola EB 2.3 da Pampilhosa, um curso intensivo de música.
A iniciativa é do Grupo Disciplinar de Expressões Artísticas – Música, tutelado pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal da Mealhada, e conta com a colaboração daquela escola, que cedeu as instalações.
O curso, dirigido a executantes, foi particularmente concebido a pensar nos aerofones, (nomeadamente clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba/eufónio e gaita de foles).
Na área dos cordofones, está contemplada a formação em viola braguesa, cavaquinho, guitarra portuguesa, viola dedilhada e viola Baixo. O curso aposta, sobretudo, no aspecto prático da música, consubstanciado num grande número de momentos de prática musical, como factor de desenvolvimento sustentado.
Será dada especial importância a aulas individuais de instrumento, a aulas de música da câmara, ensaios de naipe e ensaios gerais. O curso terminará, na sexta-feira, com uma apresentação pública (um concerto de encerramento) na Escola EB 2.3 da Pampilhosa.

Festival de Folclore na Pampilhosa

O Grupo Regional de Pampilhosa do Botão promove mais um festival de Folclore da Vila de Pampilhosa, no próximo dia 1 de Agosto.
O programa tem início à 18h30, com a chegada dos grupos participantes ao Largo do Garoto – Pampilhosa, às 21h, haverá um pequeno desfile no Largo do Garoto, com passagem pelo palco e entrega de lembranças, às 21h30, actuam os grupos participantes: Rancho Folclórico de Baião - Entre Douro e Minho; Grupo Folclórico das Terras da Feira - Casa da Gaia – Argoncilhe - Douro Litoral sul; Rancho Folclórico do Bairro de Santarém – Ribatejo; Grupo Regional de Moreira da Maia - Douro Litoral norte; Grupo de coros e danças Virgem do Rosário - Murcia - Sul de Espanha e Grupo Regional de Pampilhosa do Botão (danças e cantares do Cértoma). Organização do Grupo Regional de Pampilhosa do Botão (Danças Cantares do Cértoma).

GRES Batuque adia eleição

O Grémio Recreativo Escola de Samba (GRES) Batuque, da Mealhada, que tinha marcado eleições para os seus corpos gerentes para o passado dia 24 de Julho, acabou por adiar a assembleia-geral para o próximo dia 21 de Agosto.
Esta reunião ordinária da agremiação, que inclui também a apresentação de contas, o Carnaval 2010 e outros assuntos de interesse para o Batuque, foi adida dada a existência de “alguns atrasos ao nível da contabilidade em relação às contas de 2009”, disse o presidente demissionário, Ricardo Ferreira, que, recorde-se anunciou a sua demissão no passado mês de Junho, alegando “falta de entendimento com alguns elementos da direcção, assim como alguma falta de transparência de atitudes tomadas pelos mesmos”.

Desfile de animais recriam tradição antiga em Barcouço

No dia 25 de Julho, sábado passado, em Barcouço, enquadrado nos festejos em honra de S. Tomé decorreu uma tarde um pouco diferente.
Diziam os nossos pais e avós que S. Tomé é o protector dos animais. Daí em tempos que já lá vão…, os agricultores nesse dia levavam os animais a dar umas voltas à capela, localizada junto ao cemitério, para que esse santo os protegesse de qualquer maldade ou doença.
Foi precisamente pelas 15h30 que, no largo da farmácia, se reuniram cinco carroças, puxadas por burros e enfeitas a rigor com os respectivos donos e muitas crianças que fizeram a sua primeira viagem de burro, dois cavalos lindíssimos vindos de Cavaleiros e uma égua e o seu filhote, cujo proprietário é de Barcouço. Após a organização dos animais deu-se início ao desfile, até à capela do S. Tomé.
De uma forma descontraída e animada, os animais lá foram dar as suas voltinhas à capela, os dois cavalos à frente, os burros no meio e a égua e o filhote atrás. Claro que a cena teve a sua graça, pois a esplendorosa égua tinha que andar sempre escondida para que um dos cavalos da frente não lhe deitasse o olho, pois ao longo do trajecto tinha dado indícios de ser capaz de fazer uma cena amorosa na frente da multidão, que os acompanhava. Também os burros com comportamentos bem diferentes nos presentearam com ultrapassagens fabulosas. Para abrilhantar a festa, a música esteve a cargo do gaiteiro.

