domingo, 30 de setembro de 2007

ELEIÇÕES NO PSD - RESULTADOS NA BAIRRADA E DISTRITO


Luís Filipe Menezes venceu as eleições para a liderança nacional do PSD, diante de Marques Mendes. No distrito de Aveiro, contudo, Marques Mendes foi, com uma margem de 10 votos apenas, o candidato mais votado. Mendes obteve 1.789 votos no distrito de Aveiro, contra os 1.779 votos de Luís Filipe Menezes.
Na Mealhada, Marques Mendes venceu, obtendo 108 votos, contra os 93 alcançados por Menezes. Já em Águeda, venceu Menzes (86 votos), contra os 42 de Marques Mendes.
Em Anadia, Mendes conquistou 156 votos, contra os 115 de Menezes, enquanto em Oliveira do Bairro Mendes (49 votos) venceu por sete votos, tendo Menezes obtido 42 votos.

sábado, 29 de setembro de 2007

Mealhada

Passeio de bicicleta no Dia do Coração

A Mealhada vai comemorar o Dia Mundial do Coração com um passeio de bicicleta pelo concelho, no qual vão participar as jovens desportistas que compõem a Selecção Nacional de Futebol Feminino Sub19. «Temos aqui uma amostra de várias jogadoras com um coração muito forte, quer física, quer psicologicamente», sublinhou a Seleccionadora Nacional de Futebol Feminino, Mónica Jorge, durante a conferência de imprensa de apresentação do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de Futebol Feminino Sub19, que decorreu no Centro de Estágios do Luso.
«Somos uma amostra das jovens portuguesas desportistas. Acho que podemos fazer uma boa representação», referiu Mónica Jorge, frisando que a participação de toda a equipa no passeio de bicicleta «é também uma forma de retribuir todo o apoio da Câmara Municipal da Mealhada».
O passeio de bicicleta, intitulado «Venha pedalar pelo seu coração…» vai decorrer, amanhã, Dia Mundial do Coração (30 de Setembro), e tem início marcado para as 10h, em frente à Câmara Municipal da Mealhada. Daí, os participantes pedalarão em direcção ao centro de Antes, depois Ventosa do Bairro, seguindo-se o parque da Ponte de Casal Comba, o Jardim Público da Pampilhosa e, por fim, o centro da Mealhada, entre a Rua Dr. José Cerveira Lebre e a Rua Costa Simões.
As inscrições para o passeio ainda se encontram a decorrer nas Piscinas Municipais da Mealhada e Juntas de Freguesia.
Comemorações do Dia Mundial do Coração em Cantanhede


O Dia Mundial do Coração vai ser assinalado em Cantanhede, amanhã, 30 de Setembro, a partir das 9.30 horas, com a realização de diversas actividades desportivas destinadas à população em geral. Promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede, o evento conta com a colaboração de diversas associações desportivas e IPSS’s do Concelho. O objectivo é despertar e sensibilizar toda a comunidade para uma vida mais saudável, através da prática desportiva e de exercício físico regular.
As actividades desportivas vão decorrer na Praça Marquês de Marialva, sob orientação de monitores em diferentes modalidades. Para esse efeito, a organização vai proceder à montagem de recintos e equipamentos adequados para jogos tradicionais, basquetebol, futebol, ténis e ginástica, bem como insufláveis para crianças.
Às 11.00 horas, os participantes serão convidados a realizar a Caminhada do Coração, num percurso com passagem pelos principais recintos públicos da Cidade e que culminará com uma concentração na Praça Marquês de Marialva, onde darão forma a um Coração Humano de grandes proporções.
HOSPITAL DE ANADIA

CLÍNICOS TROCAM DINHEIRO POR URGÊNCIA


O corpo clínico do Hospital de Anadia está disposto a trocar 30 por cento do seu vencimento, pela manutenção das Urgência naquela unidade hospitalar.
A proposta, em jeito de carta aberta, foi avançada por um cirurgião daquele hospital e acabou por ter acolhimento junto de médicos e enfermeiros que ali prestam serviço.
A proposta foi endereçada publicamente, mas até ao momento os proponentes ainda não têm qualquer reposta das entidades que tutelam o Hospital.
ELEIÇÕES NO PSD

MENEZES DERROTA MENDES


Luís Filipe Menezes é o novo líder nacional do PSD. O autarca de Gaia foi eleito ontem, em eleições directas, defrontando nas urnas o seu antecessor, Marques Mendes.
Numa declaração curta, Marques Mendes desejou felicidades no cargo ao seu adversário de campanha, enquanto o discurso de vitório de Menezes foi marcado pelo apelo à unidade interna e pelo combate «leal mas determinado» às políticas de José Sócrates.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007


EUROPEU SUB19 FEMININO


Islândia divide liderança com Portugal


O I Mini-Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de Futebol Feminino Sub19, que terá lugar em França, entre os dias 7 e 19 de Julho de 2008 arrancou ontem com vários jogos na Bairrada.
O Centro de Estágios do Luso foi ontem palco do jogo entre a Islândia e a Roménia, jogo esse que terminou com a vitória da equipa islandesa por 4-0. Precisamente na mesma altura, Portugal vencia a Grécia também por 4-0, num jogo disputado no Estádio Municipal da Anadia.
A Islândia divide, assim, a liderança do grupo com Portugal. As duas equipas vão defrontar-se, no Centro de Estágios do Luso, no próximo dia 2 de Outubro, pelas 16h.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007


FUTEBOL - SUB/19 FEMININO

PORTUGAL GOLEOU EM ANADIA

Portugal goleou hoje a Grécia (4-0), no torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub/19 feminino. O encontro teve como palco o Estádio Municipal de Anadia, e a selecção nacional obteve a expressiva vitória nos últimos 20 minutos da partida.

O concerto de abertura, a 4 Outubro, terá lugar em Lisboa!

«OuTonalidades» alarga circuito a oito distritos


Águeda, Cantanhede, Estarreja, Évora, Fundão, Guarda, Lisboa, Paços de Ferreira, Tondela são os municípios que, este ano, vão receber o circuito nacional de música ao vivo pelos bares, numa produção d´Orfeu – Associação Cultural de Águeda.
É cada vez mais nacional o roteiro do OuTonalidades, evento rotativo de música ao vivo que começou por ser um pequeno circuito local de bares e que já chega, nesta edição, a oito distritos: Aveiro, Évora, Lisboa, Viseu, Porto, Coimbra, Guarda, Castelo Branco.
O OuTonalidades reforça, a cada nova edição, uma proposta de programação que privilegia a adesão de bares de vocação cultural, hábitos e condições de música ao vivo, nomeadamente espaços associativos e cafés-concerto. O Outonalidades não é um festival de bares com música, mas antes um festival de música nos bares. A evolução da lista de espaços aderentes ao OuTonalidades reforça essa ideia e estimula o cruzamento de esforços de muita da programação independente em Portugal.
A preferência por este universo de locais tem como consequência o alargamento do roteiro a quase metade do território nacional, depois de ter iniciado há 11 anos como um pequeno circuito local de bares em Águeda, que continua aliás a ser epicentro do circuito. Depois de na última edição ter já percorrido cinco distritos, este ano o OuTonalidades vai chegar a oito: Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Évora.
Por outro lado, esta foi a edição que mais procura por parte dos grupos suscitou. De uma bolsa inicial de mais de 80 grupos inscritos, facto absolutamente inédito, chegou-se a um programa com a presença de 26 grupos no roteiro, oriundos de todo o país e também de Espanha, de genéros que vão do jazz ao tradicional, do rock ao humor, do pop ao fado, do experimental às músicas do mundo.O circuito actual do OuTonalidades, em franca expansão geográfica e em enorme palco de oportunidades, estimula o sentido de rede, partilhando pequenos espectáculos em pequenos espaços. É um evento de pequeno formato, mas com o envolvimento e visibilidade dos grandes acontecimentos.
O OuTonalidades®, que é Marca Nacional Registada enquanto evento cultural, é reconhecido como actividade de Superior Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura desde 2003. Os Municípios de Estarreja e de Águeda são parceiros desta 11º edição, que é produzida pela d’Orfeu Associação Cultural.

