quinta-feira, 31 de maio de 2007

LUSO
PISCINA ABRE NO SÁBADO

As Piscinas Municipais do Luso abrem as portas ao público já no próximo Sábado, dia 2 de Junho, às 11h.
Horário: 2ª feira – 13h às 19h, 3ª feira – das 11h às 19h, 4ª feira – das 13h às 19h, 5ª feira – das 11h às 19h, 6ª feira – das 11h às 19h, Sábado – das 11h às 19h, Domingo – das 11h às 19h.
Informações: tel. 231 930 846.
As Piscinas Municipais do Luso vão estar abertas ao público desde dia 2 de Junho até dia 16 de Setembro.
Piscina Municipal da Mealhada
2º Festival de Escolas da ANC

A Piscina Municipal da Mealhada vai ser palco, no próximo Sábado, dia 2 de Junho, a partir das 16h, do 2º Festival de Escolas da Associação de Natação de Coimbra 2006/2007.
A prova é destinada a nadadores com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, que pertençam a clubes da Associação de Natação de Coimbra, que estejam filiados nesta associação na categoria “Escolas”, e não tenham participado em nenhum torneio de cadetes. Cada nadador não pode participar em mais de duas provas individuais do programa e cada clube apenas pode apresentar três equipas de estafetas, constituídas por igual número de rapazes e raparigas.

Do Município de Cantanhede

Ministra da Educação homologou Carta Educativa


O Município de Cantanhede acaba de obter do Governo a homologação da Carta Educativa. O despacho que oficializa o reconhecimento da Ministra da Educação foi entregue ontem pelo Secretário de Estado da Educação, Dr. Valter Lemos, ao Vereador da Educação e da Cultura, Dr. Pedro Cardoso, num acto público que teve lugar no auditório do Recreio da Amadora. O documento refere que a Carta Educativa do Concelho de Cantanhede respeita a metodologia proposta para sua elaboração estando em conformidade com as orientações de política educativa.
Com a homologação da Carta Educativa fica concluído um processo que decorreu em várias etapas e que, nos termos da Lei n.º 159/99, entretanto regulamentada pelo Decreto-Lei Nº 7/2003, teve como resultado o «instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo dos equipamentos educativos a localizar no Concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e socio-económico do município.»
O Município de Cantanhede passa assim a ver oficializado o quadro de orientações estratégicas para concretização dos objectivos que pautam a sua actuação no sector da educação, no sentido de assegurar a crescente valorização das condições em que decorre o processo educativo no Concelho e promover o sucesso escolar em todos os graus de ensino.
Mas a grande importância que o executivo camarário cantanhedense atribui à aprovação do documento pelo Governo reside também no facto de essa aprovação ser condição obrigatória para que a autarquia possa apresentar candidaturas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para obtenção dos recursos financeiros necessários à construção de novas infra-estruturas e à requalificação de equipamentos educativos, de acordo com o previsto na redefinição da rede escolar do Concelho. E este aspecto é da maior relevância porquanto, esse processo, que estabelece objectivos de curto e médio prazo, contempla a edificação de novos estabelecimentos de ensino e intervenções de vulto em alguns existentes, de modo a que correspondam às exigências do que está preconizado na Carta Educativa.
Constituindo um modelo de análise sobre o sector da educação no Concelho, o documento dá conta, entre outros aspectos, das perspectivas de evolução demográfica e urbanística do Município de Cantanhede, a análise do tecido empresarial e uma reflexão sobre as tendências de evolução do ensino pré-escolar, básico e secundário, bem como das suas implicações a nível das instalações escolares. Neste último aspecto são apresentados quer o diagnóstico da situação existente quer projecções de desenvolvimento, com fundamentação das principais medidas a adoptar para esse efeito, medidas essas que são acompanhadas de um programa de intervenções devidamente calendarizado.
A este propósito, é referido que, «com base no diagnóstico do estado actual da rede educativa do Município, e tomando como premissas essenciais os novos caminhos e as novas necessidades que se perspectivam para o sistema educativo da próxima década, foram definidas as linhas estratégicas sobre as quais assentaram as propostas de reorganização da rede educativa a curto e a médio prazo.»Como objectivos fulcrais apontam-se «a criação de condições de igualdade e de oportunidade, bem como a garantia de um ensino de qualidade para a totalidade dos alunos do Município», a partir «da adequação da rede educativa aos novos territórios educativos, que culmina com a criação de nove centros educativos.»A reorganização da rede educativa do Município de Cantanhede assenta em três fases, a última das quais decorrerá depois de 2009/2010, «aquando da concretização dos novos equipamentos propostos na Carta Educativa, que aponta para a criação de oito Territórios Educativos, designadamente Ançã, Cadima, Cantanhede, Covões, Febres, Tocha, sector Noroeste e Sector Este do Concelho, nos quais serão integrados os 11 novos Centros Educativos a criar.
Ao nível da Educação Pré-escolar, e segundo o princípio de proximidade adoptado, será mantida a actual rede educativa, devendo surgir novos estabelecimentos deste nível de ensino, os quais, no sentido maximizar os recursos, poderão integrar os futuros Centros Educativos.
Perante este quadro de reorganização da rede educativa, a totalidade das crianças e dos jovens do Município de Cantanhede poderão usufruir dos mesmos meios pedagógicos e físicos, visto que os novos equipamentos educativos irão incluir biblioteca, refeitório, bem como espaços para as actividades de enriquecimento curricular, designadamente para a Educação Física, Expressão Plástica, Educação Musical, Informática e Língua Inglesa o que lhes irá conceder iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento.
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
2 MIL EM OLIVEIRA DO BAIRRO


A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai comemorar o Dia Mundial da Criança, na próxima sexta-feira, 1 de Junho, no estádio Municipal. Serão cerca de 2 mil crianças, num dia repleto de festa e diversão, em 6 mil metros quadrados de actividades à escolha.
O dia é organizado pela autarquia para todos os alunos da pré e do 1º ciclo do concelho, a manhã está reservada ao pré-escolar e à tarde ao primeiro ciclo. O relvado vai, durante um dia inteiro, transforma-se num campo colorido e saltitável de insufláveis concorridos. Há “acampamento da brincadeira”, ateliers de culinária, de música, de bonecas e de “vento”, pinturas rupestres, jogos tradicionais, teatro de fantoches e uma panóplia de actividades desportivas.
Para garantir o bem estar de crianças e adultos, haverá ainda um tenda lounge para professores e auxiliares recarregarem baterias entre um café, um jornal e uma conversa, bem como diversos pontos de água. O evento conta com o apoio do Intermarché de Oliveira do Bairro.





quarta-feira, 30 de maio de 2007

PJ de Aveiro deteve massagista
Por violação, ofensa à integridade física e violação de domicílio


A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um indivíduo do sexo masculino, massagista desportivo, de 30 anos de idade, pela presumível autoria dos crimes de violação, ofensa à integridade física e violação de domicílio, dos quais foi vítima a ex-companheira, de 24 anos de idade, actualmente desempregada.
Os factos criminosos ocorreram, no passado fim-de-semana, na casa da vítima, na comarca de Albergaria-a-Velha e na presença de uma filha, de ambos, ainda bebé.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coacção de apresentações bissemanais às autoridades policiais e proibição de se aproximar da vítima e sua residência.
Dias Coimbra, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Anadia

«Gostaria de ter saído com o quartel novo pronto»


Deixou há poucas semana uma vida de 17 anos dedicada aos Bombeiros de Anadia, mas já sente saudades. Na hora da despedida, Dias Coimbra, natural da Pampilhosa, confessa que o momento em que gostava de ter saído, era «quando o quartel novo estivesse feito», mas razões de saúde não permitiram que cumprisse esse objectivo. Cumpriu muitos outros, e recorda sobretudo bons momentos nesta dádiva ao próximo; fala de quando viu a morte à sua frente; prefere o silêncio quando se pede uma opinião sobre os incidentes nos Bombeiros da Mealhada; e admite que quando tocar a sirene estará sempre disponível e preocupado, não fosse o seu lema de vida «servir o próximo»…