Breves

Campo de futebol da Pampilhosa vai ter relvado

A Câmara Municipal da Mealhada adjudicou, por 125 000 euros + IVA, o arrelvamento do campo de futebol municipal da Pampilhosa. O prazo de execução é de 45 dias.

Lugar de táxi a concurso em Ventosa do Bairro


A Câmara Municipal da Mealhada abriu concurso público para atribuição de uma licença de táxi para ocupação de uma vaga do contingente de Ventosa do Bairro.

Arranjos na Vimieira

A Câmara da Mealhada adjudicou, recentemente, a empreitada relativa aos arranjos urbanos na Vimieira, por 106 637 euros + IVA.
A empreitada consta de trabalhos de requalificação no centro histórico, incluindo pavimento e mobiliário urbano. O prazo de execução das obras é de 120 dias.

Ecoponto em Antes

O largo da Igreja, em Antes, acaba de ser dotado de um ecoponto, destinado a estimular e promover a recolha selectiva de resíduos.

Capa Revista Expofacic 2009

Capa edição impressa de 22/07/2009

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Novo hotel de cinco estrelas no Luso

O Luso vai ter um novo hotel de cinco estrelas e uma clínica de fisioterapia e hidroterapia, cuja viabilidade foi aprovada na reunião de Câmara desta quinta-feira.

O complexo, que já obteve o parecer positivo do Turismo de Portugal, deverá ser construído num terreno, com mais de 12 500 m2. Situado ao longo da Avenida dos Castanheiros.

De acordo com a memória descritiva sujeita à apreciação da Câmara, o hotel terá 80 alojamentos, ocupando uma área ao solo de 1059 m2. Será dotado de piscina, SPA, ginásio, squash, bar e restaurante e de auditório para reuniões e congressos.

Por sua vez, a clínica, que ocupará sensivelmente uma área ao solo idêntica, terá 60 lugares de internamento, piscina, sauna, banho turco e ginásio, entre outros equipamentos.



Leia esta notícia, com mais detalhe, na próxima edição do Mealhada Moderna.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mealhada Moderna ganha terreno

Apenas duas décimas separam o Mealhada Moderna do seu concorrente directo na Mealhada, revela o estudo de audiências “Bareme-Imprensa Regional” de 2009, realizado pela Marktest.
O Mealhada Moderna integra o ranking dos jornais do distrito com maior audiência, com 0,5 %, ficando a apenas duas décimas do seu concorrente directo (Jornal da Mealhada), apesar da vantagem que tem de estar no mercado há mais de 20 anos, uma boa parte sem concorrência. No ranking em causa, o nosso jornal figura ainda à frente do Região Bairradina, outra publicação que está no mercado há mais de 20 anos.
Indicadores que deixam naturalmente muitos satisfeitos os seus responsáveis e a sua equipa de colaboradores, atendendo aos poucos anos de existência (nove) do projecto, que só há quatro anos apostou na sua profissionalização, com a consequente mudança radical a nível gráfico, mas sobretudo editorial.
Refira-se que a edição de 2009 do Bareme-Imprensa Regional resultou de uma parceria entre a Marktest e a empresa MeioRegional. O projecto foi delineado em conjunto pelas duas empresas, cabendo à Marktest a concepção técnica e a recolha e tratamento do estudo, e à MeioRegional a sua viabilização económica e comercial.
De referir ainda que o estudo diz respeito ao período compreendido entre Abril de 2008 e Março de 2009.
O relatório inclui rankings por distrito com os resultados de todas as publicações que obtiveram um mínimo de 0.5% de audiência no distrito.