ACIB organiza

Curso de Higiene e Segurança Alimentar para Manipuladores de Carne

A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai organizar, em colaboração com a empresa 67/98 – Controlo e Formação em Qualidade Alimentar, um curso de formação profissional acreditada, que dará acesso ao cartão de manipulador de carnes aos formandos que a frequentarem e tiverem aproveitamento. De acordo com Decreto-Lei nº 147/2006 de 31 de Julho, todos os manipuladores de carnes dos sectores da distribuição e venda de carnes e seus derivados terão de possuir o Cartão de Manipulador, até 31 de Julho de 2008, emitido na sequência da formação realizada e do aproveitamento registado.
Este curso visa dotar os profissionais do sector com os conhecimentos fundamentais para a compreensão e execução das regras e princípios básicos em matérias de higiene e segurança alimentar, das boas práticas de higiene, saúde, organização do trabalho, atitudes e formas de comportamento necessários ao exercício da actividade de distribuição e venda de carnes e seus produtos.
A acção, cuja duração é de 16h, irá decorrer de 15 de Outubro a 05 de Novembro, às segundas-feiras, das 14h30m às 18h30m, mais uma sessão de uma hora para avaliação a 12 de Novembro.
As inscrições estão limitadas a 15 formandos por turma, sendo o custo de 100€, que inclui manual da formação e cartão de manipulador. Os associados da ACIB beneficiam de um desconto de 10% e os grupos de 15%.
Para mais informações e inscrições, contacte a ACIB pelo telefone: 234 730 320, ou via e-mail: formacao@acib.pt



Novo jardim de infância da Sanguinheira

Camara de Cantanhede e JF assinalam abertura

A abertura do Jardim de Infância da Sanguinheira, já a funcionar desde 17 de Setembro, vai ser assinalada no próximo sábado, dia 29 de Setembro, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Pais de Moura, do Vereador do Pelouro da Educação,Pedro Cardoso, e do Presidente da Junta de Freguesia da Sanguinheira, António Moleiro.No final do descerramento da placa alusiva ao acontecimento e da bênção das instalações, pelo Padre Afonso Rodrigues dos Reis, haverá uma festa dirigida a toda a população da freguesia e cujo programa inclui animação infantil, um convívio com a actuação do grupo musical Gandareia e lanche. O Jardim de Infância da Sanguinheira foi construído no âmbito de uma empreitada mandada executar pela Câmara Municipal num terreno de cerca de 1.500 m2, junto ao polidesportivo da localidade.O edifício veio resolver a situação precária em que funcionava a educação pré-escolar na Freguesia da Sanguinheira, facultando instalações de grande qualidade e bem equipadas. Trata-se de um equipamento que dispõe de excelentes condições técnicas e materiais para o desenvolvimento de actividades pedagógicas e didácticas adequadas a este grau de ensino e que está dimensionado para acolher 50 crianças, com possibilidade para ver aumentada a sua lotação em cerca de 50%.Nesta altura, as crianças que frequentam o novo jardim-de-infância estão distribuídas por duas salas de actividades em função da idade, e prestam aí serviço duas educadoras, uma técnica animadora e uma auxiliar de acção educativa.A área bruta de implantação da nova construção é de aproximadamente 550 m2, incluindo 46 m2 de recinto coberto, restando na envolvente uma área de 950 m2, que se reparte por recreio, jardins e acessos.Constituído por três salas para actividades, uma delas de carácter polivalente, o novo jardim de infância da Sanguinheira dispõe de arrumos, vestiário, área de serviços administrativos, gabinete para funcionários e instalações sanitárias com acesso fácil ao recreio exterior. Tem ainda cozinha, copa, despensa e sala de refeições, que pode ser usada também como espaço polivalente.No exterior, os desníveis do recreio foram diluídos com rampas suaves para eliminar o risco de queda das crianças, tendo sido plantadas árvores em algumas zonas da envolvente.Para assegurar as condições de segurança exigíveis neste tipo de equipamentos, todo o recinto foi vedado por um muro encimado por grade metálica e com três portões.
Vacinas contra a gripe disponíveis no Centro de Saúde

O Centro de Saúde da Mealhada tem disponíveis vacinas contra a gripe, a partir do próximo dia 1 de Outubro. As pessoas podem dirigir-se àquela unidade de saúde, de segunda a sexta-feira, das 11 às 12h30 e das 13h30 às 15 horas.

Escola implementa sistema de leitura de cartões ópticos

EB 2,3 da Pampilhosa na vanguarda das novas tecnologias

No seguimento da aposta nas novas tecnologias que tem vindo a ser feita na escola, a EB 2,3 da Pampilhosa apresenta mais uma novidade: o sistema de cartões de leitura óptica. Um método que, segundo Hernâni Pereira, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento, “serve para facilitar a vida de alunos e funcionários”. Em declarações ao nosso jornal, o dirigente defende que “o Estado deve premiar as escolas que se distinguem pela sua capacidade de gestão”


(Ler na íntegra, na edição impressa do MM desta semana)
Mobilidade (ainda) é uma miragem

No mês em que se assinala a Semana Europeia da Mobilidade um pouco por todo o país e também na Mealhada, o nosso jornal foi ouvir as queixas e as dificuldades de pessoas com dificuldades de locomoção e constata que, apesar de alguma evolução, o fim das barreiras arquitectónicas ainda é uma miragem no concelho. Que o diga João Morais (Mealhada) ou Arminda Pires (Casal Comba), para quem andar na rua representa “um verdadeiro calvário”. Na calha está a criação, na Mealhada, a criação da Associação Portuguesa de Auxílio a Deficientes com Mobilidade Condicionada.


(Ler notícia na íntegra, na edição impressa do MM desta semana)
HOJE

197 ANOS SOBRE A BATALHA DO BUÇACO

O Exército assinalou hoje o 197º Aniversário da Batalha do Buçaco, centralizando as actividades no Museu Militar do Buçaco e no Terreiro do Monumento, incluindo a recriação de Forças com uniformes e armamento da época.
Participaram nas cerimónias Forças do Regimento de Infantaria nº14, do Regimento de Artilharia nº 5 e da Brigada nº 5 da GNR.
Recorde-se que a Batalha do Buçaco assumiu especial relevância no contexto das Guerras Peninsulares, durante a 3ª Invasão Francesa, no Séc. XIX, por ter demonstrado as capacidades do Exército Português para combater o invasor.
Decorria o ano de 1810, quando as tropas francesas, comandadas pelo General Massena e constituídas por três Corpos de Exército e um Corpo de Cavalaria de Reserva, invadiram Portugal. Depois de conquistarem Cidade Rodrigo (Espanha) e Almeida, dirigiram-se para Viseu, prosseguindo ao longo da margem direita do Rio Mondego. Na manhã de 27 de Setembro de 1810, teve lugar o ataque, na região do Buçaco, que custou às tropas francesas inúmeras baixas que se vieram a reflectir no resultado final da 3ª Invasão.
O Museu Militar do Buçaco foi criado em 27 de Setembro de 1910 pelo Rei D. Manuel II e dispõe de uma valiosa colecção de armas, uniformes e equipamentos utilizados na Batalha, de que se destaca uma peça de artilharia.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

INFARMED DETERMINA

SHAMPOO E BÁLSAMO RETIRADOS DO MERCADO

Em comunicado, o Infarmed acaba de anunicar a retirada do mercado nacional do produto cosmético Shampoo & Bálsamo da marca Fila Cosmetics «em virtude destes produtos possuírem na sua composição a substância N-nitrosodietanolamina, proibida em Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal»
Deste modo, o Infarmed refere que são notificadas todas as entidades envolvidas no circuito de distribuição e comercialização dos referidos produtos, sobre a suspensão imediata da sua comercialização, advertindo o público em geral que tenham adquirido ou que estejam a utilizar algum dos produtos acima referidos, para se «absterem da sua utilização ou a suspenderem, e que, caso os detectem no mercado nacional, deverá ser comunicada essa situação ao INFARMED».
PAMPILHOSA

Morreu Faustino Santos


Aos 95 de idade, faleceu hoje um dos grandes nomes da música no concelho da Mealhada. Faustino Pinho Santos (Pampilhosa), que dedicou grande parte da sua vida à música, integrando vários ranchos folclóricos do concelho e fazendo parte de duas bandas, era pai do comandante dos Bombeiros da Pampilhosa.
CARNAVAL 2008

Associação e Câmara tentam acordo

Não parecem estar completamente esgotadas as hipóteses de se realizar o Carnaval da Mealhada em 2008. Nos últimos dias, as reuniões da associação do Carnaval da Bairrada têm-se multiplicado, quer com a autarquia, quer internamente, e tudo pode acontecer.
Ler pormenores na edição impressa do MM.
HOQUEI DA MEALHADA