(Entrevista para ler na íntegra, na edição impressa do Mealhada Moderna desta semana)



Cantanhede

Câmara entregou subsídios às associações desportivas


A Câmara Municipal de Cantanhede formalizou contratos programa de desenvolvimento desportivo com as associações do Concelho que desenvolvem actividade regular nesta área. Com a assinatura dos acordos, foi já entregue a primeira tranche dos subsídios que, neste âmbito, a autarquia disponibiliza para financiar despesas correntes em 2007. A segunda tranche, corresponde aos restantes 50% da verba total atribuída, será transferida no próximo mês de Setembro.
O apoio financeiro da Câmara de Cantanhede à actividade das associações desportivas em 2007 representa uma verba global de 100.000 euros, que foi repartida nos termos do regulamento municipal onde constam os “critérios e procedimentos” que estabelecem, objectivamente e com rigor, o modo como são definidos os montantes com que cada entidade beneficiária é contemplada.
MEALHADA
VIVEIROS JÁ SÃO DA AUTARQUIA
Uma pretensão da autarquia mealhadenses, que durou anos, concretizou-se hoje de manhã. A propriedade dos Viveiros Florestais da Mealhada foi definitivamente transferida das mãos do Estado para a Câmara Municipal da Mealhada.
A escritura de premuta do espaço, com o local onde se encontra a escola da Pampilhosa, foi hoje assinada, entre Carlos Cabral e o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, na câmara da Mealhada.
Na circunstância, Carlos Cabral deu conta que, dentro de um mês, deverá ficar concluído o projecto de reconversão dos Viveiros, que vão dar lugar ao Parque Urbano da cidade.

terça-feira, 29 de maio de 2007

IV Festival Internacional de DIXIELAND

MEALHADA MODERNA OFERECE INGRESSOS

Vai decorrer em Cantanhede, entre 7 e 10 de Junho, o IV Festival Internacioanl de DIXIELAND, evento musical ímpar em Portugal. O Semanário Mealhada Moderna, numa parceria com os promotores, vai oferecer ingressos para o evento.
Saiba como obter um ingresso na edição impressa desta semana do Mealhada Moderna.
VESTIDOS DE CHITA
CONCURSO EM ANADIA


O Concurso de Vestidos de Chita vai voltar a animar a vila de Anadia, decorrendo a sua 16º edição no próximo dia 2 de Junho (sábado), a partir das 21.30 horas, no Pavilhão dos Desportos de Anadia (junto às Piscinas Municipais).
O Certame, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, conta este ano com a colaboração Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Mogofores (ADABEM) e da comissão organizadora que habitualmente se associa a esta iniciativa.
De acordo com o figurino, o concurso contará com dois desfiles: um de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e outro para jovens de idade igual ou superior a 13 anos (embora as crianças com 11 e 14 anos possam, se assim o entenderem, concorrer neste segundo escalão).
A animação estará a cargo da ADABEM e do Popularis - Grupo de Música Popular Portuguesa.
Pela PJ de Aveiro

Detido por falsificar documentos e burla qualificada


A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem de 40 anos de idade, por existirem fortes suspeitas que seja autor dos crimes de falsificação de documento autêntico e burla qualificada.
No âmbito da investigação em curso, foram recolhidos elementos que apontam para que o detido, aproveitando a sua relação profissional com um Grupo empresarial de referência no mercado nacional, tenha conseguido a falsificação material de cheques, que lhe foram confiados para o pagamento das obrigações tributárias, logrando assim a obtenção dos seus valores.
Como forma de demonstrar junto da contabilidade do Grupo a entrega dos valores em causa nos cofres do Estado, terá ainda utilizado “selos” falsos de certificação do pagamento nas Tesourarias da Fazenda Pública, obtidos por contrafacção total.
A actuação descrita resultou na apropriação de valores consideravelmente elevados, ainda não totalmente apurados, que poderão rondar 1.000.000 (um milhão) de Euros.
O detido foi presente a 1.º interrogatório judicial, após o que lhe foi aplicada, pela Autoridade Judiciária competente, a medida de coacção de obrigação de permanência na habitação.
A investigação prossegue.

MAIS UMA ELIMINATÓRIA DA MISS BAIRRADA

SARA NEVES É MISS ÁGUEDA


A jovem Sara Neves, de 16 anos, natural de Fermentelos, foi eleita Miss Águeda/2007, no decorrer de mais uma eliminatória que levará à eleição de Miss Bairrada Moviflor.
A eleição decorreu no último fim de semana, no Cine-Teatro S.Pedro, em Águeda, perante uma sala cheia, onde foram ainda eleitas como 1ª Dama de Honor, Daniela Filipa, de Aguada de Baixo; 2º Dama de Honor, Elisabete Martins, de Barro; Miss Simpatia, Diana Cardoso, de Águeda; e Miss Fotogenia, Daniela Santos, de Aguada de Cima.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

FULLCONTACT
PREPARAÇÃO PARA O MUNDIAL EM ANADIA


O estágio nacional de preparação para o Mundial Fullcontact, será realizado no dia 2 de Junho, no Pavilhão de Vilarinho do Bairro, Anadia.
O horário definido para o estágio de um dia será das 10 às 12.30 horas, e das 16.30 às 19.00 horas, e contará com os melhores atletas nacionais.
LUSO
REMODELAÇÃO DA AV.EMÍDIO NAVARRO A CONCURSO

Já foi aberto o concurso público para remodelação da Avenida Navarro, na vila do Luso. O objectivo desta requalificação prende-se, essencialmente, com a necessidade de dar uma nova imagem a esta praça central do Luso e aos seus espaços envolventes, uma vez que este é o principal ponto de encontro de visitantes e turistas, que ali se deslocam atraídos, sobretudo, pelas fontes públicas e as águas termais.
Trata-se, assim, de uma empreitada também de valorização paisagística da Praça Emídio Navarro, na vila do Luso, que prevê a requalificação da zona dos quiosques, dos espaços verdes, a reorganização dos circuitos viários e pedonais, com o alargamento dos passeios e repavimentação geral, e novas infra-estruturas de águas, saneamento, pluviais e eléctricas.
VIVEIROS DA MEALHADA
GOVERNANTE ASSINA ESCRITURA
Está marcada para o próximo dia 30 de Maio (quarta-feira), a assinatura da escritura de transferência dos Viveiros Florestais para a Câmara Municipal da Mealhada.
A sessão será presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, e decorre na autarquia mealhadense.

DIA 9 DE JUNHO

JERÓNIMO DE SOUSA NA MEALHADA

O secretário-geral do Partido Comunista Português vai estar na Mealhada no próximo dia 9 de Junho.
Jerónimo de Sousa participa de um encontro subordinado ao tema «Agricultura e Mundo Rural», promovido pelo PCP, que decorre no Cine-Teatro Messias, a partir das 9 horas.