Associação do Carnaval cancelou feira

A Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) cancelou a Feira de Automóveis Usados, agendada para o passado fim-de-semana, por “falta de adesão dos stands convidados”, justifica em nota enviada à comunicação social.
Esta feira, que a ACB divulgou no final de Março, mesmo sem se realizar foi motivo de um episódio curioso, na medida em que quando o executivo municipal tomou conhecimento do evento ele já estava referenciado como tendo apoio da autarquia.

Leitão da Bairrada também é rei em Wall Street

O "Wall Street Journal" da passada sexta-feira dedicou duas páginas ao Leitão da Bairrada. Apelidando a Mealhada de capital da iguaria, os jornalistas daquele periódico norte-americano fizeram uma incursão também por Anadia e Águeda na rota deste símbolo gastronómico, tecendo-lhes rasgados elogios.

Jovem alcoolizado terá apedrejado comboio em Pampilhosa

Um jovem de 21 anos, de nacionalidade angolana e residente em Coimbra, terá apedrejado um comboio na estação de Pampilhosa ao final da tarde de ontem depois de ter sido expulso da composição, onde viajava sem bilhete, disse fonte policial.
Segundo a mesma fonte, o indivíduo seguia num comboio apresentando sinais de estar alcoolizado, sendo convidado a sair pelos responsáveis da composição, por volta das 19h30, naquela estação do concelho da Mealhada, e terá reagido com o arremesso de pedras ao comboio, partindo uma das janelas.
Entretanto, a história continuou com o suspeito a entrar em nova composição, rumo a norte, sendo convidado, de novo, a sair, agora na Estação de Mogofores, de onde continuou a viagem a pé junto á linha, tendo sido interceptado pela GNR na estação de Paraimo-Sangalhos, que o identificou.

Nuno Alegre, do Movimento de Comerciantes e Hoteleiros do Luso, em entrevista

“Quem esperou 30 anos por obras esperava mais três meses”

O fecho do balneário termal do Luso nos meses do Verão pode trazer o encerramento de algumas unidades comerciais e dificuldades acrescidas para as unidades hoteleiras, num ano de crise Mundial, diz Nuno Alegre, do Movimento de Comerciantes e Hoteleiros do Luso, apelidando de “estranha” a decisão da Sociedade Água do Luso (SAL) e a postura do presidente da Câmara, Carlos Cabral. Para o entrevistado, “a SAL e a Câmara alhearam-se a esta pequena responsabilidade social”. Estes são alguns dos assuntos que Nuno Alegre aborda nesta entrevista, na semana em que os lusenses viram as portas do balneário a fecharem-se para obras, num Verão sem termalistas.

Vereador questiona legitimidade da avaliação ao piso da ciclovia

O parecer que a Câmara da Mealhada pediu ao Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção da Universidade de Coimbra (ITeCons) sobre o piso da ciclovia do Parque Urbano da Cidade foi feito à distância e com erros quanto ao custo dos materiais, denunciou o vereador eleito pelo PSD Carlos Marques, citando informações do autor do parecer em causa.
O processo de construção da ciclovia do futuro Parque Urbano da Cidade tem agora um novo episódio, com o vereador eleito pelo PSD, sem confiança política do partido, Carlos Marques, a “voltar à carga” para pôr em causa os pareceres que a autarquia apresentou na semana passada para sustentar que a solução construída é melhor que a que estava prevista, mesmo que tal mudança desrespeitasse o caderno de encargos da obra.
O assunto levou mesmo o vereador a interpelar telefonicamente Vitor Gil, do ITeCons, que confirmou o facto do parecer ter sido feito “com base em informações dos técnicos da autarquia não tendo existido por parte do ITeCons uma verificação no local das mesmas”, denuncia o vereador.