Secção de Atletismo na calha


O Hoquei Clube da Mealhada está determinada a implementar uma secção de Atletismo na colectividade. O projecto acaba de ser apresentado e, a médio prazo, a intenção passa mesmo pela participação em competições oficiais. A concretizar-se, será o primeiro clube com Atletismo no concelho. Ler os pormenores, na edição impressa do MM.
VINDIMAS NA BAIRRADA

Boa pinga, mas pouca

Em plena campanha de vindimas na Bairrada, a Comissão Vitivinícola faz uma primeira estimativa dos resultados, prevendo bons tintos para este ano. Mas nem tudo é bom. A quantidade de uva cai 30 por cento. Ler pormenores nesta edição do MM.
PRESIDENTE DO SINDICATO DE PROFESSORES DO CENTRO

Ministério da Educação«chumba» no teste


Mário Nogueira, presidente do Sindicato dos Professores da Região Centro, no início de mais um ano lectivo, fala do desempenho do Ministério da Educação, que acusa de «incompetência», das reformas em curso, do estatuto da Carreira Docente e de outras matérias no domínio da Educação. Para ler, em entrevista ao Mealhada Moderna desta semana

IMI E DERRAMA PARA 2008

Saiba as diferenças na Bairrada

O Mealhada Moderna fez uma análise às taxas que os Municípios da Mealhada, Anadia, Cantanhede e Oliveira do Bairro vão cobrar no próximo ano, em matéria de IMI e Derrama. Saiba os resultados dessa análise na edição impressa do MM desta semana, e saiba quais são os municípios mais vantajosos para pagar menos.
PS/MEALHADA RECLAMA

Hospital e Carnaval devem ser viabilizados

Para o Partido Socialista da Mealhada, a questão do funcionamento do Hospital da Misericórdia e da realização do Carnaval 2008 são pontos fundamentais, reclamando a sua viabilização, que deve merecer o apoio da autarquia rosa, liderada por Carlos Cabral.

(Ler notícia na íntegra na edição impressa do MM)

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Banco assaltado na Mealhada

Armado de uma caçadeira, um homem de rosto descoberto, assaltou esta manhã, a dependência bancária do Santander Totta, no centro da Mealhada.
O assalto ocorreu pouco depois das 9 horas da manhã, e terá envolvido um segundo indivíduo, que, no exterior, aguardava numa viatura de vidros escuros, a chegada do outro assaltando, que pouco tempo demorou dentro da agência bancária, num momento em que apenas existiria um cliente no seu interior.
O caso foi entregue à Polícia Judiciária, desconhecendo-se o valor do furto.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007



Miss Bairrada 2008


Vagos escolheu candidata


No passado dia 21 de Setembro realizou-se mais uma etapa de apuramento para a Eleição Miss Bairrada Moviflor 2007.
Desta vez o JARDINS BOAVISTA VAGOS recebeu a Eleição Miss VAGOS Moviflor 2007 que contou com a apresentação de Nuno Graciano e Vanessa Oliveira, ambos rostos da Sic-televisão.
A vencedora foi Andreina Costa, de 24 anos, natural de Calvão.


Nacional de Iniciados

Anadia perde em Coimbra

A equipa de Iniciados do Anadia FC deslocou-se ao campo do União de Coimbra, na segunda jornada do Nacional, perdendo por uns expressivos 4-0.
Nuno Correia marcou três dos quatro golos do União, tendo Seguro sido o jogador a inaugurar o marcador.
Ao fim de dois jogos, o Anadia FC continua sem somar qualquer ponto. Na próxima jornada, os Trevos da Bairrada jogam diante da Oliveirense, no campo deste.
FC Pampilhosa

Vitória em Miranda e na Lousã

O FC Pampilhosa aproveitou a paragem do campeonato para os jogos da Taça de Portugal - de que ficou isento nesta elimintória - para efectuar dois jogos treino frente a Mirandense e Lousasense, disputados na quarta e quinta-feira, respectivamente.
No primeiro jogo venceu por 4-0, com um auto-golo e dois golos de Félix e um de Alex. Contra o Lousanense foi André Costa o autor do Golo.
TAÇA DE PORTUGAL

EQUIPAS BAIRRADINAS EM FRENTE


Foi uma eliminatória feliz para as equipas bairradinas, que disputam a Taça de Portugal em futebol. O Anadia FC venceu, em casa, o Gândara, pela margem mínima, enquanto o Oliveira do Bairro deslocou-se a casa do Benfica de Castelo Branco, para trazer uma vitória folgada (1-3).
Já o Tocha derrotou, no seu reduto, o Social de Lamas (2-1).
O Pampilhosa, como se sabe, ficou isento desta elimintória.

Detenção de assaltantes

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve dois indivíduos, a quem se imputam vários crimes contra a propriedade com violência e uso de arma de fogo.
Os arguidos, com as idades de 23 e 35 anos, empresários, actualmente residentes na zona de Viseu e já com antecedentes criminais, vinham-se dedicando à prática de crimes contra a propriedade, sobretudo em zonas industriais, e não hesitavam em reagir a tiro quando detectados, como aconteceu na madrugada do passado dia 11, em Talhadas/Sever do Vouga, quando perseguiram a tiro um segurança que ali presta serviço.
Na acção desenvolvida, para além das detenções, foi possível recuperar um camião, também furtado, que vinha sendo utilizado no transporte dos materiais provenientes da actividade criminosa dos arguidos.
Foi, também, apreendida uma pistola cal. 9mm, para além de quantidade apreciável de dinheiro. Os detidos, foram presentes às autoridades judiciárias competentes, que lhes aplicaram a medida de coacção de prisão preventiva.

Caetano Veloso em Coimbra



O cantor brasileiro Caetano Veloso regressa a Coimbra no próximo dia 17 de Outubro, para apresentar o seu espectáculo «Cê».

O concerto está marcado para o Pavilhão Multiusos, estando os bilhetes à venda na FNAC e nas Lojas Abreu, variando o preço entre os 40 e os 25 euros.
Vindimas na Bairrada

Produção cai 30 por cento


A Região Demarcada da Bairrada encontra-se em plena vindima, podendo afirmar-se, em termos genéricos, que nesta data terminou já a dos vinhos espumantes e dos brancos e inicia-se nesta, em força, a dos tintos.
Como primeiro comentário, deve referir-se um atraso de cerca de uma semana a10 dias com que a vindima se está a realizar em relação aos anos considerados normais.
Daí que este ano possa ser considerado invulgar em termos metereológicos, com chuvas abundantes na Primavera e parte do Verão e temperaturas menos elevadas do que é usual nessa mesma época. Estas condições proporcionaram algum desavinho na época da floração e o aparecimento posterior de alguns ataques de míldio, com incidência naquelas vinhas que não receberam todos os tratamentos fito-sanitários que seriam exigidos. A este respeito destacamos a iniciativa que se tem promovido desde há quatro anos, do Concurso das Melhores Vinhas da Bairrada, o qual tem sido um instrumento eficaz na chamada permanente de atenção para os cuidados a ter ao longo do ano, entre outros aspectos, com os tratamentos à vinha.
Assim, chegou-se à época de vindima com uma significativa redução da carga de uvas nas vinhas, sendo de prever uma quebra na ordem dos cerca de 25 a 30 por cento, em relação ao que se considera ser um ano normal, como foi por exemplo o ano transacto.


(Desenvolvimento na próxima edição impressa do MM)
Câmara de Anadia recebeu professores

Autarquia apela ao sentido de responsabilidade

Na recepção aos professores das actividades de enriquecimento curricular dos agrupamentos de escolas de Anadia e Vilarinho, Litério Marques, presidente da autarquia, apelou ao sentido de responsabilidade dos docentes no momento difícil que o país e a Europa atravessam.
“A situação do país e da Europa está muito indefinida. Aqueles que cumpram bem as suas responsabilidades vão ser os que vão ser seleccionados. É necessário que cada um se distinga”, disse Litério Marques, lembrando que o êxito do projecto não depende só da câmara e dos agrupamentos: “Também cabe aos educadores. Peço-vos que sejam exigentes. Ninguém deve fazer mais do que aquilo para que está preparado mas devemos ir até esse limite”. O edil afirmou confiar no êxito do projecto de actividades de enriquecimento curricular e nos professores e disse ainda que Anadia está a trabalhar bem. Contudo, o autarca explicou que devido à grandeza do projecto este é um trabalho de difícil execução: “É um projecto difícil de executar. São 45 professores neste projecto. É um quadro enorme de pessoas a trabalhar e é necessário haver organização, pessoas e equipamentos por parte da câmara. Isso exige dinheiro”. Por fim, Litério Marques reiterou, mais uma vez que “acreditamos no projecto e a câmara tem as portas abertas” para os problemas que possam surgir.
Por seu lado, Eduardo Simões, presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Vilarinho recordou que “o óptimo às vezes é difícil, mas no ano passado, salvo um ou outro problema, as coisas correram bem. Vamos encarar este ano com optimismo”. Eduardo Simões disponibilizou o agrupamento para qualquer eventualidade que surja, tal como Eloi Gomes, presidente do conselho executivo do Agrupamento de Escolas de Anadia. Eloi Gomes rematou, desejando felicidades a todos os presentes: “As expectativas não vão ser goradas”.