DETENÇÃO POR POSSE DE HAXIXE

Um jovem de 18 anos foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal, às 00:50 horas de hoje, em Vagos, por posse de haxixe.
A detenção foi efectuada durante uma acção de policiamento na Festa de Vagos. O jovem tinha 382 doses de haxixe e uma pistola calibre 6.35mm.
Foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Mira.
NA CÂMARA DA MEALHADA
AUDITORIA APONTA ILEGALIDADES E EMPOLAMENTO
Uma auditoria feita pela Inspecção Geral da Finanças (IGF) em 2005 à Câmara Municipal da Mealhada, aponta ilegalidades no Regulamento Municipal de Urbanização e da Edificação, empolamento de orçamentos e falta de transparência na celebração de alguns contratos de aquisição de terrenos/imóveis.
O resultado da auditoria, apesar de datar de 2005, só agora foi dado a conhecer, na última reunião do executivo mealhadense, razão pela qual os vereadores da oposição (PSD) querem saber de quem é a responsabilidade de só agora ser dado a conhecer.
Gonçalo Breda Marques, vereador social-democrata, já fez saber que irá fazer queixa junto do Provedor de Justiça e de outras entidades, para apurar responsabilidades no protelamento da apresentação da auditoria.
Por sua vez, Carlos Cabral, citado pelo «Público», já disse estar tranquilo, e que em seu entender, o relatório aponta apenas reparos quanto a questões técnicas com a aplicação do POCAL.
(Todos os pormenores, na próxima edição impressa do Mealhada Moderna)
PRETENSÃO REVELADA EM ANADIA

MUNICÍPIOS EQUIPADOS COM LOJAS DO CIDADÃO


Até ao ano de 2013, todos os municípios do país deverão estar equipados com Lojas do Cidadão, centralizando num só espaço os serviços da administração local e central, agilizando assim a relação entre a população e as autarquias e poder central.
A intenção do governo foi revelada hoje de manhã, na abertura das Jornadas Autárquicas, que decorrem até amanhã em Anadia.
Na oportunidade, Luís Carvalho, chefe de gabinete do secretário de Estado da Administração Local diria que a inovação, formação e utilização de novas tecnologias são «fundamentais para alterar a forma de gestão nas autarquias nacionais».

domingo, 27 de maio de 2007


FUTSAL INTER-FREGUESIAS


MEALHADA VENCE TORNEIO/2007

Terminou ontem o torneio inter-freguesias, organizado pela Câmara Municipal da Mealhada. As equipas da Mealhada e Luso defrontaram-se na derradeira jornada para disputar o título de campeão, já que ambas somavam os mesmos pontos.
O jogo decorreu no Pavilhão Municipal do Luso e, apesar do empate (2-2), que traduz o equilíbrio verificado entre ambas as equipas, a Mealhada sagrou-se vencedora do torneio, pela diferença entre golos marcado e sofridos.

JORNADAS AUTÁRQUICAS

POLÍTICOS NACIONAIS AMANHÃ EM ANADIA

Entre amanhã (28 de Maio) e terça-feira, decorrem no Cine-Teatro de Anadia, as Jornadas Autárquicas, promovidas pela Câmara de Anadia. Por lá vão passar alguns dos «notáveis» da política nacional como Jorge Coelho, Daniel Bessa, António Borges e Eduardo Cabrita.
O programa das Jornadas começa pela 9.30 horas, com a sessão de abertura, presidida pelo secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, Litério Marques, presidente da Câmara de Anadia; Neto Brandão, governador civil de Aveiro, José Ribeiro, presidente da assembleia municipal de Anadia e Pedro Mota e Costa, director da Smart Vision (parceira da organização). Segue-se o primeiro painel – O Novo Regime Financeiro das Autarquias Locais – orientado por Eduardo Cabrita; às 11.15 decorre o segundo painel – O novo regime jurídico do sector empresarial local – com intervenção de António Monteiro, deputado do CDS/PP. À tarde, o primeiro tema será a Optimização estratégica da Cadeia de Valor, com Pedro Mota e Costa, da Smart Vision; seguindo-se a abordagem do tema Novo Código da Contratação Pública e transposição das novas regras comunitárias, por João Amaral e Almeida, que integra o grupo de trabalho para a elaboração do Projecto de Código da Contratação Pública.
O dia termina com o painel O papel dos municípios como agentes do desenvolvimento estratégico sustentável, com a participação de Jorge Coelho, membro do Conselho de Estado.
O dia 29 de Maio começa com o tema Quadro de Referência Estratégico Nacional para 2007/13. Serão oradores Alfredo Marques, presidente da CCDRC e João Vasco Ribeiro, presidente da WRC. Segue-se o painel Corporate Governance – Novos paradigmas de gestão autárquica orientada para a criação de valor, com intervenção de António Borges. A descentralização do Poder Administrativo do Estado – Que Futuro? é o tema que se segue, abordado por Arlindo Cunha.
A Regionalização e o Poder Local é o tema que abre os trabalhos da parte da tarde, com a intervenção de Dias Loureiro, seguindo-se a sessão de encerramento.



PELO LIONS DA BAIRRADA


AUGUSTO AMORIM E ADABEM GALARDOADOS




O médico anadiense, falecido recentemente, Augusto Amorim, foi este fim-de-semana distinguido pelo Lions Clube da Bairrada (Anadia) com o galardão de Cidadão do Ano. Na mesma ocasião, o clube distinguiu a ADABEM - Associação de Dadores de Sangue de Mogofores, com o galardão de Colectividade do Ano.

A cerimónia juntou cerca de uma centena de amigos e convidados dos homenageados. Na oportunidade, Alexandre Almeida, presidente do Lions, não deixaria de relevar o papel importante de médico e amigo, que nem um «João Semana», desempenhado por Augusto Amorim; elogiando igualmente a determinação, empenho e mérito da ADABEM.

sábado, 26 de maio de 2007


FINAL DECORREU ONTEM NA MEALHADA


ALBERGARIA VENCE ESCOLÍADAS 2007



O Colégio de Albergaria-a-Velha é o vencedor da edição 2007 do concurso inter-escolas Escolíadas.

A final disputou-se ontem à noite, na discoteca «Outro Mundo», entre o Colégio de Albergaria-a-Velha, Secundária D.Dinis (Coimbra) e Escola da Gafanha da Nazaré (Aveiro). A escola de Albergaria totalizou 275 pontos nas provas de teatro, música, pintura, cultura geral e claque, e venceu o concurso. Na segunda posição ficou a Escola da Gafanha, com 268 pontos, sendo a terceira posição ocupada pela Secundária D.Dinis, que somou 259 pontos.

A cerimónia de entrega de prémios às 17 escolas participantes está marcada para 6 de Junho, a partir das 21 horas, no Cine-Teatro Messias, na Mealhada, com a reposição das provas mais pontuadas durante o concurso.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

No Luso

Selecção prepara-se para o Mundial de Hóquei

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos de Hóquei em Patins vai realizar o seu estágio de preparação para o 38º Campeonato do Mundo no Pavilhão Municipal do Luso.
O estágio começará a 30 de Maio e terminará a 14 de Junho, um dia antes da comitiva partir para a Suiça, mais propriamente para Montreux, para participar, de 16 a 23 de Junho próximo, no 38º Campeonato do Mundo.
No Teatro Messias
"Encontro com as Artes".
No âmbito das comemorações do Dia da Criança, a Escola Secundária da Mealhada promove, dia 2 de Junho, no Cine-Teatro Messias, um sarau artístico, com início marcado para as 16.30 horas.
A iniciativa, organizada em colaboração com o Colégio de Famalicão e Escola de Bailado de Águeda, tem o apoio da Câmara da Mealhada.
As entradas são livres mas há lugar à emissão de bilhetes que deverão ser levantados no próprio dia, no Cine-teatro, antes do início do espectáculo.
No espectáculo actuarão: dois grupos corais do colégio Nª. Sra. da Assunção, um com alunos do 1º ciclo e o outro com alunas dos restantes níveis de ensino; uma turma de ballet da Escola de Bailado de Águeda que apresentará um excerto do bailado clássico "O Corsário" com música de Adolph Adam; e a turma A do 9º ano da Secundária da Mealhada com a representação do "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente.
Dia Mundial sem Tabaco
Rastreio Respiratório na Mealhada

No dia 31 de Maio - Dia Mundial sem Tabaco – o Hospital Misericórdia da Mealhada vai realizar um rastreio funcional respiratório.
A iniciativa, para além de assinalar esta data, tem por objectivo alertar para os malefícios do tabagismo e para a respectiva exposição ao fumo do tabaco, bem como para a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), que é a 3ª principal causa de morte no mundo e onde o consumo de tabaco surge como principal factor de risco.
A iniciativa decorrerá da parte da manhã no Intermarché da Mealhada, e durante a tarde no Hospital Misericórdia da Mealhada.
Este rastreio será efectuado através de sessões de espirometrias (um teste de função respiratória) especialmente dirigida a fumadores ou ex-fumadores, pessoas com mais de 40 anos e/ou que apresentem sintomas respiratórios, como tosse, expectoração ou cansaço.
Mealhada
II Meeting de Treinadores de Futebol