Desemprego na Mealhada

O concelho da Mealhada registava 733 desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no final de Maio, menos 21 que no mês anterior. Esta descida veio inverter a tendência de subida dos últimos meses.
O Concelho da Mealhada, segundo as últimas estatísticas do IEFP, tem 733 inscritos nos serviços de emprego, dos quais 386 são mulheres e 347 homens, sendo que 527 destes estão inscritos há menos de um ano e os restantes (206) com um ano ou mais tempo de registo. Destaque-se que em relação ao mês anterior houve uma forte diminuição no número de mulheres inscritas (menos 30 que em Abril)), tendo-se registado um aumento no número de homens inscritos, mais nove que no mês passado.
Em termos de desempregados de longa duração, o concelho da Mealhada registou uma quebra de 7 registos, passando dos 213, de Abril, para os 206, de Maio. No que diz respeito a registos com menos de um ano, houve também uma diminuição de 14 registos.
De acordo com as mesmas estatísticas, deste número total há 81 candidatos ao 1º emprego, menos três em relação ao mês passado.
Apesar da diminuição de desempregados inscritos, recorde-se que no concelho da Mealhada estes valores já não se registavam desde 2006.
O ano de 2009 trouxe, em Janeiro, o número de 690 inscritos, em Fevereiro 727, em Março 750 e em Abril 754, segundo aquelas estatísticas.
Olhando para os concelhos bairradinos vizinhos, a Mealhada passou agora a ser aquele que regista menos desempregados nos serviços de emprego, com estes 733. Segundo estas estatísticas do IEFP, Águeda lidera esta lista com 2029 registos (2023 no mês passado), seguindo-se o concelho de Cantanhede com 1156 (1204 e Abril), Anadia com 1070 (mais 8 que no mês anterior), Mealhada (754, mais 4) e Oliveira do Bairro com 742 pessoas registadas, menos três que em Abril.

Militantes do PCP reuniram em plenário

A lista dos candidatos da CDU para os diferentes órgãos concelhios podem ser conhecidas até ao final desta semana, concluiu o plenário de militantes do PCP, reunido na passada sexta-feira, na Freguesia de Pampilhosa.

EPVL apoia ensino profissional de Moçambique

A Escola Profissional da Mealhada (EPVL) é uma das dez escolas do país a servir de âncora para a implementação do ensino profissional em Moçambique, quando o Ministério da Educação e Cultura daquela ex-colónia quer criar uma escola deste tipo em cada um dos seus 128 distritos. Tida como referência no ensino profissional por aquele país, a EPVL abriu portas a uma comitiva de técnicos e professores de Moçambique para partilhar experiências nesta área.

EB 2.3 da Mealhada recebeu prémio nacional


A Escola EB 2.3 da Mealhada foi distinguida no concurso nacional “A Nossa Escola pela Não Violência”, lançado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género (CIG), em parceria com o Ministério da Educação. Um cartaz elaborado pelos alunos do 8º B valeu um prémio monetário de 2.500 euros, recebido em cerimónia no Parque das Nações, em Lisboa, na semana passada.

Encontro Inter-Institucional da Mealhada

A quinta edição do Encontro Inter-Institucional, dinamizado pela Rede Social da Mealhada, juntou cerca de quatro centenas de crianças no Centro de Estágios do Luso, na passada terça-feira, para um dia cheio de actividades desportivas e recreativas, encerrando esta iniciativa, que na semana passada juntou também perto de 300 idosos.

Jardim de Infância de Santana encerrou ano em festa

O Jardim de Infância de Santana assinalou o encerramento de mais um ano lectivo com muita animação. No passado dia 20 de Junho, realizou-se a festa de finalistas das crianças dos cinco anos e CATL. Nesta festa as crianças apresentaram algumas actividades para familiares e amigos. O evento culminou com a entrega de diplomas, bengalas, cartolas, capas, o partilhar do bolo de finalistas e o lanche convívio.
O CATL comemorou o Dia de S. João com uma marcha popular, “Olhó Balão”, que desfilou pelas ruas da Cidade da Mealhada. Os marchantes fizeram-se acompanhar por acordeão, bombo, saxofone e caixa enchendo as ruas de cor e alegria.
Oficializou-se o encerramento do ano lectivo com uma festa convívio que teve lugar no Parque dos Moinhos de Cereais do Lograssol no dia 27 de Junho. A festa convívio envolveu colaboradores, crianças, pais e familiares da instituição com torneio de jogos, dança, psicomotricidade e muita diversão, sem esquecer o mega Pic-Nic que uniu famílias e crianças ao longo de todo o dia.