(Ler edição impressa do MM desta semana)

domingo, 23 de setembro de 2007

CARLOS CABRAL FALA EM «CONCORRÊNCIA ESTRANHA»

Andam a «roubar» alunos à Mealhada

Carlos Cabral não tem dúvidas. O decréscimo do número de alunos na Mealhada deve-se à quebra da natalidade, mas sobretudo à «concorrência estranha» por parte das escolas privadas. Sem citar nomes, o autarca fala em duas escolas próximas do concelho, que vão a casa «buscar alunos de borla», quando têm respostas na Mealhada, responsabilizando os privados pela «fuga» dos alunos. E desabafa: «Não me obriguem a pagar certos impostos de escolas privadas»

(Ler na edição impressa do MM desta semana)
Fez-se passar por agente dos CTT

Burlão «sacou» 200 euros a idosa

Uma octogenária de Ventosa do Bairro ficou, num ápice, sem 200 euros. Caiu no conto do vigário, de um burlão que se fez passar por agente dos CTT e, para consumar a artimanha, bastou dizer que as notas de 20 euros iam sair de circulação. E saíram, mas da circulação da sua bolsa…


(Ler notícia na edição impressa do MM desta semana)
JOÃO LOUSADO, EX VEREADOR DO PSD

«O PSD hoje não me diz nada»

Já foi vereador do PSD na Câmara da Mealhada e esteve também no Governo Civil de Aveiro. João Lousado, depois de vinte anos de militância partidária, saiu em rota de colisão com dirigentes partidários. Hoje, diz que «o PSD não me diz nada» e mostra-se desiludido com a política partidária. Um possível regresso? É um cenário que não exclui liminarmente, mas deixa perceber que, partidarismo, não obrigado!


(LER ENTREVISTA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO MM DESTA SEMANA)

Primeiro funcionário do BNU na Mealhada

Homenagem a Zé Pinto nos seus 80 anos


Um jantar de homenagem reuniu colegas que o “Incansável” Zé Pinto conheceu ao longo de quarenta e três anos de trabalho como funcionário do Banco Nacional Ultramarino e da Caixa Geral de Depósitos. Na passada sexta-feira, dia 14, os amigos de José Pinto festejaram com o primeiro funcionário do Banco Nacional Ultramarino na Mealhada os seus oitenta anos: “foi com muita surpresa e alegria que vi este jantar. Não contava que me fizessem uma homenagem destas”, contou. José Pinto começou a trabalhar no BNU, na Mealhada a 1 de Setembro de 1947. Hoje não deixa de ser uma visita frequente na Caixa Geral de Depósitos, onde trabalhou após o fecho do BNU. As visitas são tão frequentes que não se lembra do dia em que se reformou: “Não sei. Sei que nunca deixei de lá ir. Foi uma dedicação e um gosto pessoal. É uma satisfação”, contou. “A todos os colegas quero agradecer do coração. Quando lá estou sinto-me realizado naquilo que mais gosto de fazer”, continuou. Ao jantar não faltou o discurso em honra do homenageado: “impunha-se aos oitenta anos fazer uma retrospectiva da vida, vivida com o pensamento mais nos outros que em si próprio. Uma vida entendida por muitos e sobretudo por uma classe e camaradagem que sempre te soube respeitar. Foste tu Zé Pinto sempre o grande Professor a ensinar-nos o AEIOU com letra grande (…) “Esta pequena homenagem é apenas um pequeno reconhecimento de todos. Não só os aqui presentes como também de todos os que contigo trabalharam”, disse Vitor Matos, em nome de todos os presentes.
Dirigido a enfermeiros

Curso de Cirurgia da Coluna Lombar

O Hospital da Misericórdia da Mealhada promove, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, um curso de cirurgia da coluna lombar para enfermeiros, que contará com a participação de prestigiados cirurgiões de todo o país. Durante o curso, como adiantou o Prof. Luís Oliveira (director do hospital) e Luis Teixeira (director adjunto), vai ser feita uma cirurgia, que será transmitida por videoconferência.
A Comissão Organizadora é constituída pelo Prof. Dr. Luís Oliveira (Director do Curso), Dr. Carlos Jardim (Coordenador Científico), Dr. Luís Teixeira (Director Executivo) e pelas enfermeiras Celeste Simões e Ana Santos (Coordenação de Enfermagem).

Programa

28 de Setembro

Local: Grande Hotel da Curia

19.00h – Abertura do Curso
19.10h – Introdução e Objectivos do Curso
19.30h – Jantar do Curso

29 de Setembro

Local: Hospital da Misericórdia da Mealhada

08.30h – Abertura do Secretariado
09.00h – Anatomia da Coluna Lombar
09.20h – Patologia Traumática da Coluna Lombar
10.00h – Cuidados Intra-operatórios em Cirurgia da Coluna Lombar
10.20h – Pausa para Café
10.40h – Descompressão do Canal Medular
11.00h – Fixação da Coluna Lombar
11.20h – Artroplastia e estabilizadores Dinâmicos
11.40h – Complicações Cirúrgicas Intra-operatórias
12.00h – Exercício Prático sobre Fixação Transpedicular
13.00h – Almoço
14.30h – Cuidados Pré-operatórios em Cirurgia da Coluna Lombar
14.50h – Técnicas Percutâneas da Coluna Lombar
15.10h – Cirurgia Minimamente Invasiva
15.30h – Transmissão de Cirúrgia por Videoconferência :
Exercício Prático sobre Cirurgia Minimamente Invasiva
17.00h – Encerramento do Curso
Entrega de Diplomas
WRC promoveu Workshop

“LIFE+ - Um instrumento financeiro de Apoio às Autarquias”

A WRC – Agência de Desenvolvimento Regional promoveu o workshop “ LIFE+, um instrumento financeiro de apoio às Autarquias”, que teve lugar no auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos.
Através desta iniciativa a WRC deu a conhecer aos participantes, entre os quais técnicos de diversos municípios da Região Centro, o Programa LIFE+, o novo instrumento de financiamento das acções no domínio do ambiente, com duração compreendida entre 2007 e 2013.
Segundo Luís Lemos, Engenheiro do Ambiente e orador convidado para a sessão de trabalho, este programa permite candidaturas a projectos em três eixos fundamentais, “Natureza e Biodiversidade”, “Política Ambiental e Governação” e “Informação e Comunicação”, sendo o primeiro eixo de especial relevância para futuras candidaturas no âmbito das autarquias, uma vez que envolve o financiamento de projectos ligados “investimentos de longo prazo em Sítios da Rede Natura 2000”, “acções de conservação dirigidas a espécies das Directivas Aves e Habitats”, e ainda “projectos demonstrativos, inovadores e exemplificativos para aumento da biodiversidade em habitats terrestres e marinhos, sem que estejam inseridos na Rede Natura 2000”. Por outro lado este é também o eixo que envolve maior percentagem do orçamento do LIFE+, cujo bolo total é de 2143 milhões de euros.
O workshop permitiu aos participantes esclarecer diversas questões ligadas ao cumprimento de prazos, à metodologia de apresentação de candidaturas à Comissão Europeia e à elegibilidade de projectos, bem como perceber o papel que a WRC poderá ter no apoio à elaboração dos projectos e candidaturas. A primeira fase de entrega de candidaturas ao Programa LIFE+ termina a 30 de Novembro próximo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Município de Cantanhede apresentou


Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular

O Município de Cantanhede levou a efeito uma reunião de trabalho com representantes dos Agrupamentos de Escolas (Finisterra, Gândara-Mar e de Cantanhede), os Professores do Enriquecimento Curricular e os Professores Titulares de Turma, tendo em vista a implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular (Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular).
A recepção de boas vindas que antecedeu a sessão de trabalho esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal, João Moura, acompanhado pela Vice-Presidente da edilidade, Helena Teodósio, e o vereador do pelouro da Educação, Pedro Cardoso. Depois das boas-vindas aos professores, o líder do executivo camarário realçou o investimento forte que o Município está a fazer na área da Educação, sublinhando «a atitude pró-activa que a autarquia tem evidenciado na valorização das condições físicas, materiais e humanas em que se desenvolve o processo educativo no Concelho.» A este propósito o Presidente da Câmara destacou «a importância do investimento no parque escolar concelhio, que este ano conta com mais dois novos estabelecimentos de ensino, designadamente o Jardim de infância da Sanguinheira e a EB1/Jardim de Infância do Bolho», bem como «o particular cuidado com que, uma vez mais este ano, está a ser implementado o Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular.»
Terminada a intervenção do Presidente da Câmara, o Vereador da Educação, Pedro Cardoso, assumiu a condução da reunião de trabalho com os representantes dos agrupamentos de escolas e os professores, tendo apresentado o Programa de Generalização do Ensino do Inglês e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular a implementar em todas as escolas do concelho. Neste âmbito, o responsável do pelouro enunciou os objectivos, orientações programáticas e recomendações que presidem ao desenvolvimento do referido programa e salientou que este «visa a melhoria do processo ensino/aprendizagem no 1.º CEB, garantindo a todos os alunos, no espaço escolar e de forma gratuita, formação em diferentes áreas, ao mesmo tempo que se concretiza a prioridade de promover a articulação entre o funcionamento da escola e o fornecimento de respostas úteis no domínio do apoio às famílias.»
Entretanto, o programa está já a ser iniciado nas 36 escolas do Concelho, abrangendo o universo da população escolar, constituído por cerca de 1.500 alunos, o que vai representar um investimento na ordem dos 370 mil euros.
Os mais de sessenta docentes contratados para o efeito têm, quase na totalidade, habilitação própria, estágio educacional e um perfil adequado ao tipo de actividades de enriquecimento curricular que terão a seu cargo. É de referir ainda que a maioria dos professores esteve a participou no desenvolvimento do programa no ano lectivo anterior, «o que, tendo em conta os excelentes resultados obtidos, constitui uma garantia de qualidade na docência das actividades de enriquecimento curricular em 2007/2008», adianta o responsável do pelouro da Educação.
De acordo com as orientações adoptadas pela autarquia, para além das Actividades de Apoio ao Estudo, asseguradas pelos professores titulares de turma, o Ensino da Música e a Actividade Física Desportiva é comum aos alunos do 1º ao 4º ano, o Ensino do Inglês abrange os dos 3º e 4º anos, enquanto o Ensino do Xadrez contempla os dos 1º e 2º anos. Continua assim «uma aposta que no ano lectivo 2006/2007 se revelou muito proveitosa para os alunos e que permitiu confirmar a reconhecida importância da prática do xadrez do ponto de vista educativo, pelos reflexos positivos que tem no desenvolvimento intelectual (raciocínio lógico, abstracto, …) e na aprendizagem sobretudo da Matemática, Física entre outras Ciências», referiu Pedro Cardoso.
A novidade deste ano é a Educação para a Cidadania para os alunos do 1.º ao 4.º ano, área de estudo que tem como objectivos incutir valores de liberdade, igualdade, solidariedade e cooperação, estimular uma participação activa na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica, desenvolver noções de cidadania, educação e civismo e promover uma consciência ecológica, entre outros.
WRC promove Workshop

“LIFE+ - Um instrumento financeiro de Apoio às Autarquias”

A WRC – Agência de Desenvolvimento Regional promove no dia 20 de Setembro, a partir das 15h00, um workshop subordinado ao tema “ LIFE+, um instrumento financeiro de apoio às Autarquias”, a decorrer no Curia Tecnoparque.
Através desta iniciativa a WRC pretende dar a conhecer aos participantes o Programa LIFE+, o novo instrumento único de financiamento das acções no domínio do ambiente, substituindo os programas financeiros existentes neste domínio, tais como o LIFE, o “programa urbano”, o “programa ONG” e o Forest Focus.
É ainda objectivo do workshop analisar junto dos participantes as oportunidades para as Autarquias, bem como a metodologia de apresentação de candidaturas à Comissão Europeia no âmbito do presente programa.
Todos os interessados poderão contactar o 231 519 712 para efectuar a sua inscrição.

OLIVEIRA DO BAIRRO

AUTARQUIA APOIA ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

À semelhança do ano passado, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro abriu candidaturas para atribuição de bolsas de estudo para alunos do concelho que ingressem ou frequentem o ensino superior, no ano lectivo de 2007/2008, e cuja situação económica reflicta dificuldades em suportar este encargo.
Conscientes das dificuldades económicas que afectam algumas famílias do Concelho de Oliveira do Bairro, as quais constituem sérios obstáculos ao prosseguimento de estudos dos seus filhos, pretende-se com a atribuição de Bolsas de Estudo anuais contribuir para que todos consigam concretizar o objectivo de adquirir formação académica. Esta medida visa também promover o desenvolvimento educacional da população local e consequente desenvolvimento social, económico e cultural do nosso concelho.
No ano passado a autarquia atribuiu 5 bolsas de estudo a alunos do ensino superior e este ano poderá atribuir outras 5, sendo que há bolsas que, dependendo da reavaliação da situação económica e dos resultados académicos obtidos, se podem manter do ano passado.
Os candidatos às bolsas devem fazer a entrega dos processos das suas candidaturas nos Serviços de Educação da Câmara Municipal até ao dia 31 de Outubro de 2007. A candidatura é feita em impresso próprio a levantar no referido Serviço, entre as 9h-12.30h e as 14h-17.30h, onde poderão obter as informações adicionais que forem necessárias. A data limite de apreciação dos mesmos é o final do mês de Novembro.



“65 EM FESTA” LEVA IDOSOS A ARRAIAL MINHOTO

As inscrições para a comemoração do Dia Internacional do Idoso, que em Oliveira do Bairro vai acontecer dia 4 de Outubro com o passeio de mil idosos à Quinta da Malafaia, já estão abertas e a decorrer a velocidade de cruzeiro. À semelhança do que aconteceu no ano passado, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, comemora o Dia do Idoso, assinalado internacionalmente a 1 de Outubro, proporcionando, a quem tiver mais de 65 anos, um dia de passeio e convívio que termina em Arraial Minhoto na Quinta da Malafaia. Os interessados não perderam tempo, tal é a vontade de reservar lugar, e em algumas freguesias as inscrições terminaram passados dois dias. O programa dos “65 em festa” deste ano, contempla, antes do jantar na Quinta da Malafaia, em Esposende, uma passagem por Braga, com a visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte. A noite promete um grande Arraial Minhoto com os idosos do concelho em grande festa de confraternização onde não vão faltar a sardinha assada, a broa, o caldo verde e a música.

Anadia elege melhor sobremesa de Uva


A ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada vai promover a I Edição do Concurso “Melhor Sobremesa com Uva”, no próximo dia 29 de Setembro, no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, pelas 19h, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.
A ACIB pretende, com esta iniciativa, promover e divulgar a utilização da uva, valorizando as Castas da Região da Bairrada na confecção de sobremesas.
Durante o concurso será possível degustar as melhores sobremesas acompanhadas dos melhores vinhos da Bairrada, já que paralelamente, irá decorrer uma prova de vinhos, com o apoio dos produtores Luís Pato e Carlos Campolargo.
O concurso está dividido em duas categorias:
-Particulares, Caves, Produtores/Engarrafadores e Associações;
-Estabelecimentos de Restauração/Pastelarias.
Os concorrentes podem participar com um máximo de 2 sobremesas as quais deverão ser apresentadas, já confeccionados, no dia do concurso entre as 18:30h e as 19h.
Os doces vão ser apreciados/avaliados por um Júri, composto por um Chefe de Pastelaria, um Chefe de Cozinha e um Chefe de Mesa.
A avaliação terá em conta os seguintes critérios:
- Apresentação
- Paladar
- Originalidade
- Nome atribuído ao doce
- Utilização de Castas da Região Demarcada da Bairrada
A formalização das candidaturas é feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser entregue, devidamente preenchida pelos candidatos, na sede ou na delegação da ACIB, até dia 21 de Setembro.
Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados de cada categoria e Certificados de participação a todos os participantes.
Para mais informações, contacte a ACIB através do telefone 234 730 320 ou do e-mail:
acib@acib.pt.
Membros de movimento Skinhead