No dia 1 de Junho vai decorrer, no Cine-Teatro Messias, o II Meeting de Treinadores de Futebol. Após uma primeira edição de sucesso, em Maio de 2005, o Meeting de Treinadores de Futebol regressa à Mealhada para procurar fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre os agentes desportivos nacionais. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Mealhada em co-produção com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra.
O II Meeting de Treinadores de Futebol vai contar com um painel de convidados de peso. Para além do norte-americano Robert Malina (Universidade Estado de Michigan), o evento contará ainda com a participação de António Natal (FADE da Universidade do Porto/ Boavista Futebol Clube), António Figueiredo (FCDEF da Universidade de Coimbra/ AAC - OAF), Jorge Castelo (FMH da Universidade Técnica de Lisboa), Luís Castro (F.C. Porto), António Carraça (S.L. Benfica) e, por último, Paulo Cardoso e João Aroso (ambos do Sporting C. P.).

quinta-feira, 24 de maio de 2007




DELEGAÇÃO DE ESPANHA NAS ESCOLÍADAS/2007

O Colégio de Albergaria-a-Velha, a Secundária de Dom.Dinis, de Coimbra e a Escola da Gafanha da Nazaré vão tentar alcançar o primeiro lugar na grande final das Escolíadas 2007. Será amanhã pelas 22h30 na discoteca «Outro Mundo», na Mealhada.,
Depois de 17 estabelecimentos de ensino dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu terem apresentado a sua Arte em momentos de Teatro, Pintura, Dança, Música e claques, chegou a altura das mais pontuadas voltarem ao palco das Escolíadas, e este será o melhor momento para Escolas interessadas em participar em próximas edições estejam presentes. É por isso mesmo que estará presente uma delegação da “Junta do Serviço de Educação de Castilla e León” afim de levarem mais elementos, já que se prevê uma participação de duas escolas Espanholas em 2008.
«Alpha» foi o tema escolhido pelo Colégio de Albergaria para a sua prestação. Os desafios, as interrogações e as dúvidas acerca da origem do Universo, da vida e da morte continuam a inquietar a ciência, a filosofia, a teologia e o homem comum. Esta foi a forma encontrada pela escola para contribuir para o «esclarecimento» dessas mesmas dúvidas, traduzido em palco nas suas prestações de teatro, música e pintura.
A Escola D.Dinis entendeu ser «urgente parar e reflectir sobre a sua importância». Desta forma, a escola optou pelo tema da «Arte de Comunicar», como forma de alertar para este fenómeno complexo e abrangente.
A escola da Gafanha da Nazaré, optou por marcar presença nas Escolíadas com o tema da Interculturalidade, querendo passar a mensagem da necessidade de promover a igualdade – valorizar a diferença.
O concurso, organizado pela Associação Recreativo Cultural – Escolíadas terá ainda uma “Gala de Entrega de Prémios” a decorrer no dia 06 de Junho no Cine-Teatro Messias, na Mealhada. Neese dia serão repetidas as provas mais pontuadas de todas as sessões e todas as Escolas serão premiadas.
Até Junho

Formação em Internet

Estão a decorrer no Espaço Internet Mealhada Digital, até ao próximo mês de Junho, acções de formação gratuitas na área das Novas Tecnologias. Uma iniciativa que permite aos interessados obter, após um exame prático, o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação, habilitando-os, por exemplo, a escrever um texto no Word, a gravá-lo numa pasta, a aceder à Internet e a enviá-lo por correio electrónico.
Casa do Ambiente na Mealhada
Vai estar presente a Casa do Ambiente no Jardim Municipal de Mealhada de 28 Maio a 8 de Junho.A Casa do Ambiente é da responsabilidade da ERSUC. Os horários das visitas deverão ser acordados entre o Município e as escolas.


1 e 2 de Junho, no Espaço d´Orfeu


microFestival Trad

No fim-de-semana de 1 e 2 de Junho, a latada do Espaço d’Orfeu (Águeda) vai ser palco de um microFestival com uma programação dedicada exclusivamente à música tradicional, retratando algumas das suas várias facetas. Um convite para os apaixonados pelos ritmos contagiantes das músicas e danças tradicionais e para todos os que se queiram deixar envolver. Eles tocam, ensinam as coreografias e nós bailamos. Festa garantida, de porta literalmente aberta! Sexta e sábado, a partir das 22h00, no Espaço d’Orfeu.
ANADIA
TORNEIO INTER FREGUESIAS COMEÇA A 02 DE JUNHO

Inicia-se no próximo dia 02 de Junho no novo campo de futebol sintético do Complexo Desportivo de Anadia o “ 2º Torneio Inter Freguesias de Futebol de 7 – Anadia 2007 “ sendo uma das actividades desportivas paralelas da 4ª edição da Feira da Vinha e do Vinho
Após a realização do sorteio no passado dia 15 de Maio, o torneio terá três séries de cinco equipas, representando as quinze Freguesias do concelho de Anadia.
A primeira jornada está agendada para o dia 02 de Junho, com a realização de seis jogos, distribuídos pelos dois campos de futebol de 7, às 09.30 H, 10.30 H e 11.30 H.
A segunda jornada no dia 03, a terceira dia 09, a quarta dia 10 e a quinta dia 12, com a realização dos jogos às 09.30 H, 10.30 H e 11.30 H.
Os quartos de final estão agendados para o dia 14 de Junho, com a realização de quatro jogos, sendo os dois primeiros às 19.00 H e os segundos dois jogos às 20.30 H
As meias finais serão realizadas no dia 16 de Junho às 09.30 H e às 11.00 H, enquanto que a final e os terceiros e quartos lugares serão discutidos no dia 17 de Junho, também às 09.30 H e às 11.00 H.
A cerimónia de entrega de prémios será realizada no intervalo do desfile das marchas populares na noite do dia 17 de Junho, encerrando a Feira da Vinha e do Vinho / 2007.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Cine-Teatro recebe
Exposição sobre “A Mulher na Imprensa Desportiva”

O Cine-Teatro Messias vai receber, de dia 28 de Maio a dia 1 de Junho de 2007, no âmbito do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos, uma exposição sobre “A Mulher na Imprensa Desportiva”.
A iniciativa, organizada pelo Instituto de Desporto de Portugal, Museu Nacional do Desporto e Câmara Municipal da Mealhada, conta com o apoio da Associação Portuguesa Mulheres e Desporto, da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres e do Instituto Português da Juventude.
“Ao reivindicarem iguais direitos no desporto, ao transporem as fronteiras que lhes foram impostas, as mulheres tornam-se guerreiras; quando conquistam espaços no território masculino e o seu valor é reconhecido, acedem ao mundo das deusas, junto de Rhea, a mãe de todos os deuses”, do livro “Deusas e Guerreiras dos Jogos Olímpicos”, de Isabel Cruz, Paula Silva e Paula Botelho Gomes.
Até ao primeiro trimestre de 2008
Vida das empresas disponível também em Inglês

Até ao primeiro trimestre de 2008 o Ministério da Justiça vai disponibilizar em inglês a informação constante do registo comercial. O registo comercial português passará a ser bilingue, permitindo que qualquer interessado possa, por via electrónica, conhecer a informação sobre a situação jurídica dos registos de uma sociedade comercial, tanto em português, como em inglês.
A generalidade da informação constante do registo comercial vai estar disponível em inglês, o que inclui todos os factos da «vida da empresa» constantes do registo comercial como, por exemplo, informação sobre os sócios, sobre os gerentes e administradores, o objecto social da sociedade, cessões de quotas, alterações de estatutos, aumentos de capital social, etc.
O Registo Comercial bilingue permite disponibilizar aos investidores estrangeiros a informação sobre as empresas portuguesas de modo mais acessível, por força da utilização de uma língua universalmente utilizada no ramo dos negócios e compreendida em qualquer parte do mundo.
Esta medida constitui um incentivo à competitividade da economia portuguesa e à atracção de investimento estrangeiro em Portugal.
Diz Ministério das Finanças