“Linguagem e Voz” em debate

Decorreu no passado dia 1 de Julho uma acção de formação intitulada “Linguagem e Voz”, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre. A iniciativa teve como oradoras Ana Raquel Martins e Filipa Rodrigues (terapeutas da fala) e Maria da Conceição Peixoto (Médica Interna da Especialidade de Otorrinolaringologia).
Esta acção, foi promovida pelos Serviços Técnico-Pedagógicos do Agrupamento de Escolas de Mealhada, destinava-se a todos os docentes e não docentes do Agrupamento, tendo como objectivo principal abordar alguns temas essenciais para quem trabalha com crianças e adolescentes.

Festival de Folclore na Vimieira

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Vimieira promoveu, no sábado, o seu 24º. festival de folclore. Além do grupo promotor, participaram no espectáculo, o Rancho Folclórico de Santa Luzia (Airães – Felgueiras), Rancho Folclórico Associação C.S. Sagrado Coração Maria de Ferro (Ferro – Covilhã), Rancho Folclórico e Etnográfico Casais de Revelhos (Cavernães – Viseu) e Grupo Folclórico e Etnográfico da Região da Lousã (Favariça – Lousã).
Os grupos foram recebidos na sede da Junta de Freguesia de Casal Comba pela presidente do grupo anfitrião, pelo presidente da Câmara, Carlos Cabral e pelo presidente da Junta, Manuel Cardoso que, durante a sua intervenção, acrescentou mais uma maravilha às “quatro maravilhas da Mealhada”: as associações do concelho.
A anteceder o festival houve ainda um jantar e um desfile com os grupos participantes.
Na véspera, sexta-feira, teve lugar o jantar tradicional no Largo da capela e o arraial com o grupo Classe Média.

PAMPILHOSA | Feira de Stocks

A Associação Comercial e Industrial da Mealhada (ACIM) vai realizar, nos próximos dias 17, 18 e 19 de Julho, a 2ª. Feira de Stocks da Pampilhosa. Proporcionar aos estabelecimentos aderentes maiores e melhores oportunidades de negócio, bem como dar a conhecer ao público consumidor as potencialidades do comércio de proximidade, são os grandes objectivos de mais esta acção promovida pela ACIM, no âmbito da sua aposta de valorização e dignificação do comércio de proximidade.
A feira, que vai decorrer no recinto da Escola Básica n.º 1 da Pampilhosa (rua da Filarmónica), em simultâneo com a PAMPIARTE, será animada por figurantes trajados a preceito (animadores e mascote), que distribuirão brindes e sacos de plástico, entre os comerciantes e público em geral.

Filarmónica Pampilhosense | Escola de Música encerra ano lectivo

A Filarmónica Pampilhosense promove, no dia 11 de Julho, a audição de encerramento do ano lectivo da sua Escola de Música, com início às 15h30, no salão da Filarmónica.
PROGRAMA
15h30 – Alunos da 1ª e 2ª fases
16h00 – Solange Silva e André Lopes
16h30 – Alunos da 3ª fase
A Escola de Música volta em Setembro.

CASAL COMBA | Sessão de esclarecimento sobre registo de poços e furos

No próximo dia 13 de Julho, a partir das 9 horas, estarão presentes na Junta de Freguesia, técnicos da Administração da Região Hidrográfica do Centro, para uma sessão de esclarecimento sobre a aplicação do Decreto-Lei nº 226-A/2007, de 31 de Maio, relativo a utilização dos recursos hídricos, nomeadamente: furos, poços, charcas e fossas.
Os interessados deverão fazer-se acompanhar de Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão, Número de Contribuinte e Caderneta Predial actualizada.