Acusados de discriminação racial

A Polícia Judiciária finalizou uma investigação no âmbito de um inquérito pendente no DIAP de Lisboa. O Ministério Público deduziu acusação contra 12 membros efectivos e outros 24 activistas do Capítulo Português da organização de extrema-direita violenta Hammerskin Nation – vulgarmente conhecido por Portugal Hammerskins – todos afectos ao movimento Skinhead, e que foram indiciados pela prática reiterada de crimes de discriminação racial e outras infracções criminais conexas.
Centrada na acção dos elementos filiados no grupo Portugal Hammerskins, a investigação esteve a cargo da Direcção Central de Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária e focou essencialmente os mecanismos de difusão e o teor das mensagens públicas com carácter racista, xenófobo e anti-semita.
As mensagens divulgadas através dos meios de comunicação tradicionais e electrónicos e bem assim, no decurso de concertos musicais, encontros, concentrações e manifestações, entre outros eventos, apelavam à violência inter-étnica, visando também, enquanto alvos, todos os movimentos anti-racistas em geral.
Importará de resto salientar e sublinhar, a forte componente e tendências político-ideológicas anti-semitas que marcavam o comportamento e interacção social dos elementos afectos a esta organização, aliás igualmente direccionadas, em idêntico tom e registo de intolerância, agressividade, repulsa e ódio, contra outras minorias étnicas, designadamente, negros, ciganos e indostânicos, para além de outras organizações e movimentos anti-racistas ou de defesa de minorias de natureza diversa.
A aturada e prolongada investigação permitiu colher e coligir, em cerca de 40 volumes e 50 apensos que constituem o Inquérito, indícios suficientes que documentam a existência de relação de causalidade entre a difusão de propaganda ofensiva e de carácter político-ideológico e as várias dezenas de acções violentas que se traduziram e saldaram na execução de diversos crimes de ameaças, coacção agravada, ofensas qualificadas à integridade física, sequestro, dano, instigação pública à prática de crime e posse de armas proibidas.
No decurso das seis dezenas de buscas domiciliárias sucessivamente cumpridas desde Abril de 2007, foi possível apreender aos arguidos um lote total de 15 armas de fogo, explosivos, uma quantidade superior a um milhar de munições de diversos calibres, dezenas de armas brancas, soqueiras, mocas, bastões, tacos de basebol e aerossóis contendo gás tóxico.
A organização Portugal Hammerskins fora criada na sequência da extinção de outras estruturas prévias e embrionárias que pontificaram em território nacional nas décadas de oitenta e noventa e atravessava agora um período de crescimento, expansão e projecção interna, beneficiando de inúmeros apoios e do patrocínio de movimentos europeus similares, de harmonia com uma estratégia de radicalização e confrontação social.
Concluída esta investigação e uma vez já deduzida a acusação, admite-se que as acções da organização fiquem reduzidas à sua expressão mais ínfima.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

É POR AQUI..no Silveiro

O Auditório da União Desportiva, Cultural e Recreativa do Silveiro (Oliveira do Bairro), recebe no próximo dia 22 de Setembro, às 22h00, mais um espectáculo em digressão nacional. “É por aqui…” é uma peça cómica, com um elenco bem conhecido do grande público, com Alexandre da Silva, Cátia Ribeiro, Bruno Simões e Sofia Duarte Silva. O espectáculo acontece com vários sketchs e é recheado por apontamentos musicais cantados ao vivo pelos actores. As histórias apresentadas são, quase todas, situações caricatas nas quais se faz a apresentação dos respectivos personagens. Ele e ela. Ela e ele. Ele e ele. Ela e ela. Eles e elas. Elas e eles. São, no fundo, momentos esporádicos e efémeros que acontecem quotidianamente e são, por si só, cómicos e únicos.
Preço bilhete: 10€ Informações: 234 724 990
Campeonato da Europa Feminino

Luso é palco de jogos de apuramento

Vão decorrer no Centro de Estágios do Luso, dias 27 de Setembro e 2 de Outubro, dois jogos de apuramento para o Campeonato da Europa Sub19 Feminino de Futebol.
O primeiro, entre a Islândia e a Roménia, está agendado, então, para dia 27 de Setembro, pelas 16h. Já o segundo, entre a Islândia e Portugal, decorrerá dia 2 de Outubro, também pelas 16h.
«Outono» na Biblioteca da Mealhada


A Biblioteca Municipal da Mealhada promove, no próximo dia 8, das 10h às 13h, a “Oficina de Sobrevivência para Pais Contadores de Histórias”, dinamizada por Filipe Lopes - O contador de Histórias, uma acção integrada no Programa de Itinerâncias promovido pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Trata-se, assim, de uma iniciativa dirigida a pais, professores, educadores de infância e outros mediadores de leitura que procura motivar para o acto de contar histórias aos mais pequenos.
As inscrições para este atelier devem ser feitas na Biblioteca Municipal da Mealhada, pessoalmente ou através do telefone 231 201 681.
«Quando a Mãe Grita» na biblioteca

Vai decorrer na Biblioteca Municipal da Mealhada, no próximo dia 21, das 10h às 14h, o atelier de leitura “Quando a mãe grita…”, promovido pelo CLIC – Clube de Literatura, Ilustração e C.ª. A iniciativa, destinada a crianças dos 4 aos 6 anos de idade, tem como objectivos a formação de leitores, o incentivo da leitura e da escrita, bem como a integração de outras actividades de expressão no processo da leitura e da escrita.
Esta actividade integra-se no conjunto de iniciativas promovidas pela Direcção-Geral das Bibliotecas e do Livro, através do Programa de Itinerâncias de Promoção da leitura para o ano 2007.
Inserido na iniciativa “Setembro nos claustros”

Paços de Cantanhede “regressaram” à Idade Média

“Para além da animação ao nível cultural queremos animar os claustros. É um espaço com potencial”, disse o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, na ceia medieval, do passado dia 14, nos claustros dos claustros do concelho. “Associamo-nos à Associação Cultural e Recreativa dos Covões para proporcionar uma noite diferente. A aposta foi ganha. Há muitos dias que a casa está lotada o que garantiu à partida o sucesso da iniciativa”, continuou. Com o ambiente representativo da época, alguns convidados e actores vestidos a rigor, a sede da autarquia “regressou” à Idade Média, ainda que por uma noite: “Pela primeira vez criamos um conjunto de eventos chamado “eventos nos claustros”. No fim-de-semana anterior tivemos um quarteto de cordas. Nos próximos vamos ter a orquestra metropolitana e os Squeeze These Please. Queremos variar o público-alvo”, contou. Também o edil se embutiu no espírito medieval: “estamos a teatralizar, vestidos da época e estamos embutidos no espírito”. A iniciativa terá, em princípio, reedição no próximo ano: “Em princípio será para repetir. Para o ano queremos ver se toda a gente vem vestida”, terminou.
Grupo comemora 19º aniversário

Coral Magister realiza sarau cultural

O Grupo Coral Magister comemora, no dia 10 de Novembro, o seu 19º. aniversário, com a realização de um sarau cultural, no Cine-Teatro Messias, que terá lugar a partir das 21h30. Além do coro aniversariante, participa a Associação dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra (ASTUC), com a sua Orquestra Principal e respectivos solistas, a sua Orquestra de Tangos, que actuará pela primeira vez na Mealhada, e o seu Grupo de Fados de Coimbra.
As receitas do espectáculo reverterão a favor do Grupo Coral Infantil, recentemente criado pelo Coral Magister, em parceria com o ATL da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada e que começará a sua actividade no início do mês de Outubro.
A aquisição de bilhetes pode ser feita junto dos elementos da direcção do Coral Magister.
Refere o responsável da INOVA-EM

“Expofacic confirmou estatuto de maior realização económica e festiva da Região”

A INOVA-EM promove, no próximo dia 28, um jantar de reconhecimento a todos os que colaboraram na realização da XVII Expofacic /2007. Está marcado para as 20 horas, no restaurante Farinha de Milho, em Ançã.
Segundo Patrocínio Alves, presidente do conselho de administração da INOVA-EM, “a XVII Expofacic confirmou o estatuto de maior e melhor realização económica e festiva da Região Centro”. “O número de 370 mil visitantes e os cerca de 470 expositores participantes, 70% dos quais representativos dos sectores industrial, comercial e agrícola dão bem a ideia da dimensão do acontecimento”, acrescenta o responsável.
“Em termos de projecção pública, a XVII Expofacic foi referência destacada na generalidade dos órgãos de comunicação social, nomeadamente nos principais jornais de âmbito nacional e regional, rádios e televisões, o que, naturalmente, reverteu em benefícios para todas as entidades directa ou indirectamente relacionadas com o evento”, refere ainda Patrocínio Alves.
“Por outro lado, num inquérito realizado pela Comissão Executiva, os expositores referem os excelentes resultados alcançados em termos de oportunidade de negócio e promoção das suas empresas, declarando a sua intenção de voltar na próxima edição”, sublinha o responsável da INOVA-EM, concluindo que “também o concerto de Nelly Furtado acabou por galvanizar um público muito diversificado, ajudando a promover a projecção da Expofacic e do concelho de Cantanhede em termos nacionais e internacionais”.
Cruz Vermelha promove rastreio auditivo gratuito