Prazos de reembolsos de IRS sem alteração


Na sequência de várias notícias que davam conta que, devido às alterações efectuadas aos prazos para reembolsos do IRS, estes iriam ser recebidos mais tarde do que o habitual, o Ministério das Finanças e da Administração Pública esclarece o seguinte:
1 - Nos termos do disposto no artigo 96º, nº 1 do Código do IRS (todas as disposições legais adiante mencionadas se referem a este Código), com a redacção dada pela Lei nº 53-A/2006, de 29 de Dezembro, a diferença entre o imposto devido a final e o que tiver sido entregue nos cofres do Estado, em resultado de retenção na fonte ou de pagamentos por conta, favorável ao sujeito passivo, deve ser restituída até ao termo dos prazos previstos no nº 1 do artigo 97º.
Assim, para os contribuintes que tenham apresentado a declaração de rendimentos (modelo 3) dentro dos prazos legalmente estabelecidos (artigo 60º, nº 1, com a redacção dada pelo Decreto-Lei nº 238/2006, de 20 de Dezembro), a devolução das importâncias referidas no parágrafo anterior (reembolsos), deve ser efectuada até às seguintes datas:
a) 31 de Agosto, para as declarações apresentadas pelos contribuintes que apenas tenham recebido, ou tenham sido colocados à sua disposição, rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (Pensões);
b) 30 de Setembro, para as declarações apresentadas pelos contribuintes que tenham auferido outros rendimentos, isoladamente ou em conjunto com os referidos na alínea anterior.
2 - Deste modo, verifica-se que houve da parte de alguns órgãos de comunicação social uma errada interpretação dos preceitos legais em vigor, pois embora tenham sido efectuadas alterações ao Código do IRS através dos dois diplomas acima mencionados, os prazos para reembolso aos contribuintes não sofreram qualquer modificação relativamente aos que estavam estabelecidos para os anos anteriores.
3 - Contrariamente ao noticiado, o que efectivamente se verifica é uma postergação do prazo legal de pagamento do imposto (artigo 97º) embora sem qualquer alteração no tocante ao prazo para a concretização dos reembolsos.
Torneio Inter-Freguesias de Futsal
Luso e Mealhada discutem título
O 2º Torneio Inter-Freguesias de Futsal termina no próximo sábado, dia 26 de Maio. Os jogos previstos para a última jornada são os seguintes:
19h30 – Antes x Ventosa do Bairro – Pavilhão do Sume - Antes
19h30 – Barcouço x Vacariça – Pavilhão Municipal da Pampilhosa
21h30 – Casal Comba x Pampilhosa – Pavilhão Municipal de Casal Comba
21h30 – Luso x Mealhada – Pavilhão Municipal do Luso
O jogo entre o Luso x Mealhada irá decidir qual será a equipa vencedora do torneio, já que ambos os clubes lideram a tabela classificativa, com precisamente os mesmos pontos, 34.
Esta iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada, em colaboração com as oito Juntas de Freguesia do concelho, procura promover a prática desportiva junto dos munícipes, estimulando o convívio social entre os mealhadenses e o intercâmbio entre as diferentes freguesias. No final do torneio, haverá uma atribuição de medalhas a todos os participantes e de taças para todas as equipas. Está ainda prevista a atribuição de prémios ao melhor marcador, ao melhor jogador e à equipa que demonstre ter melhor fair play.
Challengers Trophy 2007

Aveiro é a cidade escolhida para o Prólogo

A um mês de arrancar a maior prova nacional de desporto-aventura para empresas, Aveiro foi, pela primeira vez, a cidade escolhida para a realização do Prólogo, o pontapé de saída do Challengers Trophy. A “veneza portuguesa” estreia-se assim no programa do evento que tradicionalmente escolheu a cidade Lisboa para a realização do Prólogo e, na última edição, quebrou a tradição, escolhendo a cidade invicta.
A organização está muito satisfeita com a selecção de Aveiro e deposita grandes expectativas nos recursos naturais e logísticos da cidade para a realização desta primeira prova. “Estamos a pensar aproveitar ao máximo todas as condições existentes, envolvendo desde os canais da ria, às divertidas bugas (bicicletas que autarquia disponibiliza aos habitantes), que podem ser utilizadas como preparação para os grandes desafios em BTT”, explica Pedro Vieira, director da prova.
A pouco mais de 15 dias da data limite de inscrições, a 13ª edição do Challengers Trophy 2007 reúne já equipas de grandes empresas como o Millenium BCP, que inscreveu cinco equipas na prova, o Montepio Geral, a Edisoft, a Tetra Pak, o Sapo, a Mazda, a Inteli, a Epal, entre muitas outras.
Para o grande dia, 22 de Junho, “todos os detalhes estão a ser pensados. Nada será deixado ao acaso. As equipas vão poder contar com momentos de grande adrenalina e de grande descontracção”, garante Pedro Vieira.
As inscrições podem ser feitas através do site
www.challengers-trophy.pt.

Sobre o Challengers Trophy

O Challengers Trophy 2007 é uma competição organizada pela EGOR, pela DESAFIO GLOBAL ativism e pelo semanário EXPRESSO, que se realiza de 22 a 24 de Junho, em castelo de Paiva.
Em Portugal desde 1991, ano da primeira edição que teve lugar na Serra da Lousã, com a organização da EGOR e do EXPRESSO. Em 2002, já como evento EGOR e DESAFIO GLOBAL ativism, o Challengers Trophy assume uma nova identidade gráfica e uma nova assinatura, apesar de manter os mesmos fundamentos que estão na sua origem. Desde a sua primeira edição, o Challengers Trophy já contou com a participação de mais de 4.000 quadros que arriscaram sair do escritório para fazer estratégia em outdoor.
O Challengers Trophy divide-se em duas classes, Classics e Masters, destinadas a equipas com preparações físicas diferentes, de forma a assegurar o maior equilíbrio entre os participantes dos dois escalões.

Anadia

«Estrelas» políticas na «ante-estreia» do Cine-Teatro

O Cine-Teatro de Anadia, uma obra ainda não inaugurada, vai ter a sua «ante-estreia» nos próximos dias 28 e 29 de Maio. Por lá vão passar personalidades políticas como Eduardo Cabrita, Daniel Bessa, António Borges, Jorge Coelho ou Dias Loureiro, para participaram nas Jornadas Autárquicas, da iniciativa da câmara. O evento era para acontecer no Museu do Vinho, mas a elevada adesão «apressou» a abertura do novo Cine-Teatro local.
O Cine-Teatro de Anadia situa-se na zona Montouro, junto ao complexo desportivo de Anadia.
Este projecto surge da necessidade de substituir o antigo Cine-Teatro S. Jorge, em total degradação e com deficientes condições de segurança, bem como do cumprimento das novas regras de eliminação das barreiras arquitectónicas existentes.
O novo edifício tem uma implantação de 1182,00 m2 e uma área bruta de construção de 2180.00 m2, pelos quais estão distribuídos as áreas correspondentes ao sub-palco, arrecadações, depósito de material, instalações de apoio ao pessoal de serviço, sala de espectáculos, auditório, com capacidade total para 277 lugares que engloba a plateia e o balcão, sendo oito lugares reservados a pessoas com deficiência motora. A sala complementa-se com as áreas reservadas a camarins, palco, bar e instalações sanitárias, camarotes, régie, zona de foyer e as correspondentes instalações sanitárias.
Os amplos espaços existentes nas zonas do foyer e nalguns corredores e patamares dos pisos existentes, permitirão a realização de algumas exposições culturais.
Ao palco correspondem as dimensões de 13 m e 10 m na largura e profundidade, respectivamente, para 10 m de boca de palco e altura de 6,50 m.
O equipamento cénico a instalar, designadamente a mecânica de palco será inovadora, utilizando novas tecnologias de programação. O mesmo se propõe para a iluminação cénica, som e projecção.
Este novo edifício, surge como forma de diversificar a oferta cultural do Município de Anadia e da Região, «apostando numa programação cuidada e qualificada nas diversas áreas, que potenciem o Cine-Teatro como espaço cultural moderno e que promova com qualidade, o cinema, o teatro, os concertos e espectáculos, os colóquios, os congressos, as conferências e as exposições temporárias, entre outros», aponta a autarquia.