ANTES | Irmandade de S. Pedro com nova direcção

No passado dia 29 de Junho, foi celebrado o dia de S. Pedro, com a presença dos irmãos na missa solene que habitualmente se celebra na capela local neste dia, em memória de todos os irmãos já falecidos. De seguida foi servido um lanche na residência do juiz da irmandade e, no final, procedeu-se à nomeação da nova direcção, tendo ficado constituída da seguinte forma:
Juiz: José Lousado de Oliveira
Vice Juiz: Emídio Marques Alves
Tesoureiro: Aurélio Ferreira de Sousa
1° Vogal: Fernando Graça Lousado de Oliveira
2° Vogal: Luís Filipe Andrade Pires de Lima
Portador da cruz: José Ferreira da Cruz.
Colaborante Principal: Adélia Conceição Oliveira

VACARIÇA | Geminação com Chermignac está mais próxima

Conforme avançou o Mealhada Moderna na anterior edição, uma delegação da Junta e assembleia de Freguesia da Vacariça esteve de visita a Chermignac (França) para desenvolver o processo de geminação entre as duas localidades.
No decorrer deste mês de Julho Vacariça e Chermignac apresentam candidatura comunitária para a criação e oficialização do processo de geminação entre ambas as localidades. A comitiva portuguesa estabeleceu contactos com o comité de geminação “para alinhavar os pressupostos desta união”, disse o presidente da Junta, José Rosa, destacando “a simpatia dos nossos irmãos de Chermignac, que nos receberam de braços abertos numa jornada muito positiva para ambas as localidades nesta aproximação desejada pelas duas partes”.

Gala 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada

A II Gala de Apresentação das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” está marcada para dia 10 de Julho, pelas 21h, no Cine-Teatro Municipal Messias. Na oportunidade, serão entregues os elementos distintivos das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”.
Recorde-se que o objectivo deste projecto passa por distinguir os agentes económicos do sector que garantam a autenticidade, a tradição e a qualidade dos quatro produtos que constituem a marca “4 maravilhas da mesa da Mealhada” (Água, pão, vinho e leitão).
O ano passado foi lançado o primeiro concurso para a utilização dessa marca e foi constituído um júri, composto por entidades ligadas ao sector, que elaborou o regulamento do concurso e avaliou as candidaturas.
Os 27 candidatos receberam os seus galardões – a bandeira e/ou o selo de distinção da marca – na I Gala de Apresentação das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. Este ano, tudo se repete. Novos concorrentes foram avaliados pelo júri e vão ser agora premiados na segunda edição desta iniciativa.

ACAPO realiza encontro desportivo no Luso

A Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) vai estar no Luso, de dia 10 a 12 de Julho, para um encontro desportivo. A iniciativa, que vai contar com cerca de 50 participantes, incluirá atletismo no Centro de Estágios do Luso, actividades lúdicas no Pavilhão Municipal e actividades radicais no exterior. O encontro desportivo da ACAPO tem o apoio da Câmara Municipal da Mealhada.
Programa de 10 de Julho:11h – Encontro na Estação de Coimbra B: deslocação para o Parque de Campismo do Luso;12h30m – Almoço no Parque de Campismo do Luso14h – Transporte dos participantes para a Pista do Centro de Estágios do Luso; 14h30 às 16h30 – Actividades de demonstração lúdico-desportivas na Pista de Atletismo do Centro de Estágios do Luso16h45 – Transporte dos participantes para o Pavilhão Municipal do Luso ;17h às 19h15 – Actividades de demonstração lúdico-desportivas no Pavilhão Municipal do Luso19h30 – Transporte dos participantes para o Parque de Campismo do Luso.

Capa edição impressa de 08/07/2009