A Cruz Vermelha da Mealhada vai realizar um rastreio auditivo gratuito no dia 27 de Setembro, na sede da Junta de Freguesia da Mealhada (que apoia a iniciativa), mas que é aberto a todas as pessoas do concelho da Mealhada. A iniciativa tem lugar entre as 10 e as 12 horas e entre as 14 e as 17 horas.
FUTEBOL II DIVISÃO/SÉRIE C

PAMPILHOSA ESCORREGA EM CASA


O FC Pampilhosa jogou, no seu terreno, diante o Penalva do Castelo, na quarta jornada da II Divisão - Série C, perdendo com um expressivo 1-4.
Desta forma, os ferroviários ocupam o 11º lugar da tabela, com 4 pontos, os mesmos do Oliveira do Bairro, que teve melhor sorte, derrotando em casa o Nelas por 1-0.
O Anadia FC, também venceu no seu reduto, frente ao Benfica de Castelo Branco, por 2-1, ocupando a 13ª posição, co três pontos.
Na próxima jornada, as equipas bairradinas disputam os seguintes jogos:
Sporting da Covilhã - Pampilhosa
Rio Maior - Oliveira do Bairro
Abrantes - Anadia

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Iniciativa europeia

Mealhada na Semana da Mobilidade

O Município da Mealhada aderiu à Semana Europeia da Mobilidade 2007, subordinada ao tema «Melhores Ruas para Todos», e decidiu mesmo, este ano, alargar o período desta iniciativa. Assim, as actividades vão ter início hoje, e em vez de terminarem, como habitualmente, no Dia Europeu Sem Carros, a 22 de Setembro, vão estender-se até ao final do mês de Setembro.
A Semana Europeia da Mobilidade 2007 vai ter contornos diferentes, este ano, no Município da Mealhada. Durante 15 dias, a Rua Dr. José Cerveira Lebre vai estar encerrada ao tráfego automóvel (a partir dos CTT e até ao Jardim Municipal da Mealhada), e vai ser palco, juntamente com a Rua Costa Simões, de inúmeras iniciativas. O que se pretende é incentivar os munícipes a saírem de casa, a utilizarem meios de transporte não poluentes e a usufruírem da rua, sobretudo dos espaços dinâmicos, de entretenimento e lazer, que serão criados propositadamente para proporcionar o convívio entre os cidadãos.
Para além das inúmeras actividades que vão decorrer, durante o dia, nas ruas encerradas ao trânsito automóvel – entre as quais ateliers de pintura, painting-face, actividades desportivas e demonstrações de meios da GNR – a autarquia da Mealhada decidiu apostar ainda, este ano, na animação nocturna. Assim, todos os dias vão decorrer espectáculos de rua das 21h às 23h, que passam pela actuação dos mais diferentes grupos de música, do folclore ao samba, pela realização de jogos didácticos, pela dinamização de Actividades de Educação Ambiental ou partidas de futebol de rua no campo que será instalado no Jardim Municipal, em frente ao Tribunal da Mealhada. Outra novidade é o facto de, durante esse horário nocturno, o comércio estar aberto nestas artérias da cidade.
No Dia Europeu Sem Carros, dia 22 de Setembro, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, os mais novos poderão percorrer as ruas encerradas ao tráfego automóvel nos já conhecidos veículos «Go Pedal Karts» e desfrutar dos insufláveis que serão colocados no Jardim Municipal da Mealhada. Nesse dia, será ainda possível assistir-se a jogos de andebol e futebol de rua – cuja organização contou com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho – ou às actuações de diferentes ranchos folclóricos do concelho.
Porém, como já foi referido e ao contrário do que é habitual, a Semana Europeia da Mobilidade não terminará neste dia. Na Mealhada, a iniciativa vai estender-se até dia 30 de Setembro, com um forte programa de animação que terá início, todos os dias, às 10h e só terminará às 23h.
Nesse mesmo dia, 30 de Setembro, a autarquia preparou ainda uma iniciativa para assinalar o Dia Mundial do Coração. Trata-se de um passeio de bicicleta pelo concelho, denominado «Venha pedalar pelo seu coração…», com partida marcada para as 10h junto à Câmara Municipal da Mealhada. As inscrições podem ser feitas nas Piscinas Municipais da Mealhada e Juntas de Freguesia.
Biblioteca Municipal

Pais viram contadores de histórias


Decorreu na Biblioteca Municipal da Mealhada, no passado sábado, dia 8 de Setembro, das 10h às 13h, a “Oficina de Sobrevivência para Pais Contadores de Histórias”, dinamizada por Filipe Lopes - O contador de Histórias. Uma acção promovida pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, que faz parte do Programa de Itinerâncias de Promoção da Leitura, um projecto que consta num conjunto de iniciativas que visam promover o livro e a leitura.
Esta foi uma iniciativa dirigida a pais, professores, educadores de infância e outros mediadores de leitura, que procurou motivar para o acto de contar histórias aos mais pequenos. A oficina teve uma considerável adesão, com os presentes a participarem activamente através da leitura de contos ou da representação de personagens das histórias.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

SOB AMEAÇA DE ARMA

GANG ASSALTOU OURIVESARIA EM ANADIA


Dois homens encapuzados e armados de caçadeiras de canos serrados, assaltaram ao fim da manhã de hoje uma ourivesaria em Anadia.
De acordo com fonte policial, os assaltantes roubaram diversos artigos em ouro, naquele estabelecimento, situado nas Galerias S.Sebastião, onde na altura se encontrava a sua proprietária.
Os indivíduos, que tinham uma viatura à porta, onde se encontravam outros dois sujeitos, puseram-se em fuga, em direcção incerta.
O caso foi entregue à PJ de Aveiro.

Hóquei em Patins


Selecção recebida na Câmara da Mealhada

A Selecção Feminina de Hóquei em Patins foi recebida hoje, pelas 14h30m, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Carlos Cabral, e pelo vereador do Desporto, António Jorge Franco. A equipa sénior de Hóquei em Patins, que mais uma vez escolheu o Luso para a realização dos seus treinos, abandona a Mealhada na próxima sexta-feira rumo a Alcorcon, Espanha, onde participará, de 16 a 22 de Setembro, no Europeu Feminino da modalidade.
“É com muita honra que vos recebemos aqui, primeiro porque são jovens atletas e depois porque representam Portugal. E pelo hóquei, que eu sou um aficionado pelo Hóquei em Patins, já desde miúdo”, começou por dizer o presidente da Câmara acrescentando: “A Mealhada e o Luso estão sempre de braços abertos para vos receber”. Carlos Cabral despediu-se da comitiva desejando que “o estágio no Luso tenha servido para o bom desempenho da Selecção Portuguesa no Europeu”.
“Reconheço que aqui começa a ser a nossa casa. Pela hospitalidade com que somos recebidos, pelo apoio que nos dão, pelo carinho, esta é a nossa casa”, afirmou o secretário-geral da Federação de Patinagem de Portugal, Aníbal Gomes, agradecendo todo o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, em nome da Federação de Patinagem de Portugal e desta Selecção Portuguesa. A ideia foi, depois, reforçada pelo director-técnico Luís Sénica, que agradeceu a “enorme simpatia com a que a Câmara, o concelho e a população têm recebido as Selecções Nacionais” e terminou com um elogio ao Pavilhão Municipal do Luso. “Agradeço ainda as óptimas instalações que temos tido o prazer de usufruir”, sublinhou


Recorde de visitantes na Festa do Leitão



Um número muito próximo das 50 mil pessoas foi à 14ª Festa do Leitão à Bairrada, que terminou no último domingo, em Águeda.

Os números são avançados pela organização (Câmara Municipal e Associação Comercial de Águeda), e representam um recorde de visitantes neste evento, que o ano passado levou a Águeda cerca de 35 mil pessoas.

Além dos 10 restaurantes presentes no evento, que decorreu nas margens do rio, na Praça 1º de Maio, houve ainda a presença da gastronomia tradicional e da doçaria local, aliada a um programa de espectáculos que inclui nomes como Paulo Gonzo, Rui Veloso e Xutos e Pontapés.