Coimbra
PJ detém presumíveis traficantes
A Polícia Judiciária, através da Directoria de Coimbra, identificou e deteve 4 pessoas, três homens e uma mulher, residentes nas cidades de Coimbra e de Viseu, pela presumível prática, de forma reiterada, de crimes de tráfico de estupefacientes.
No decurso das investigações, centradas no combate às redes de abastecimento a estas cidades, foram apreendidas mais de 2500 doses de cocaína, 2400 doses de heroína, duas armas de fogo, dois automóveis, quatro balanças de precisão, 3.500 euros em dinheiro bem como outros objectos relacionados com a prática dos crimes.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 26 e os 47 anos, alguns dos quais em liberdade condicional pela prática do mesmo tipo de crimes, foram presentes a primeiro interrogatório judicial e ficaram sujeitos à medida de coacção de prisão preventiva.
Cantanhede
Suspeitos de furto de cobre detidos

Quatro jovens foram detidos, na noite de ontem (dia 22), na localidade de Póvoa da Lomba, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede, por suspeita de furto de cobre.
As detenções surgem após investigações realizadas por queixas de furto de cobre de linhas telefónicas.
Na sequência desta acção foram apreendidas duas viaturas ligeiras e vários rolos de cobre.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 16 e os 27 anos, serão presentes ao Tribunal de Cantanhede para primeiro interrogatório judicial.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Anadia acolhe seminário
Gestão da Qualidade nas Respostas Sociais
Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, no Museu do Vinho, em Anadia, um seminário sobre «Gestão da Qualidade nas Respostas Sociais»
A iniciativa, promovida pela autarquia, em parceria com com outras instituições, pretende ser um espaço no qual se pretende criar uma dinâmica de reflexão e diálogo sobre questões ligadas às instituições de apoio social e aos parâmetros desenvolvidos como critério de qualidade.
De 25 a 30 de Maio
IV Semana da Solidariedade de Cantanhede

De 25 a 30 de Maio, decorrem em Cantanhede diversas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal, no âmbito da IV Semana da Solidariedade do Concelho.
O programa inclui diversas acções, com incidência no debate e reflexão sobre questões de intervenção social, bem como na dinamização de actividades de convívio direccionadas para os sectores da população beneficiários, contando para o efeito com o envolvimento activo das IPSS e outras instituições.
O objectivo é estabelecer um quadro de referência sobre as orientações que devem pautar a actuação dos agentes sociais face aos novos desafios que se colocam ao sector, no sentido de potenciar os recursos existentes e alargar o âmbito de intervenção da rede social. Pretende-se ainda sensibilizar a população em geral para a importância da actividade que as instituições desenvolvem e fomentar a participação dos cidadãos nas acções de carácter social promovidas pelo Município e por outras entidades do Concelho.
De 25 a 2 de Maio
Campeonato Nacional de Natação Masters
De 25 a 27 de Maio realiza-se nas Piscinas Municipais de Cantanhede o Campeonato Nacional de Natação Masters.Organizado pela Federação Portuguesa de Natação, em parceria com o Município de Cantanhede, o campeonato vai registar a participação de cerca de 400 nadadores masculinos e femininos, que vão competir em diferentes escalões, o primeiro dos quais dos 25 aos 29 anos, e o último para os que têm idade igual ou superior a 80 anos.A Natação Masters é um programa de natação orientado para os atletas que deixaram a alta competição, mas que mantêm a prática da modalidade em termos de manutenção física ou que pretendem competir a nível local, nacional ou mesmo internacional.Nesta vertente da modalidade, os nadadores podem competir individualmente nas várias provas do calendário, por agrupamentos de série em função dos escalões etários a que pertencem, ou constituir equipas para participação em estafetas, equipas essas que podem incluir elementos de diferentes idades, mas cujo somatório não pode ultrapassar determinado número de anos.


Eleitas as Melhores Sobremesas com Kiwi 2007

Integrado no evento “Viva as Associações”, a ACIB- Associação Comercial e Industrial da Bairrada realizou no passado dia 20 de Setembro, a III Edição do concurso “Melhor Sobremesa com Kiwi”, em Oliveira do Bairro.
Os grandes vencedores do Concurso foram, na categoria “Restaurantes/Pastelarias” Paleta de Kiwi - Padaria Pastelaria Doce Oiã 93 e na categoria “Particulares/Produtores/Associações ”Doce Tentação de Kiwi de Maria Helena Neves
O Concurso contou com um total de 11 sobremesas, que se distribuíram pelas duas categorias existentes, sendo a classificação a seguinte:
“Restaurantes/Pastelarias”
-Paleta de Kiwi - Padaria Pastelaria Doce Oiã 93 1º Classificado
-Pirámide de Kiwi – Padaria Pastelaria Virgem Maria 2º Classificado
-Floresta do Paraíso – Paraíso Hotel 3º Classificado
-Bombom de Kiwi – Residencial Estância – Certificado de Participação
-Lingote de Kiwi - Padaria Pastelaria Doce Oiã 93 - Certificado de Participação
-Pané com Kiwi – Padaria Pastelaria Virgem Maria - Certificado de Participação
-Pizza de Kiwi - Allô Pizza - Certificado de Participação

“Particulares/Produtores/Associações”
- Doce Tentação de Kiwi – Maria Helena Neves 1º Classificado
- Kiwi Me – Associação de Pais do Centro Social de Oiã 2º Classificado
- Tarde de Kiwi - Associação de Pais do Centro Social de Oiã 3º Classificado
- Foguetão – Atómicos Sport Club - Certificado de Participação

Os critérios de avaliação que o júri, composto por três elementos, utilizou para a avaliação das sobremesas foram os seguintes: apresentação, paladar, originalidade e nome.
Esta iniciativa, à semelhança dos anos anteriores, contou com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Kiwicoop e Porcel.
A ACIB congratula-se com o aumento de participantes, em relação ao ano anterior; na categoria de “Restaurantes/Pastelarias”, o que denota o esforço e empenho destes estabelecimentos em bem servir os seus consumidores, inovando e apostando na qualidade dos produtos oferecidos.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Pampilhosa
«Iniciação à Pesca» em Oficina Ambiental
No próximo dia 26 de Maio, das 8h30m às 12h30m, vai decorrer no Jardim Público da Pampilhosa a sétima Oficina de Educação Ambiental, denominada “Iniciação à Pesca”.
A iniciativa, que tem como objectivo dar a conhecer as espécies animais e vegetais que existem no Jardim Público da Pampilhosa e, sobretudo, fazer uma abordagem à pesca desportiva, é destinada a crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, e será monitorizada pela Associação D. C. Pescadores da Pampilhosa.
As inscrições para esta oficina têm um custo de 2 euros por pessoa e podem ser efectuadas no local ou na Biblioteca Municipal da Mealhada, pessoalmente ou através do telefone 231 201 681.
A oitava, e última, oficina está já programada para dia 30 de Junho. Chama-se “Construção de Sons”, é destinada a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos, e terá lugar no Parque dos Moinhos de Cereais do Lograssol.
As Oficinas de Educação Ambiental são um projecto da Câmara Municipal da Mealhada que visa criar uma consciência ambiental e sensibilizar sobretudo os mealhadenses para os problemas ambientais do concelho.


Jornadas da WRC na Curia


Oportunidades Estratégicas Regionais e Novos Projectos

A WRC - Agência de Desenvolvimento Regional e a Câmara Municipal de Anadia, em colaboração com a Associação de Informática da Região Centro (AIRC) promoveram, no passado dia 18, o debate Oportunidades Estratégicas Regionais e Novos Projectos, que decorreu no auditório do Curia Tecnoparque.
A sessão contou com a presença de Alfredo Marques, Presidente da CCDR do Centro e responsável regional pelo QREN, Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, que esclareceu os presentes, nomeadamente os actuais e futuros empreendedores, sobre a política de incentivos existente no actual quadro de referência. O presidente da CCDRC explicou que o novo Plano Operacional Regional do Centro aposta na criação de novos empreendedores e de novas empresas mais competitivas que se consigam posicionar “na fronteira mais avançada do desenvolvimento tecnológico”. Alfredo Marques adiantou ainda que “entidades como as incubadoras, os parques de ciência e tecnologia, as universidades e as escolas têm um papel crucial para o sucesso e competitividade destas empresas”.
O Director Geral da Microsoft Portugal foi também uma das presenças na Jornada. Nuno Duarte referiu a importância do desenvolvimento no Curia Tecnoparque de um novo pólo da rede “Microsoft Innovation Centers”, rede esta que permite integrar a WRC no ecossistema de parceiros da microsoft, do qual fazem parte cerca de 4500 empresas. O Director Geral da Microsoft salientou ainda a importância do envolvimento em projectos como o CIDESA – Centro de Investigação e Desenvolvimento de Software Autárquico, que tem como parceiros a WRC, a Universidade de Aveiro, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e a AIRC.
Segundo o Presidente da WRC, João Vasco Ribeiro, estas iniciativas têm como objectivo “ estimular o empreendorismo, a inovação, a cultura de iniciativa e a cidadania”, sendo fundamental promover este género de iniciativas com os parceiros estratégicos, tais como universidades, politécnicos, centros tecnológicos e as incubadoras de empresas, pois só assim é possível encontrar “projectos e fontes de financiamento que apostem no capital intelectual e na diferenciação como forma de gerar riquezas para a região”.
No decurso do evento foram também apresentadas as três empresas já incubas na Curia, a AAS – Sociedade Portuguesa de Inovação Ambiental, a Sigym, empresa que actua nas áreas do Marketing, Comunicação, Design e Multimédia e a Lanik, empresa responsável pela criação de projectos de engenharia de estruturas de madeira lameadas coladas. Projectos como o Centro Florestal e o Centro Habitat mereceram também destaque durante a sessão.
Nesta jornada estiveram presentes mais de meia centena de convidados. No entanto, muitos mais puderam assistir ao evento sem terem que se deslocar, uma vez que o mesmo foi transmitido online através do site da WRC (www.wrc.pt).


Concurso apura mais uma finalista


Ana Areias é Miss Oliveira do Bairro



Decorreu, no último sábado, no pavilhão de desportos, a eleição da Miss Oliveira do Bairro/Moviflor 2007.

Depois da eleição da Miss Mealhada, apurou-se agora mais uma concorrente, que irá disputar o título de Miss Bairrada, após o apuramento nos concelhos bairradinos das respectivas candidatas.

Ana Areias, de 20 anos, natural de Malhapão Rico foi eleita Miss Oliveira do Bairro, na foto ladeada pelos apresentadores do evento.

A 1ª dama de honor é Jessica Domingues, de 18 anos, natural de Oliveira do Bairro; a 2ª dama de honor é Lia Silva, 19 anos, de Oiã; a Miss Simpatia é Estrela Santos, 16 anos, de Oliveira do Bairro e a Miss Fotogenia Milene Silva, 17 anos, de Oiã.


ESCOLÍADAS 2007


FINAL MARCADA PARA SEXTA-FEIRA



Na próxima sexta-feira, 25 de Maio, as três escolas finalistas do concurso «Escolíadas/2007» vão disputar o título deste ano.

O Colégio de Albergaria-a-Velha, a Secundária D.Dinis (Coimbra) e a Escola da Gafanha (Aveiro) são as equipas que, a partir das 23 horas, entram no palco da discoteca «Outro Mundo», na Mealhada, para discutir o primeiro lugar do concurso, que este ano envolveu a participação de 17 escolas secundárias da região centro, numa competição cujo apuramento teve início a 20 de Abril.
Nelly Furtado é cabeça de cartaz do evento
Bilhetes para a XVII Expofacic à venda desde 4 de Maio
Desde o dia 4 de Maio que os bilhetes para a XVII Expofacic – Festas do Concelho de Cantanhede podem ser adquiridos. Além de ter sido antecipada, a venda dos ingressos regista outra novidade importante, ao passarem a estar também disponíveis no site www.plateia.pt, onde a sua aquisição poderá ser efectuada de modo muito fácil e seguro.
De resto, mantêm-se os locais de venda de anos anteriores, designadamente nas instalações da INOVA-EM, nos postos de turismo do Concelho de Cantanhede e de Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro Águeda, Estarreja, Ílhavo, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro e Costa Nova, nas lojas FNAC de Lisboa, Porto e Coimbra, bem como nas lojas do Intermarché de Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro.
Segundo a organização, o interesse que os concertos agendados para este ano estão a suscitar justifica a decisão de se ter avançado desde já com a venda dos bilhetes. Recorde-se que a XVII Expofacic vai decorrer de 20 a 29 de Julho no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, em Cantanhede, com um programa de espectáculos que tem como cabeça de cartaz Nelly Furtado, para além dos germânicos Reamonn e de alguns dos maiores artistas do panorama musical português.
AGORA SIM
ANADIA FC REGRESSA À II DIVISÃO NACIONAL
Contrariamente ao que chegou a ser noticiado, o Anadia FC só garantiu a subida à II Divisão Nacional este fim-de-semana, vencedo em casa, o Recreio de Águeda, por 1-0.
Os «Trevos» da Bairrada foram também campeões de série e 14 anos depois, festejam novo regresso ao segundo escalão nacional de futebol.

domingo, 20 de maio de 2007

EB 2.3 DA MEALHADA

63 ALUNOS NO HOSPITAL COM ALERGIA


Foi um susto dos grandes, o que aconteceu ao início da tarde da passada sexta-feira, na EB 2.3 da Mealhada. Vários alunos começaram a sentir forte comichão no corpo e falta de ar e muitos deles tiveram que receber assistência hospitalar.
Os motivos concretos não são ainda conhecidos, havendo quem aponte o pólen das árvores como causa provável do sucedido.
De acordo com os números do director do Centro de Saúde da Mealhada, foram 63 os alunos daquela escola que deram entrada naquela unidade hospitalar, tendo mesmo sido transferidos 6 deles para o Hospital Pediátrico de Coimbra. Todavia, ao final da tarde desse mesmo dia, todos acabaram por ter alta hospitalar, depois de medicados.
Todos os pormenores, na próxima edição impressa do Semanário Mealhada Moderna.

HÓQUEI DA MEALHADA
SENIORES FEMININOS GANHAM FORA

A equipa de Seniores Femininos conseguiram um excelente resultado, fora de casa, contra a equipa do Externato São Filipe, vencendo por 6 a 1. Apesar da ausência de Dina Tavares, uma das atletas mais influentes da formação da Mealhada, a equipa provou estar num grande momento de forma arrancando mais uma preciosa vitória, a caminho de uma classificação histórica para o HCM, que pode ainda passar por qualquer um dos três primeiros lugares do Campeonato Nacional. A partir daqui, será o grande desafio desta equipa, que entretanto participará em Barcelona no Campeonato Europeu de Clubes. Seguem-se 4 partidas muito difíceis: deslocações ao CD Nortecoope (5º classificado) e Boliqueime (4º classificado) e recepção ao Alcobacense (2º classificado), e no último jogo, à F. Nortecoope (1º classificado).