O dia que registou o maior número de visitantes ocorreu no sábado, em que mais de 12 mil pessoas terão estado no local.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

OLIVEIRA DO BAIRRO

Adeus SAP



Desde hoje, o Centro de Saúde de Oliveira do Bairro passou a funcionar com um novo horário. De 2ª a 6ª feira, o horário de funcionamento é das 08H00 às 24H00 e aos Sábados, Domingos e feriados das 08H00 às 20H00. Também a partir desta data cessou a actividade o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), ficando assegurado, pelos médicos de serviço no citado horário, o atendimento das situações clínicas agudas do âmbito do ambulatório.
De acordo com a ARS, «os casos urgentes ou emergentes terão resposta adequada no Serviço de Urgência do Hospital Infante D. Pedro, E.P.E., em Aveiro, e no Hospital Distrital de Águeda, ambos com boa acessibilidade pela sua proximidade geográfica, aliada à disponibilidade do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU / 112), bem como dos serviços de transporte de doentes urgentes pelo INEM, Bombeiros e outras entidades competentes».
A alteração do horário de funcionamento do CS de Oliveira do Bairro resulta de uma deliberação do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. e «insere-se no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que preconiza uma maior disponibilidade de consultas em ambiente de Medicina Geral e Familiar, bem como o incremento do apoio domiciliário a utentes em situação de grande dependência».
Avelãs de Caminho (Anadia)

Casa da Cultura na calha


No espaço que anteriormente albergou o posto da GNR de Avelãs de Caminho, vai nascer dentro de poucas semanas a Casa da Cultura local. Uma infra-estrutura que foi alvo de obras de adaptação, avaliadas em 10 mil euros, e que ficará doptada com espaços para internet, biblioteca, salas infantis e também para algumas colectividades.
A Casa da Cultura deverá abrir portas no próximo mês.
Hóquei em Patins

Equipa feminina recebida na autarquia


A Equipa Sénior Feminina de Hóquei em Patins, que se encontra a estagiar no Pavilhão Municipal do Luso até ao próximo dia 14 de Setembro, vai ser recebida amanhã, dia 11 de Setembro, pelas 14h30m, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Oliveira do Bairro

Autarquia recebe professores


A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai receber os professores, do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, numa sessão de boas vindas, na próxima quarta-feira, 12 de Setembro, nos Paços do Concelho, marcada para as 11h00. Trata-se de uma sessão informal de acolhimento aos educadores que durante um ano estarão a exercer e a passar grande parte do seu tempo e actividade em Oliveira do Bairro.
Os professores, que aqui estão pela primeira vez, começam o dia com uma visita de reconhecimento pelo concelho e juntam-se depois aos restantes para a sessão de boas vindas, nos Paços do Concelho, com a distribuição da Agenda do Professor e a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira.

Benfica vence Supertaça de Futsal

O Sport Lisboa e Benfica (SLB) venceu, ontem à tarde, no Pavilhão Municipal da Mealhada, a Supertaça de Futsal 2007, conquistando assim o terceiro troféu nacional da época 2006/7, a juntar ao do Campeonato Nacional de Futsal e da Taça de Portugal. Os encarnados derrotaram o Sporting Clube de Braga (SCB) por 8-3, perante os fortes aplausos de uma plateia com perto de 1500 espectadores.
O Benfica foi mais uma vez feliz no concelho da Mealhada. A equipa encarnada conseguiu, mais uma vez e à semelhança do que sucedeu na Taça de Portugal, derrotar os bracarenses, arrecadando, assim, os três troféus nacionais da época 2006/7. A equipa de Adil Amarante provou, assim, porque é a detentora de todos os títulos nacionais possíveis de uma só época e, sobretudo na segunda parte do jogo, mostrou o que é dar “show de bola”, colocando ao rubro as cerca de 1500 pessoas que se deslocaram ao Pavilhão Municipal da Mealhada para assistirem à Supertaça de Futsal.

domingo, 9 de setembro de 2007


Feira dos Stocks da Mealhada

“Número de participantes superou expectativas”

“O número de participantes superou as expectativas”, disse Carlos Pinheiro, presidente da Associação Comercial e Industrial do Concelho da Mealhada (ACIM), na abertura oficial da Feira de Stocks da Mealhada, não deixando de sublinhar que “gostaria de ver no certame mais comerciantes da cidade da Mealhada”.
A cerimónia de inauguração da Feira de Stocks da Mealhada, na sexta-feira, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, e de Osória Miranda, do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).
O certame – que encerra portas no domingo – teve a participação de 20 comerciantes, tendo a ACIM, segundo Carlos Pinheiro, sido obrigada a recusar “pelo menos mais meia dezena de inscrições”.
“Esta foi a edição de arranque, não sabíamos como iria ser a receptividade, pensamos que iria ser inferior, daí não termos pensado a feira com um número de participações superior”, sublinha o dirigente da ACIM, responsável pela realização do evento, acrescentando que “numa próxima iniciativa poderemos organizar a feira de forma mais alargada e apostar em oferecer outras condições aos participantes”.
“Estamos muito satisfeitos com a forma como decorreu quer a feira do Luso quer agora esta da Mealhada”, frisou Carlos Pinheiro, num balanço inicial do certame.
Na abertura oficial da Feira dos Stocks da Mealhada, o responsável da ACIM fez questão de dirigir uma palavra de agradecimento aos comerciantes e à Câmara Municipal “pelo apoio à iniciativa”, bem como ao IAPMEI.
“É também, com iniciativas como esta que o nosso comércio se vai afirmando. Iniciativas que, em nossa opinião, contribuem para tornar o comércio de proximidade mais atractivo, constituindo também uma oportunidade de escoar produtos, sem que isso represente quaisquer custos para os participantes”, afirma Carlos Pinheiro.
De acordo com o presidente da ACIM, a saída para a crise em que está instalado o comércio dito de proximidade “poderá passar por melhorar as competências dos recursos humanos; gerar atractividade; valorizar os produtos regionais e apostar o associativismo”.
“O atendimento, a excelência dos produtos, espaços comerciais renovados e uma aposta na promoção e no marketing, são alguns dos factores que podem contribuir para dar uma nova vida ao comércio local”, acrescenta Carlos Pinheiro.

Presidente da Câmara foi o primeiro cliente

O presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral, foi o primeiro cliente da Feira dos Stocks da Mealhada. A escolha do edil recaiu num livro sobre a Amnistia Internacional.
Na abertura oficial da feira, Carlos Cabral fez questão de desejar “êxito ao evento”, sublinhando que “o arranque de qualquer iniciativa se faz devagar”. O presidente da Câmara referiu-se ainda à importância da realização da iniciativa e o apoio da Câmara, no âmbito do protocolo assinado entre a autarquia e a associação.

Festival de Samba repetiu sucesso



Decorreu durante a noite de ontem e prolongou-se até às primeiras horas de hoje, mais uma edição do Festival de Samba da Mealhada, organizado pela Associação do Carnaval da Bairrada.

Com a participação da totalidade das escolas de samba da Mealhada e de outras convidadas oriundas de localidades como Figueira da Foz, Sesimbra e Abrigada, o evento voltou a encher o Sambódromo Luís Marques, repetindo o sucesso de anos anteriores, numa demonstração que a Mealhada cotinua a ser a capital do samba em Portugal, apesar das sérias dúvidas que subsistem quanto à realização do carnaval em 2008.

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

TAÇA DE PORTUGAL

PAMPILHOSA JÁ PENSA NA TERCEIRA ELIMINATÓRIA


O FC Pampilhosa ficou isento da segunda elimintária da Taça de Portugal em futebol, cujo sorteio decorreu ontem à tarde na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Enquanto isso, o Anadia recebe o Gândara, enquanto o Oliveira do Bairro desloca-se ao campo do Benfica CB.
O Tocha recebe o Social de Lamas.
Detenção de dois incendiários

A Polícia Judiciária, através da Directoria de Coimbra, identificou e deteve dois homens, pela presumível prática de oito crimes de incêndio florestal, ocorridos durante o passado mês de Agosto.
Um dos detidos, de 25 anos de idade, servente de pedreiro, é o presumível autor de três crimes de incêndio que deflagraram na zona de Cantanhede.
O outro, trabalhador rural de 31 anos de idade, será responsável pela prática de cinco crimes de incêndio ateados na zona de Tondela.
Presentes a primeiro interrogatório judicial, ambos ficaram sujeitos à medida de coacção de obrigação de permanência na habitação.