HÓQUEI DA MEALHADA


JUVENIS VENCEM OLIVEIRENSE


Os Juvenis venceram por uns esclarecedores 5 a 1 a equipa de Oliveira de Azeméis. Num jogo em que a vitória era fundamental para manter a esperança numa presença na final da prova, a equipa do HCM entrou a ganhar. Contudo, a Oliveirense forçou o empate e não foi fácil para a Mealhada voltar ao comando do marcador. Com o Pedro Coelho (3 golos) sempre a facturar, o HCM lá conseguiu adiantar-se no marcador não dando hipóteses à equipa de Azeméis. De destacar dois dos tentos da Mealhada: o 3 a 1 por Gonçalo Louzada num golpe de artista na quina da baliza com a bola a meia altura e o 5 a 1 num lance inteiramente conduzido pelo Pedro Coelho que mesmo em frente ao guarda-redes simula o remate, deixando contudo a bola um pouco para trás, oferecendo o golo ao seu companheiro no ataque, Filipe Vaz. O conhecimento mútuo entre o Pedro e o Filipe é tão grande que conseguem perceber qual a posição previsível do colega em lances extremamente rápidos e de grande envolvimento entre estes dois atletas do ataque bairradino. Na cidade do Porto, aconteceu já este Domingo, a surpresa da jornada: o Gulpilhares, actual último classificado, foi vencer o FC Porto. No próximo Sábado, esta equipa do Gulpilhares (esperemos que muito moralizada!!) joga em sua casa frente ao Barcelos e no caso de empate ou derrota do Barcelos e se o HCM vencer em Seixas, seguirá a equipa da Mealhada para a Final Four. Por seu lado o FC Porto deslocar-se-á a Oliveira de Azeméis e necessita de empatar para conseguir o apuramento. Portanto, tudo ainda em aberto no Nacional de Juvenis, Zona Norte, sendo que a Mealhada precisa de vencer e esperar um deslize do Barcelos ou do Porto. Na Zona Sul o Parede FC e o SL Benfica já garantiram presença na Final da Prova.

sábado, 19 de maio de 2007

Iniciativa realiza-se no próximo dia 27 de Maio
IV Bebé Concerto em Cantanhede

No âmbito da IV Semana da Solidariedade, realiza-se no próximo dia 27 de Maio, a partir das 10.30 horas, nos Claustros dos Paços do Concelho de Cantanhede, o IV Bebé Concerto, acção de carácter lúdico especialmente dirigida a crianças dos três meses aos três anos, que devem participar acompanhadas de um adulto.
À semelhança das anteriores edições, a inscrição é gratuita e pode ser formalizada na Divisão de Educação e Acção Social (231 410 123) da Câmara Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 23 de Maio.
A iniciativa tem como objectivos estimular a aptidão sensorial dos bebés relativamente às sonoridades musicais, tendo por base estudos que demonstram que este género de vivências tem reflexos muito positivos no processo de aprendizagem, nomeadamente ao nível da optimização da capacidade de resposta aos estímulos sensoriais e desenvolvimento da imaginação.
Pretende-se assim motivar os bebés para a descoberta de novas sensações susceptíveis de induzirem benefícios no seu comportamento, promover a audição de música em idades em que o processo de aprendizagem das crianças é mais estruturante e sensibilizar os pais para o papel que lhes cabe no desenvolvimento da aptidão musical dos seus filhos, processo que deve ser iniciado quando eles ainda são bebés.
Na quarta edição do Bebé Concerto, a interpretação dos temas musicais de carácter infantil estará a cargo de uma orquestra constituída pelos professores de ensino de música envolvidos no Programa de Actividades de Desenvolvimento Curricular que o Município de Cantanhede está a promover abrangendo todas as escolas do 1º CEB do Concelho.
A acção decorrerá em quatro partes, designadamente a projecção de imagens sobre a natureza e o ambiente com fundo musical, a interpretação de um tema que incide sobretudo em ritmos corporais, a apresentação de um conto infantil musicado e o contacto directo dos bebés com todo o instrumental utilizado.
Porcel adopta modelo de Gestão Balanced Scorecard


A Porcel – Indústria Portuguesa de Porcelanas deu início à implementação de um Sistema de Gestão inovador – Balanced Scorecard –, através do qual vai modernizar a estratégia de organização da empresa com vista a melhorar a sua performance e alcançar melhores resultados.
O Balanced Scorecard é uma ferramenta imprescindível na boa gestão de uma organização e cuja implementação já tem dado provas em todo o mundo como sendo um sistema muito eficaz para alcançar os desígnios estratégicos mais ambiciosos das organizações. O seu papel é o de conduzir a empresa no sentido da adopção de práticas metodológicas que passem por um planeamento em que: há definição de objectivos/metas, são delineadas estratégias, é monitorizado o desempenho da organização; e são avaliados os resultados e a eficácia dos métodos utilizados.
Para assegurar que os objectivos traçados sejam alcançados é necessário concentrar e mobilizar os esforços de toda a equipa que constitui a organização para aquilo que é verdadeiramente essencial de forma a influenciar de forma positiva o resultado final.
Com a adopção do Balanced Scorecard, a Porcel pretende reforçar o seu posicionamento como empresa produtora de soluções de porcelana de qualidade e de prestígio junto dos seus Clientes, bem como ganhar competitividade por forma a expandir-se para novos mercados que valorizem um produto e um serviço de excelência.
A implementação do sistema estará concluída até ao próximo Verão e está a ser assessorada pela MBR – Gestão de Resultados, uma empresa especializada nesta área.
Mealhada
“Gralha” adensa relações entre câmara e Associação de Carnaval

Numa altura em que a realização do próximo Carnaval é ainda uma incógnita, a avaliar pelas declarações dos responsáveis na última assembleia geral, um novo episódio vem adensar as relações entre a autarquia e a associação responsável pela realização do evento. A troca do valor do apoio ao Carnaval de 2006, no Boletim Municipal, motivou a pronta reacção da associação.
A Associação de Carnaval da Bairrada enviou um comunicado à imprensa, lamentando e manifestando o seu desagrado pelo conteúdo de uma notícia publicada na última edição do Boletim Municipal, onde se refere que a “Câmara Municipal manteve a mesma ajuda de 2006, no valor de 125 mil euros, reforçando a ajuda logística”.
Considerando que a informação veiculada “só serve para baralhar os munícipes e fomentar o espírito anti Associação de Carnaval”, a direcção da associação reagiu prontamente à notícia, desmentindo assim o valor atribuído pela câmara.
“Não só não é verdade que a Câmara Municipal tenha transferido para a ACB a verba de 125 mil euros para a realização do Carnaval de 2007 – na verdade transferiu 75 mil euros, pelo menos, foi esse o valor que nos chegou - como também é do conhecimento geral, a associação em 2007 teve que suportar os custos do circo, das bancadas para o recinto de Carnaval e da tenda gigante, que anteriormente era da responsabilidade da Câmara Municipal, comprometendo seriamente a realização do respectivo evento”, frisa a direcção da ACB na sua nota à comunicação social.

Câmara rectifica informação

Assim que o comunicado começou a circular pelos meios de comunicação social e chegou ao presidente da câmara, a autarquia apressou-se a corrigir a informação, em nota enviada à comunicação social.
“No Boletim Municipal n.º 21, que está a ser distribuído de momento, foi referido, por lapso, na notícia «Carnaval foi o melhor espectáculo de sempre», que a Câmara Municipal da Mealhada atribuiu uma ajuda no valor de 125 mil euros à Associação de Carnaval da Bairrada, sendo que o valor correcto é sim de 75 mil euros”, refere nota da autarquia, admitindo o lapso, que promete rectificar na próxima edição do periódico.